ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

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Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde

Trabalhos acadêmicos: Definições Trabalhos acadêmicos: Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ABNT NBR14724:2005)

Definições Projeto Descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. Pesquisa Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que serão propostos. Projeto de pesquisa É a descrição da estrutura da pesquisa. Apresenta todos os componentes de uma pesquisa comum, exceto as seções de resultados e conclusões.

Trabalho de conclusão de curso-TCC Definições Trabalho de conclusão de curso-TCC Exposição exaustiva de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente. Pode ser defendida em público ou não, sob a coordenação de um orientador, para obtenção do título de graduação ou especialista. Dissertação Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de único tema e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.

Definições Tese Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.

Processamento e análise dos dados. Interpretação resultados realiza a pesquisa Observação formula a (RevB) pergunta: Elabora o projeto divulgação resultados sem divulgação dos resultados, sua pesquisa não servirá a seu fim

Trabalho de Conclusão de Curso Elaborar projeto Apresentar à coordenação do curso 10/08 CEP UFPI pendências/recomendações Execução do projeto Elaboração de relatório Apresentação final- 22 e 23/02/2008 Apresentação em formato artigo científico

Como elaborar o projeto de pesquisa: elementos básicos- ABNT-NBR 15287:2005 1. Elementos pré-textuais: obrigatório e opcionais ⊗. 1.1 Capa (NBR14724/2002) ⊗; 1.2 Folha de rosto (NBR 14724/2002); 1.3 Sumário (NBR 6027/2003)

Capa: proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS E GESTÃO ESTRATÉGICAS EM SAÚDE MARIZE MELO DOS SANTOS ANEMIA NUTRICIONAL FERROPRIVA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO TERESINA 2007

Folha de rosto: folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. MARIZE MELO DOS SANTOS ANEMIA NUTRICIONAL FERROPRIVA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO TERESINA 2007 Projeto de pesquisa apresentado ao CEPPGES como requisito parcial para obtenção do título de Especialista. Orientador:

Sumário Forma de apresentação: Exposição numerada das principais divisões, seções e partes do trabalho, feita na mesma ordem em que aparecem no texto, com indicação de paginação. Forma de apresentação: A palavra sumário é centralizada na folha e apresentada com os mesmos recursos tipográficos utilizados para as seções primárias (fonte, destaque, caixa alta e outros); Os indicativos das seções primárias e de suas subdivisões, bem como títulos, devem aparecer no sumário da mesma forma que aparecem no texto, com os mesmos recurso tipográficos.

SUMÁRIO 1INTRODUÇÃO......................................................05 1.1 Delimitação do tema.. .....................................06 1.2 Justificativa do tema.........................................07 1.3 Formulação do problema..................................09 1.4 Objetivos ........................................................10 1.5 geral........................................................... ....10 1.6 específicos.......................................................10 1.7 Revisão da literatura.........................................11 2 METODOLOGIA....................................................14 2.1 Desenho do estudo..........................................14 2.2 Sujeitos e casuística.........................................15 2.3 Procedimentos.................................................16 2.4 Considerações éticas........................................17 2.5 cronograma.....................................................18 2.6 orçamento.......................................................19 REFERÊNCIAS..........................................................20 APÊNDICE A- QUESTIONÁRIO..................................22 ANEXO A- ..............................................................23

2. Elementos textuais 2.1 INTRODUÇÃO. 2.1.1 Delimitação do tema 2.1.2 Formulação do problema/hipótese 2.1.3 Justificativa do tema 2.1.4 Objetivos 2.1.4.1 geral 2.1.4.2 específicos 2.1.5 Revisão da literatura

Justificativa Qual a pergunta que você está fazendo, e por que vale a pena fazê-la? ? ?

Objetivos Geral: é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade/pesquisa; Específicos: devem indicar claramente a intenção do pesquisador e não podem dar margem a muitas interpretações;

Objetivos: utilização dos verbos Compreender; Desenvolver; Aperfeiçoar; Conhecer; Analisar; conduzir Identificar; Diferenciar; Comparar; Verificar Enumerar; contrastar Verbos mais abrangentes Verbos menos abrangentes

Revisão da literatura Citações: ABNT NBR 10520:2002. Informações retiradas de outras fontes para fundamentar, esclarecer e/ou sustentar a idéia do autor do trabalho em pauta. Regras gerais Citação de citação: direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. expressão “Apud” (evitar);

citações 2. diretas: é a transcrição literal de um texto ou parte dele, que conserva a grafia, a pontuação, o uso de maiúscula e o idioma original. 2.1 curtas (até três linhas): transcrita entre aspas no mesmo parágrafo do texto onde será inserida, com a mesma formatação.

Exemplo O princípio da precaução informa que, “com o fim de proteger o ambiente, os estados devem aplicar amplamente o critério de precaução conforme as suas capacidades” (BRASIL, 2001, p. 80).

Citação direta 2.2 longa (mais de três linhas): transcrita em parágrafo separado, em fonte arial 10, espaço simples, recuo alinhado na margem do parágrafo (1,25), justificado. Ex.: A pesquisa experimental constitui (GIL, 2002, p.49): “...o mais valioso procedimento disponível aos cientistas para testar hipóteses que estabelecem relações de causa e efeito entre variáveis. Em virtude de suas possibilidades de controle, os experimentos oferecem garantia muito maior do que qualquer outro delineamento de que a variável independente causa efeitos na variável dependente”.

OU... Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente (BRASIL, 2001, p.57)

3. Indireta Redação de um texto com base em idéias de outro(s) autor(es). Pode aparecer: Paráfrase- expressão da idéia, com as palavras do autor do trabalho; Condensação;

Paráfrase Vasconcelos (2001) resgata a historicidade de constituição da educação popular e saúde no Brasil a partir da participação de profissionais de saúde em experiências de educação popular de bases freirianas nos anos 1970, inaugurando uma ruptura com as práticas de educação e saúde. Pedrosa, JI dos S. Promoção da saúde e educação em saúde, p. 84. In:Castro, A.SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo:Hucitec: Opas, 2006

Condensação A construção compartilhada do conhecimento foi definida por Carvalho et al. (2001, p. 101) como uma metodologia desenvolvida na área de educação em saúde que considera a experiência e a conquista, pelos indivíduos e grupos populares, de maior poder e intervenção nas relações sociais que influenciam a qualidade de suas vidas. Pedrosa, JI dos S. Promoção da saúde e educação em saúde, p. 90. In:Castro, A.SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo:Hucitec: Opas, 2006

Sistema de chamada: deve ser igual para todo o trabalho Autor-data: (SANTOS, 2003) ou Santos (2003); Numérico: numeração única e consecutiva, em algarismo arábico (referências no final). Até três autores: Santos e Diniz (2007). Santos; Diniz e Nogueira (2007) ou (SANTOS; DINIZ; NOGUEIRA, 2007); Mais de três autores: Santos et al. (2007) ou (SANTOS et al., 2007); (SANTOS; DINIZ; NOGUEIRA, 2003, 2005, 2007);

2. Elementos textuais 2.2Metodologia 2.2.1 desenho do estudo/tipo de estudo 2.2.2 sujeitos e casuística quem são; quantos são; como serão selecionados; critérios de inclusão e de exclusão.

2. Elementos textuais 2.2.3 procedimentos/métodos coleta de dados/instrumentos; Processamento, análise e interpretação dos dados

2. Elementos textuais 2.2.4 Considerações éticas Termo de consentimento livre e esclarecido; Desconfortos e riscos; Benefícios esperados; Possibilidade de desistência sem penalidades; Garantia de sigilo e privacidade dos dados;

2.Elementos textuais: 2.5 cronograma (...) atividades julho meses/ agosto 2007 setembro outubro novembro Elaboração do projeto Levantamento bibliográfico EncaminhamentoCEP Pré-teste instrumentos Coleta de dados

2. Elementos textuais 2.6 Orçamento: Listar Pessoal; Material; Equipamentos Obs.: Indicar a fonte de financiamento.

3. Elementos pós-textuais Referências (obrigatório) ABNT NBR6023:2002; Apêndices; Anexos; Glossário; Indice

Referências ∗ / Bibliografia IMPORTANTE ∗ Não liste se não citar. se citar, não esqueça de listar.

Opcionais Anexos São documentos elaborados por terceiros. Ex.: mapas, leis, gráficos, formulários, etc. Apêndices São materiais elaborados pelo autor(s) do projeto. Ex.: questionário, termo de consentimento livre e esclarecido, etc.

Linguagem utilizada Impessoal; Objetividade. Formação Margens: S-3cm; I-2cm; E-3cm; D-2cm Papel: A4 Fonte: arial Tamanho: 12 (texto normal) e 10 (citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas); Espaço: 1,5 (exc. Citações longas, notas de rodapé referências e legendas- simples)

Paginação Elementos pré-textuais: a partir da folha de rosto – contadas, mas o número não aparece; Elementos textuais: 1Introdução; deve aparecer no canto superior direto da folha; Elementos pós-textuais: segue normal, inclusive apêndices e anexos.

Algumas dicas: Lembrar de fazer..... siga uma ordem lógica tente ser claro, conciso e completo cite apenas referências relevantes e necessárias confira a digitação

Lembrar de não fazer... uso de gíria sentenças ou parágrafos muito longos nunca apresente parte de livros ou idéias da literatura como suas - é plágio, um crime intelectual

leia alguns relatórios Algumas dicas : escreva não deixe para a última hora leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!