ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

Indústria - II Prof.: Nobre.
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Novos Países Industrializados
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Industrialização.
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CANADÁ.
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Região Sudeste Profª Milena Monteiro.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
Prof. Jeferson C. de Souza
A Circulação da Mercadoria
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
A indústria e a transformação da natureza
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
9 – Os complexos agroindustriais
Richard Alonso nº16 Ulisses Gayão Nº20
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
A inserção do Brasil no mundo
AGRICULTURA E PECUÁRIA
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O processo de Industrialização do Brasil
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Geografia Econômica III
Produção Econômica da América Latina – parte II
América Central.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
INDÚSTRIA NO BRASIL.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Cultura Cafeeira e economia brasileira
sub – regiões nordestinas
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Geografia Rede SESI de Educação.
A indústria Brasileira
Industrialização Brasileira
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA Gabriel nº03 Henrique nº06

INTRODUÇÃO A indústria surgiu na Inglaterra, na metade do séc XVIII. E, ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito Atualmente, os países mais desenvolvidos estão transferindo suas fábricas para os países menos desenvolvidos. POR QUE ?

Motivos : Isenção ou redução de impostos Acesso a matérias primas Disponibilidade de fontes de energia Mão de obra barata e abundante

Mas por que a África tem dificuldades para se industrializar ? A Indústria na África PIB da África : 26% é indústria Produção Industrial Mundial : 1% é da África Mas por que a África tem dificuldades para se industrializar ?

Dificuldades para a industrialização A matéria-prima e minerais que eles tinham foram destinadas ao mercado externo em estado bruto. Não houve incentivo e investimentos dos colonizadores Dependência econômica em relação a metrópole Escassez de capital ($)

Carência de mão de obra qualificada Infraestrutura urbana deficiente Pequeno mercado consumidor Carência de energia Guerras civis

Características da Indústria Africana Está relaciona, principalmente, aos produtos agrícolas como : Soja fábricas de óleo vegetal Cana-de-açúcar Usinas de açúcar Café torrefadoras de café Algodão fábricas de tecidos

Por que a África do Sul foi favorecida? País que mais se destaca : África do Sul , com destaque para o setor siderúrgico, metalúrgico, têxtil e automobilístico. Por que a África do Sul foi favorecida?

Subsolo rico em recursos minerais Existência de uma elite branca que, mesmo após a independência, continuou no poder e manteve o contato com a Inglaterra. Esse fator favoreceu a entrada de capitais($) de empresas estrangeiras. Investimentos na infraestrutura e nas industrias de base.

Industrias e a presença do capital ($) estrangeiro As empresas de médio porte, que não encontram oportunidades na Europa,na América do Norte e no Japão, acreditam que a África é um mercado promissor e estão investindo no continente

Golfo da Guiné É uma região rica em petróleo e passou a atrair empresas do setor petrolífero como: Royal Dutch Shell (britânica), Total (francesa), Exxon e Chevron (EUA). A competição pelo petróleo africano passou a incluir empresas de países emergentes como o Brasil, Índia e China.

CURIOSIDADES Empresas brasileiras têm investido mais de US$ 15 bi na África

Indústria e transformações do espaço geográfico Para o funcionamento das fábricas, é necessário infraestrutura, como o fornecimento de água, energia e telefonia, coleta de esgoto e sistema de transporte (estradas, portos, etc...)

A infraestrutura, muitas vezes, é implantada pelas próprias indústrias, atraída por incentivos fiscais (redução ou isenção de impostos) Construtora brasileira Odebrecht, que possuí fábricas na Angola

As fábricas contratam mão de obra local, gerando renda As fábricas contratam mão de obra local, gerando renda. Esse fator movimenta o setor de serviços e comércio, ampliando o número de empregos, recolhimento de impostos e, consequentemente, um número maior de obras sociais, como construção de escolas, hospitais e saneamento básico

Ultimamente, a geração de poluentes e resíduos sólidos tem prejudicado a natureza. Os governos locais precisam estar atentos para evitar a degradação ambiental.

Gabriel Nº03 Henrique Nº06 8ºD Profº Wilson Cap 7 Parte 3 FIM