O processo de desregulamentação do Mercado Brasileiro de GLP Apresentado por: Luis Antonio Malheiros Meloni Ultragaz/Brasilgás, Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo 19 de março de 2009.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Aquisição do Banco FIAT S.A. 05 de Dezembro de 2002.
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
1 Banco do Brasil 2004 Relações com Investidores BANCO DO BRASIL Divulgação do Resultado 2004 Teleconferência com Analistas.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Universalização dos Serviços de Energia Elétrica 30 de março de 2004 Brasília-DF Senado Federal – Audiência Pública Comissão dos Serviços de Infra-estrutura.
A crise no setor agrícola Principais razões
Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados 03 de dezembro de 2008.
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
ABERTURA DO MERCADO DE GLP Levy & Salomão Advogados
Seminário disponibilidade e Alternativas de Gás Natural
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 21/03/2011.
_________________________
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Distribuidoras Associadas
Petrobras Distribuidora no Setor de GLP
Seminário pirataria no mercado de GLP
Área de Operações Indiretas
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Riscos e Oportunidades no Mercado de Gás
Programa Nacional de Requalificação
Evolução do Cadastramento dos PRGLP
Sergio Bandeira de Mello
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
RESULTADOS DO 1T06.
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
Terminologia de Capital de Giro.
A Construção de um País Desenvolvido e Sem Miséria Senador Wellington Dias (PT/PI)
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Aula 10 e 11.
proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Administração Contemporânea
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
ECONOMIA NACIONAL.
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
FOREVER LIVING PRODUCTS DO BRASIL
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
Análise geral do Crédito no Brasil e o papel renovado da Acrefi Adalberto Savioli Estratégias para um País em Expansão.
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
O CONSTRANGIMENTO ENERGÉTICO SOBRE A ECONOMIA PORTUGUESA.Clemente Pedro Nunes: - Administrador da CUF -Professor Catedrático Convidado do IST.
O Mercado Brasileiro de GLP Código de Auto-Regulamentação
GLP representa 4% das fontes primárias de energia. OUTROS RENOVÁVEIS 3 % Energia Primária BIOMASSA 30 % PETRÓLEO 42 % HIDRÁULICA 14 % GLP representa.
Aumentando a Eficiência do Uso Final de Energia no Brasil:
Ecostrat - all rights reserved – 2010 O Processo de Liberalização de Preços de GLP no Brasil José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 09 de abril.
Vitor Mallmann Presidente. Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007 Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007.
Comentários ao artigo “A Regulação do Setor de GLP no Brasil” de José Tavares de Araújo Jr. Armando Castelar Pinheiro IPEA - UFRJ Brasília, 3 de agosto.
Mercado de Preços Livres, Sistema de Monitoramento de Preços Utilizado
Abril de 2004 Seminário Alide Rio de Janeiro Os Bancos de Desenvolvimento Necessitam de Tratamento Especial ou de Regulação Prudencial mais Flexível ?
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
XVII Congresso AIGLP.
Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011.
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
SIMP AUDIÊNCIA PÚBLICA. Para que o sistema atinja à seus objetivos, é indispensável que as seguintes condições básicas sejam atendidas 1. Implantação.
Seminário pirataria no mercado de GLP
UG COMÉRCIO DE GÁS E INSTALAÇÕES LTDA.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
Participações Governamentais e de Terceiros na Lei do Petróleo Superintendência de Controle das Participações Governamentais - SPG.
Transcrição da apresentação:

O processo de desregulamentação do Mercado Brasileiro de GLP Apresentado por: Luis Antonio Malheiros Meloni Ultragaz/Brasilgás, Brasil

Nossa apresentação irá abordar.... -Desenvolvimento Histórico ( até 1995) -Legislação e Estrutura Atual ( 1995 – 2001) -Expectativas Futuras

Desenvolvimento Histórico

Principais Milestones : Ultragaz primeira Distribuidora 1950 : CNP inclui o GLP na relação de produtos Controlados 1953 : Criação da Petrobras 1976 : Fim do Vinculo entre Distribuidoras e Consumidor. CNP assume o controle total : preços, quotas, características técnicas, etc 1990 : Inicio do Processo de Desregulamentação, com liberação parcial de preços ao consumidor. Até 1990 Mercado esteve sobre forte controle governamental...

Conseqüências.... -Intensificação do enchimento de OM, pouca destroca. -Não havia Requalificação de Vasilhames. -Preços Tabelados de Compra e Venda de GLP. -GLP visto como combustível doméstico. -Desestimulo a novos investimentos.... Limitando a melhoria da qualidade/segurança da operação e a rentabilidade do setor

Legislação e Estrutura Atual

Marcos da Nova Legislação / Nova Era : Intensificação da Distribuição a Granel no Brasil : Os Distribuidores de GLP, em conjunto com o governo, acordam um código de auto – regulamentação : Ocorre a publicação da Lei do Petróleo e é criada a ANP : Inicio da Liberação dos preços para o consumidor nas regiões Sul e Sudeste do Brasil : Governo se prepara para desregulamentação total, mas processo para. A partir de 1995 inicia-se a desregulamentação do setor, ainda incompleta

Marcos da Nova Legislação : ANP divulga Portarias para implementar Livre Acesso a Infra-estrutura existente e define novas exigências para as empresas de GLP 2001 : Aplicação de nova forma de correção trimestral dos preços do GLP e outros derivados na refinaria Evolução dos Preços nos últimos anos Nova sistemática É esperada a desregulamentação total até o fim de 2001

Conseqüências... -Enchimento de OM reduziu-se drasticamente -Qualidade dos vasilhames melhorou muito -Expansão do segmento Granel e de Plantas de enchimento -Melhoria da Lucratividade das Distribuidoras O processo de desregulamentação dos últimos anos possibilitou melhoria na qualidade da operação e consequente aumento de rentabilidade do setor

Crescimento de 15% Evolução da Destroca Milhões de Botijões P13 Destrocados por Ano

Evolução das Compras e Universo do P13 Milhões de P13 Disponíveis no Mercado Milhões de P13 Comprados por Ano

Nova Sistemática de Preços para Derivados de Petróleo Revisão Trimestral dos Preços Preço de referência é o barril de petróleo Brent Média trimestral do Brent para análise é de R$ 55.00/Barril Valor superior = aumento Valor inferior = decréscimo (para produtos com PPE positiva). Os produtos com PPE negativa serão analisados separadamente.

Expectativas Futuras

O que podemos prever.... -Liberação dos preços em todo o Brasil. -Nova legislação “total” para o GLP. -Enquadramento de todas as Distribuidoras a nova legislação. - GLP a preços internacionais na compra e na venda - Custos Logístico mais reais, com diferenciação por refinaria. -Melhoria contínua nos produtos e serviços.

A ANP divulgou uma perspectiva de desregulamentação de mercado sugerida por uma consultoria porém, o processo não evoluiu conforme programado. Os principais pontos eram: Agência e governo mudam profundamente seu papel no mercado de derivados de petróleo. Preços de venda e infra-estrutura existente seriam totalmente desregulamentados. Agência fiscalizaria somente a qualidade e o abuso nos preços de venda ao consumidor. Agência arbitraria desavenças entre empresas. Em

Atualmente... Existem 16 distribuidoras de GLP no Brasil, com o seguinte Market Share: 1- Agip do Brasil S/A ,30% 2 - Nacional Gás ,40% 3 - Grupo Ultra ,40% 4 - Supergasbrás ,50% 5 - Minasgás ,90% Outras ,50% Referência: Vendas 2000

Evolução do Mercado Não Residencial Milhares de toneladas Vendidas

Em Os distribuidores acordam um código de auto- regulamentação do setor com os seguinte pontos: As distribuidoras de GLP têm que possuir botijões devidamente identificados com suas marcas comerciais para atendimento do seu volume de vendas de GLP programado. É proibida a utilização de botijões que não possuam marca própria. É acordado o Programa de Requalificação de Botijões de todos os cilindros em um prazo de 10 anos. Os revendedores só poderão efetuar vendas da marca que representarem.

Portarias para Regulamentação da Atividade de Distribuição de GLP. ANP divulga as Portaria para que as empresas distribuidoras de GLP sigam condições mínimas de segurança para a sociedade, enfatizando os seguintes pontos: Comprovação de Capital social mínimo de: å R$ ,00 para distribuir GLP envasado e granel å R$ ,00 para distribuir GLP granel. Comprovação de regularidade junto ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores para todas as bases (primárias, secundárias e satélites). Comprovação de Tancagem.

A diferença do preço de Venda da Petrobras e o Mercado Internacional, atualmente, é a seguinte: US$ / ton

Lucro Operacional Médio do Setor 15,5 18,2 20,6 41,3 80, R$/Ton (estimado)

Preço Liberado Preço Controlado Brasil – Regulamentação de Preços

Vendas por Segmento - Brasil 84% 16% 72% 28% Domiciliar Empresarial Ton6.936 Ton

Evolução Nº de Bases de Enchimento N° Bases  12 Bases a mais 10% de Crescimento

FIM