A tecnologia em grande destaque. O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Dois modos de ler a Bíblia.
Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional
Bíblia e (é!) comunicação
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Tecnologia da Informação e a Sociedade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Pensando sério em pesquisa
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O LÁPIS
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
SÓCRATES E PLATÃO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Semiótica e Cultura.
CONVICÇÕES E INCOERÊNCIAS SIMPOSIO– 22/06/2010. POR QUE PENSAMOS NESTE TEMA? Questões práticas do dia-a-dia; Prazer de pensar; Porque não temos algumas.
Tudo aquilo que o nosso cérebro é capaz…
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
A História do Lápis O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Estrutura e funcionamento de um computador
Criatividade e anúncio em tempos de rede
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Existe erro na Bíblia ?.
O Estado Qual é a sua função.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Os conceitos de alfabetização
Dicas para Apresentações
Interpretando as Escrituras Sagradas
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01.
LER, ESCREVER, EDITAR, COMENTAR, VOTAR... OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA WEB 2.0 Carlos Frederico B. d'Andréa Resumo preparado por Bruno Diego e.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
INFORMÁTICA.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Carlise Inês Kronbauer
A qualidade de um Lápis.
Ponto de partida Capítulo 3
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Você e o Lápis Aut. Com Som.
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O Teclado É um dispositivo de input absolutamente indispensável num computador, pois é principalmente através dele que os utilizadores podem introduzir.
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
A Linguagem E seus termos.
Utilização Eficaz do PowerPoint
EA869 Modos de Endereçamento Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof. Levy Boccato 1.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
ALFABETIZAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A tecnologia em grande destaque

O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende a ameaçar de destruição e desuso competências adquiridas, descobertas anteriores ou objetos existentes a que são atribuídos valores sagrados e insubstituíveis e, sob tal prisma, a preocupação do faraó em relação à escrita, conforme o ensinamento de Sócrates a seu discípulo, parece compreensível.

Para Thamus a escrita se apresentava como perigosa, pois poderia diminuir os poderes da mente, patrocinando aos homens um arremedo de memória, uma memória cristalizada. Como se, pensando na mente em exercício e olhando para uma superfície escrita o faraó dissesse: "isto vai matar aquilo". Para Thamus a escrita se apresentava como perigosa, pois poderia diminuir os poderes da mente, patrocinando aos homens um arremedo de memória, uma memória cristalizada. Como se, pensando na mente em exercício e olhando para uma superfície escrita o faraó dissesse: "isto vai matar aquilo".

Certamente o computador é um instrumento através do qual podemos editar imagens e, na maioria das vezes, suas instruções são fornecidas por ícones, mas é também certo que o computador se constitui, antes de tudo, num meio alfabético - na sua tela aparecem linhas com palavras e para usá-lo você deve ser capaz de escrever e ler.

O termo de aprendizagem

A escrita patrocinada pelo computador, através dos processadores de texto e editores de hipertexto, altera de maneira profunda a noção de autoridade, como a própria expressão define: a ação do leitor ou de vários leitores torna-se não só possível, mas inerente à própria experiência hipertextual - o leitor ao ler traça o seu caminho, ele mesmo um texto sobre o texto. A escrita patrocinada pelo computador, através dos processadores de texto e editores de hipertexto, altera de maneira profunda a noção de autoridade, como a própria expressão define: a ação do leitor ou de vários leitores torna-se não só possível, mas inerente à própria experiência hipertextual - o leitor ao ler traça o seu caminho, ele mesmo um texto sobre o texto.