São Mateus – Ano litúrgico A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
EPÍSTOLA DE TIAGO Pr Luciano R. Peterlevitz – EBD da Missão Batista Vida Nova, 05/09/2010.
I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Conscientização Vocacional
ROMANOS.
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)
Jogo das PERGUNTAS.
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
Que é discipulado cristão
Novo Testamento.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
A Revelação e sua transmisão
Igreja e primeiros cristãos
As parábolas de Jesus.
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
ATOS DOS APÓSTOLOS.
São Judas Tadeu.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
O Tabor.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
A parábola das Bodas 22 O sermão profético: a destruição do Templo 24
Toda Igreja unida celebra
1.
SEGUINDO JESUS ATÉ O CALVÁRIO...
Evangelho segundo João
DidaquêKerígmaDiaconiaMartiria MateusLucasJoãoMarcos EnsinoProclamaçãoTestemunhoEncarnação Evangelho Integral 4 Grandes Comissões.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
Introdução ao Novo Testamento.
Introdução ao Novo Testamento
As indiscutíveis marcas dos cristãos
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
Série: Atos dos apóstolos Atos
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Catequese 2.
32º DOMINGO DO TEMPO COMUM
JOÃO é seu nome.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
Testemunhas.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização interna da Bíblia
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Lucas Subsídio para a 1ª Lição.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

São Mateus – Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus – Ano litúrgico A

Elementos Históricos O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a língua falada por Jesus. O texto actual reflecte tradições hebraicas, mas ao mesmo tempo testemunha uma redacção grega. O vocabulário e as tradições fazem pensar em crentes ligados ao ambiente judaico; apesar disso, não se pode afirmar, sem mais, a sua origem palestinense. Geralmente pensa-se que foi escrito na Síria, talvez em Antioquia ou na Fenícia, onde viviam muitos judeus, por deixar entrever uma polémica declarada contra o judaísmo farisaico. Atendendo a elementos internos e externos ao livro, o actual texto pode datar-se dos anos 80-90, ou seja, algum tempo após a destruição de Jerusalém.

Elementos Históricos O Autor; Quem foi ? Do seu autor, este livro nada diz; mas a mais antiga tradição eclesiástica atribui-o ao apóstolo Mateus, um dos Doze, identificado com Levi, cobrador de impostos (9,9-13;10,3). Pelo conhecimento que mostra das Escrituras e das tradições judaicas, pela força interpelativa da mensagem sobre os chefes religiosos do seu povo, pelo perfil de Jesus apresentado como Mestre, o autor deste Evangelho era, com certeza, um letrado judeu tornado cristão, um mestre na arte de ensinar e de fazer compreender o mistério do Reino do Céu, o tesouro da Boa-Nova anunciada por Jesus, o Messias, Filho de Deus. .

Elementos Históricos Composição e Data: 1. Na composição do seu Evangelho, MATEUS utilizou grande parte de materiais comuns de Marcos, além dos que lhe são próprios, com a ajuda de Pedro, em Roma, numa data que poderia ser estimada entre os anos 67 a 70 d.C. A maioria dos estudiosos contemporâneos concorda que este evangelho foi escrito em Antioquia da Síria. A preferência de Inácio, bispo Antioquia, por este evangelho, é uma das evidências para se crer que ele teria sido escrito nesta cidade.

Elementos Históricos Composição e Data: 2. Os discursos no Monte das Oliveiras (24 e 25) e o tom judeu deste evangelho são algumas evidências para uma data anterior ao ano 70 d.C. Uma data mais provável para este livro é entre 58-68 d.C. 3. A maioria dos estudiosos contemporâneos concorda que este evangelho foi escrito em Antioquia da Síria, embora esta não seja o pensamento único a respeito da proveniência deste evangelho.

Elementos Históricos O r i g e n s Tradições orais dispersas em aramaico e grego | ano 30-50 Primeiros escritos - colecções 50-60 Fontes Próprias Fontes Comuns Q Mc 60-64 L 70 Lc Mt 80

Elementos Históricos Dedicatória do Autor: 1.Mateus escreveu seu evangelho primariamente para judeus. O seu propósito é afirmar e defender, perante os judeus recém convertidos, que Jesus é o Messias prometido do Antigo Testamento: “para se cumprir o que fora dito pelo profeta...” (Mateus 1:22 ... 27:9).

Elementos Históricos Dedicatória do Autor: 2. Neste trabalho de defesa, Mateus estabelece uma série de relações entre Jesus e o Antigo Testamento, principalmente ao apresentar Jesus como messias. Também é certo afirmar que Jesus não introduziu nova lei, pois ele veio cumprí-las e não revogá-las. (Mt. 5 a 7).

Plano do Evangelho de Sº Mateus Teologia Plano do Evangelho de Sº Mateus São Mateus apresenta-nos a pessoa de Jesus como: Na pessoa e na obra de Jesus se cumpriram as Escrituras, que falavam profeticamente da vinda do Messias. A partir do exemplo do Senhor, reflecte a praxe eclesial de explicar o mistério messiânico mediante o recurso aos textos da Escritura e de interpretar a Escritura à luz de Cristo.

Plano do Evangelho de Sº Mateus Teologia Plano do Evangelho de Sº Mateus I - Prólogo: narrativa da infância - Cap1-2 II- O Reino aparece A manifestação preliminar Cap 3-4 O sermão da montanha Cap 5-7 II- Missão salvadora de Jesus Dez milagres Cap 8-9 Discursos missionários Cap 10

Plano do Evangelho de Sº Mateus Teologia Plano do Evangelho de Sº Mateus IV- O Reino escondido Oposição e divisão Cap 11-12 Parábolas do Reino Cap 13 V- O Reino se desenvolve Formação dos discípulos Cap14-17 Discurso comunitário Cap 18 VI - A caminho da paixão Oposição crescente do judaísmo Cap19-22 Julgamento pronunciado Cap 23-25 VII- Morte e Ressurreição Cap 26-28

Plano do Evangelho de Sº Mateus Teologia Plano do Evangelho de Sº Mateus O meio ambiente de Mateus Mateus se interessa especialmente pelo papel e destino de Israel na história. Mas sente também que só há um único povo de Deus em ambos os testamentos, que vem a ser o verdadeiro Israel. A comunidade em Mateus. Neste evangelho se fundem a comunidade e o grupo dos discípulos, Mateus não faz distinção, porque para ele a Igreja é uma realidade sociológica centralizada em Deus, com Jesus como modelo. É uma família de filhos do Pai. Jesus está presente no meio de sua Igreja.