PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.

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Transcrição da apresentação:

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Objetivos desta aula: Identificar as contribuições de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei para o desenvolvimento da Ciência Moderna; Diferenciar o racionalismo cartesiano do empirismo inglês; Entender o movimento do iluminismo e a contribuição de Imannuel Kant no século XVIII; Compreender a contribuição de Karl Popper para a Filosofia da Ciência no século XX.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Nicolau Copérnico – Desenvolveu a teoria “heliocêntrica” do sistema solar. Tal teoria se opunha à teoria “geocêntrica”, defendida pela Igreja. Sua teoria estava baseada em observações a olho nu e não possuía nenhuma prova observacional, mas que a Terra seria um sistema completo. Tal modelo influenciou Galileu e Kepler.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Galileu Galilei. Movimento uniformemente acelerado; Movimento de pêndulo; Lei dos corpos; Princípio da Inércia; Método Científico. Defendia a Matemática como a linguagem que nos permite conhecer o Universo. O Método Científico deve se basear na: Observação; Experimentação.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II  Racionalismo - Descartes Tudo que existe possui uma causa. Utilizam a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade.  Empirismo - Bacon Toda evidência deve ser empírica dependendo da comprovação feita pelos sentidos.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Abrindo o baú: de Olho na Imagem. 6:01’

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Abrindo o baú: de Olho na Imagem. 6,58’

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Objetivos: Entender o movimento do iluminismo e a contribuição de Imannuel Kant no século XVIII; Compreender a contribuição de Karl Popper para a Filosofia da Ciência no século XX.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Iluminismo  Os pensadores iluministas tinham como ideal o desenvolvimento do conhecimento crítico em todas as áreas do saber humano. Principais representantes: Spinoza; John Locke; Montesquieu; Voltaire; Jean-Jacques Rousseau; Adam Smith.

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Abrindo o baú: de Olho na Imagem. 6:20’

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Karl Popper É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência. Foi também um filósofo social e político de estatura considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo. Popper cunhou o termo “racionalismo crítico" para descrever a sua filosofia. Para Popper a verdade é inalcançável, todavia devemos nos aproximar dela por tentativas. O estado atual da ciência é sempre provisório. Ao encontrarmos uma teoria ainda não refutada pelos fatos e pelas observações, devemos nos perguntar, será que é mesmo assim ? Ou será que posso demonstrar que ela é falsa ?

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Frases: “NÃO É POSSÍVEL DISCUTIR RACIONALMENTE COM ALGUÉM QUE PREFERE MATAR-NOS A SER CONVENCIDO PELOS NOSSOS ARGUMENTOS.” “NÃO SABEMOS. SÓ PODEMOS CONJETURAR.”

Aula 6- A ciência na modernidade e na contemporaneidade. PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Nesta aula, você: Identificou as contribuições de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei para o desenvolvimento da Ciência Moderna; Diferenciou o racionalismo cartesiano do empirismo inglês; Entendeu o movimento do iluminismo e a contribuição de Imannuel Kant no século XVIII; Compreendeu a contribuição de Karl Popper para a Filosofia da Ciência no século XX.