Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Construa painéis digitais avançados em minutos!
Advertisements

Sistemas Operacionais
Acessibilidade em aplicações flash
Apresentando.
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Ferramentas de Auditoria
Scheila,Marilse e Eliana.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
TABWIN / TABNET DEFINIÇÃO
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Matraca – Software para Auxílio de Invisuais no Uso do Computador
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
Foto: Profª. Bia Mazzillo
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Educacional Especializado Deficiência Visual
Software Livre Conceito:
AVALIANDO SOFTWARES JANINE D. FERRARI JOANITA ARTIGAS.
Avaliação de Acessibilidade da Rede Social Acesse
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Para pessoas com visão limitada!
Deficiente Motor para deficientes motores existe uma cadeira de rodas equipada com um computador, que permite comandar várias funcionalidades da casa,
O Portal do Estudante de Computação
Aula 6 – Sistema Operacional
A grande rede mundial de computadores
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
IHC Interação Humano-Computador
Nosso Negócio Comercialização de utilitários de uso geral e desenvolvimento de software sob medida.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Introdução ao Desenvolvimento Web
Sistema Livre e Sistema Comercial
INTRODUÇÃO A empresa GEOService tem o seu core business em sistemas de localização geográfica. GeoMED é o primeiro produto da empresa com foco no seguimento.
Equipe: Italo Boss Breno Ribeiro José Maria Gabriel Pinheiro.
Soluções de automação eficientes.
Sistemas Operacionais
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Curso de Editoração Eletrônica por meio de Seminários São José dos Campos – 28 de junho de 2007.
DEBIAN.
Professor: Márcio Amador
Primeiro Técnico Navegadores.
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Laboratório de Programação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
INTERNET BÁSICA.
Trabalho de Seminários em Informática
O que são, quais existem e suas características.
Síntese de voz Para Avatares GPVoz Gabriel Azuirson Styve Stallone.
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Prof. Msc André Luiz Andrade Rezende
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Ciência da Computação I
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Equipe: Kéren Glaucya Marco Aurélio. INTRODUÇÃO  JCreator é um IDE, ou seja, é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, criado pela empresa Xinox Software.
Tarefa 2: Tecnologias Assistivas Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
Fábio Ivasse, Paulo Gurgel, Samer Eberlin Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP Agosto de 2007 Disciplina: Fatores Humanos.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
Transcrição da apresentação:

Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech

O leitor de tela... ... é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário.   As pessoas com deficiência visual podem navegar pela Internet , utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela.

PRINCIPAIS LEITORES... Entre os programas disponíveis para deficientes visuais estão: * DOSVOX - sistema com a filosofia Open Source mais utilizado no Brasil para deficientes visuais (versão para windows ou para linux).  O Dosvox é desenvolvido pela UFRJ, e é absolutamente gratuito. (http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox) * ORCA - O Orca é uma tecnologia assistiva livre, de código aberto, flexível, extensível e poderosa para pessoas com deficiência visual. O Orca é um aplicativo específico para Linux.

* Nitrous Voice Flux - Controla o computador por voz e é 100% gratuito e fácil de instalar. * IBM Via Voice - Controla o computador por voz. * NVDA - Software livre para ler tela em ambiente Windows, com suporte a vários idiomas (incluindo português do Brasil.) O Nvda é 100% gratuito. Tem uma de suas mais interessantes características, o fato de ser criado para operar em ambiente windows, o que o torna muito eficiente nesse setor. (http://www.nvda-project.org/)

* Jaws for windows - leitor de tela em diversos idiomas. O Jaws é um leitor comercial, e tem um custo estimado atualmente em torno de US$ 1600,00, contudo pode ser baixado em versões demonstrativas de 40 minutos por operação. http://www.freedomscientific.com/products/fs/jaws -product-page.asp) * Virtual vision - leitor de telas em português do Brasil. O Virtual Vision é um programa comercial, e tem sua distribuição muito difundida via Fundação Bradesco, para clientes. http://www.virtualvision.com.br )  

* CPQD - Programa criado pelo ministério das comunicações do Brasil. Gratuito, contudo sua utilização ainda é restrita a alguns aplicativos. Na navegação via web seu uso é quase nulo. Com exceção do Dosvox, os demais leitores de tela utilizam comandos de teclados próprios do ambiente Windows.

O DOSVOX:   O dosvox é um aplicativo que possui seus próprios comandos e ambientes. O Dosvox possui editor de textos, agendas telefônicas, gerenciador de arquivos, navegador para web e gerenciador de emails. Umas das mais interessantes ferramentas do Dosvox é a tecla "F1" como um orientador de comandos específicos para cada ambiente. Obs: O Dosvox interage com os demais ambientes e aplicativos instalados no computador, bem como todos os ambientes do Windows.

NVDA - JAWS:   O Nvda e o Jaws, utilizam os comandos dos aplicativos em foco. Obs. contudo possuem comandos de navegação e aplicação específicos também, semelhantes ao Dosvox. No caso do Nvda e do Jaws, temos como principais pontos positivos a velocidade com que o usuário pode navegar e acessar os aplicativos a partir dos comandos de teclados, sendo estes uma combinação de teclas que compõem as operações.

COMO PONTOS NEGATIVOS, TEMOS O FATO DE QUE NO CASO DE PESSOAS CEGAS, ESTES LEITORES, SEJAM ELES QUAIS FOREM, NÃO APONTAM DESCRIÇÃO DE IMAGENS, A NÃO SER QUE ESTAS SEJAM PREVIAMENTE DETERMINADAS PELOS PROGRAMADORES. TAMBÉM A DEFINIÇÃO DE LINCKS, SÃO UM PROBLEMA QUANDO ESTES ESTÃO DEFINIDOS POR CÓDIGOS NUMÉRICOS OU SIMILARES.

INTERESSANTE: No caso de pessoas com baixa visão:   O Nvda é o único que utiliza um sistema de "BIPES" para indicar a localização do mouse na tela. Desta forma o usuário pode saber com precisão a posição do mouse, assim podendo somá-lo ao processo de navegação.

SINTETIZADORES DE VOZ: Os sintetizadores de voz são aplicativos adicionais muito usados pelos usuários. São complementos que servem para melhorar a leitura dos programas e chegam a um grau de qualidade que em muito se confunde com a voz humana. Os mais conhecidos são: Voz Raquel, Gabriela, Eusébio, entre outros. Estes aplicativos são definidos como "Vozes Sap 5".

CRIATIVIDADE: Assim como roupas, os leitores de tela podem se constituir como importantes ferramentas a medida que não os entendemos como únicas, mas os somamos a outras ferramentas e a outros leitores de acordo com o que se quer fazer , sempre tendo consciência e conhecimento do ambiente em que se está trabalhando. A combinação de leitores cria um alto grau de eficiência no uso dos computadores por parte dos deficientes.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Leitores de tela não possuem vida própria. Leitores não fazem nada sozinhos, nem mesmo realizam funções as quais não sejam indicadas. Os leitores de tela apenas realizam o que seus usuários desejam fazer. Portanto , se não conhecermos ou não soubermos usar computadores, certamente os leitores de tela são absolutamente inúteis.