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Acessibilidade em aplicações flash

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Apresentação em tema: "Acessibilidade em aplicações flash"— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade em aplicações flash

2 Cronograma Acessibilidade, conceito.
Vantagens de um sistema acessível. Jogos em flash acessíveis. Utilizando aplicações flash com o jaws para Windows. Utilizando aplicações flash com o virtual vision. Inserindo teclas de atalho nas principais funcionalidades dos jogos. Inserindo sons característicos para Identificação nos jogos.

3 Acessibilidade, conceito.
Um sistema acessível, é um sistema que pode ser utilizado por pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, motora, etc. Em outras palavras, Um sistema web acessível, é um sistema pelo qual pessoas com dificuldades de utilização de dispositivos gráficos, tais como o mouse, possam utilizar com toda a autonomia tais aplicativos, utilizando outros dispositivos, como o teclado.

4 Vantagens de um sistema acessível.
Uma das vantagens de se obter um sistema acessível, seja ele um sistema web, ou uma aplicação flash é a seguinte: Performance. O processo de carregamento do aplicativo é mais leve, pois dispensam-se a utilização de uma infinidade de camadas que, prejudicariam o processamento por parte dos leitores de tela nas aplicações. Portabilidade: Uma aplicação flash acessível, pode ser acessada de qualquer tipo de dispositivo.

5 Jogos em flash acessíveis.
Um dos desafios pelos quais nossa empresa(Cast informática s.a), enfrentou no início de 2007 foi, desenvolver jogos acessíveis utilizando a tecnologia da Macromedia. Uma das dificuldades era, como seriam acessibilizadas as animações em flash e, como o Usuário Final portador de deficiência visual utilizaria estas aplicações com um leitor de telas.

6 Jogos em flash acessíveis.
Além deste aspecto, deveria ser levado em conta o seguinte: Qual seria o comportamento da aplicação sem a utilização dos leitores de tela(para não prejudicar os usuários com visão normal), pois nossos clientes não consistiam em apenas em usuários cegos, mas era composto por videntes.

7 Jogos em flash acessíveis.
A solução proposta foi a seguinte: Quando um usuário que utiliza leitores de tela acessar a aplicação flash, algumas camadas de animação serão retiradas, para que o aplicativo esteja acessível. Como aplicações flash são aplicações baseadas em movimento, foi necessário congelar o movimento das animações dos jogos e, em jogos que necessitavam de tempo para a sua utilização, o mesmo foi acrescentado, para garantir a sua utilização por usuários que utilizem leitores de tela em diferentes níveis de velocidade.

8 Jogos em flash acessíveis.
A organização da leitura foi feita, utilizando o atributo tabIndex, nos objetos flash. Além disso, foram inseridos descritivos textuais nas animações para que o usuário com deficiência, se localize no aplicativo. Por exemplo, suponhamos que exista na aplicação uma animação que mostra uma pessoa lendo um livro, o descritivo textual estaria assim: “Mostra uma pessoa lendo um livro”.

9 Utilizando aplicações flash com o Jaws para Windows.
Conforme tópico anterior, foi abordado que, o flash possui recurso para reconhecimento de um leitor de telas, quando o mesmo estiver ativado. Neste aspecto, é que foram desenvolvidos os jogos em flash. Cada objeto no flash, é falado pelo jaws como um botão, durante o processo de pressionar a tecla tab. No entanto, apenas objetos que possuem alguma funcionalidade, tais como voltar, avançar, ajuda, jogar dado, é que são ativados ao pressionar a tecla enter. Foi desenvolvido um objeto denominado “topo”, para que o usuário possa se localizar nos jogos, ao pressionar tab.

10 Utilizando aplicações flash com o virtual vision.
O fator diferencial neste aspecto é que, o virtual vision, identifica os objetos que estão como botões e, o virtual vision mostra uma mensagem de que o usuário deve pressionar enter para entrar no modo de edição. Este é um comportamento normal do virtual vision, pelo fato de não possuir recursos para acessibilidade em flash. Para ativar um objeto, basta pressionar a tecla enter.

11 Teclas de atalhos nas aplicações flash.
Existem algumas teclas de atalho para aplicações flash, uma delas é a tecla ctrl+tab, que permite ativar a aplicação flash para os leitores de tela, caso o usuário esteja em outra janela.

12 Inserção de sons característicos para a identificação.
Uma das vantagens em se utilizar aplicações flash é que, a mesma possui recurso de acessibilidade onde, se pode inserir um som característico para a identificação do usuário. Um dos sons característicos seria por exemplo, o som de jogar um dado, em um jogo de tabuleiro.

13 Jogo: Teste seus conhecimentos

14 FIM


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