REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
AS TICS E A ESCOLA.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
O uso da internet nas escolas
Apresentação A proposta de implantação de um canal de tv - TV Paulo Freire - com uma programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do.
O uso pedagógico das tecnologias na Escola
TECNOLOGIA AUTOR: JAIRTON MAURO RECH.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
Aplicando novas ferramentas
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Redes Sociais e Mídias na Educação
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
I n c l u s ã o d i g i t a l d e t o d o s o s a l u n o s E n r i q u e c i m e n t o d o c u r r í c u l o P r o t a g o n i s m o d o s a l u n o s.
Central de Apoio Tecnológico 23ª Coordenadoria Regional de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional Equipe: Marinez Forest Santos Nilva Michelon Edgar.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Webfólio União Educacional Minas Gerais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINA S Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfolio Aluna: Tathiana Rabello Valentino Profª: Gilca Vilarinho Março/2006.
Internet para professores.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Escola de Educação Especial
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Ensinando e Aprendendo com as TIC
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Videodançar: um verbo possível.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Estágio Supervisionado II
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR

PORQUE A PESQUISA NA ESCOLA?

não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [ ...não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.(Paulo Freire,2006, p.32)

DETECTANDO PROBLEMAS: AS EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE CAMPO MOURÃO...

REALIDADE ENCONTRADA: FALTA DE METODOLOGIA; FALTA DE PLANEJAMENTO; RESULTADO: PESQUISA SEM REFLEXÃO; PESQUISA SEM INTERPRETAÇÃO;

DIANTE DISSO... QUE POSTURA ASSUMIR PERANTE O ALUNO PARA QUE A PESQUISA NA INTERNET NÃO SE TORNE UMA AÇÃO PURAMENTE MECÂNICA?

UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS DEMANDAM DO EDUCADOR: Pesquisa; Atualização; Motivação; Ousadia;

É FUNDAMENTAL SABER: O QUE SIGNIFICA PESQUISAR? COMO FAZER PESQUISA? POR QUE FAZER PESQUISA?

PESQUISA E TECNOLOGIA RECURSOS TECNOLÓGICOS PODEM E DEVEM AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA ESCOLAR.

NAGEVANDO NO MUNDO DA INFORMAÇÃO… A INTERNET APRESENTA-SE COMO PRINCIPAL RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS NAS ESCOLAS, CONTUDO, NEM TUDO QUE ESTÁ NA WEB É FIDEDGNO!!

INFORMAÇÃO NÃO É CONHECIMENTO “Quanto mais fácil é achar o que queremos, mais tendemos a acomodar-nos na preguiça dos primeiros resultados, na leitura superficial de alguns tópicos, na dispersão das muitas janelas que abrimos simultaneamente” (MORAN)

ALGUMAS SAÍDAS PARA O PROFESSOR: APRESENTAR UM ROTEIRO AO ALUNO; ANALISAR A CREDIBILIDADE DO CONTEÚDO; PESQUISAR SITES E PORTAIS EDUCACIONAIS RECONHECIDOS; VERIFICAR AUTORIA DE ARTIGOS E REPORTAGENS;

PAPEL E FUNÇÃO DO PEDAGOGO... É ele quem poderá estimular o professor quanto a utilização das TICs (tecnologias de informação e comunicação) na escola.

PORTAL DIA-DIA EDUCAÇÃO ALGUMAS IDÉIAS... PORTAL DIA-DIA EDUCAÇÃO

RIVED – REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO http://rived.proinfo.mec.gov.br

PORTAL EDUCAREDE http://www.educarede.org.br

WEBQUEST

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” (Paulo Freire)

REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm http://www.webquest.futuro.usp.br/webquests/001/introducao.htm http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&&id_comunidade=0&ID_INF_ESCOLA=288

CRTE –CAMPO MOURÃO EDILAINE DE OLIVEIRA SANTOS JOSÉ CARLOS DA SILVA MARILEUZA ASCENCIO MIQUELANTE RENATO FIORIN SHEILA DOS SANTOS LIMA SUELEN FERNANDA MACHADO VANIA SARA DONEDA