CAMADA DE INTERNET Iago Machado Rangeli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de Computadores - RC
Advertisements

Internet Protocol - IP Adônis Tavares Bruno Morato Felipe Maia
Introdução Datagrama IP.
3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
Ferramentas Livres para Gerência de Redes e Sistemas Finais
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores A Camada de Rede.
1 Camada de redes: Interoperabilidade com IP. 2 Enlaces entre duas máquinas.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes de Computadores Aula Prática 4
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Camada de Transporte.
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Protocolos
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Modelos de Referência.
Subnet; Roteamento básico; ICMP..
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Camada de Transporte: Portas, Sockets, Aplicações em Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
PROTOCOLOS ARP E RARP Gabriela Pissurno
Sistemas Operacionais
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Uma descrição detalhada da rede
IC II - Prof. Msc. Allan K. Luizi - UNEMAT
Endereçamento de Rede IPv4
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Modelos de Referência OSI e TCP/IP
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Comunicação – Módulo 3
Fundamentos à Redes de Computadores
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Equipamentos de Redes Aula 4
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Módulo 3 Implantação do IPv6.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Camada de rede OSI.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
ARP e RARP Prof. Danilo Pinheiro.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
TCP/IP.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Redes de Computadores 6º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

CAMADA DE INTERNET Iago Machado Rangeli (iagorangeli@gmail.com) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE SELEÇÃO USINICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CAMADA DE INTERNET Nome e Email Iago Machado Rangeli (iagorangeli@gmail.com) Tatiane Soares da Silva (tatynhahelias@gmail.com)

ÍNDICE Introdução Como Funciona a Camada de Internet do Protocolo TCP/IP Os Protocolos na Camada Roteador Endereço Lógico e Endereço Físico Datagramas

Introdução Através deste trabalho explicaremos como a camada de rede executa o serviço de comunicação hospedeiro a hospedeiro.

Como Funciona a Camada de Internet do Protocolo TCP/IP Sua principal função é direcionar os pacotes de um remetente a um destinário. Ela também deve prover de uma interface de rede unificada ás camadas superiores.

Os Protocolos na Camada Internet são: Protocolo de Internet (IP) Protocolo de Controle de Mensagens Internet (ICMP) Protocolo de Resolução de Endereços Reversos (RARP) Protocolo de Resolução de Endereços (ARP)

Protocolo de Internet (IP) Em redes TCP/IP cada computador é identificado com um endereço virtual único. O endereço IP é uma sequência de números composta de 32 bits. Exemplo: 124.456.789.123

Protocolo de Controle de Mensagens Internet (ICMP) O ICMP é usado por hosts e roteadores que usam a comunicação IP. As mensagens ICMP mais comuns são: Solicitação de eco Resposta de eco Destino inacessível Retardamento de origem Redirecionamento Tempo excedido

Protocolo de Resolução de Endereços (ARP) Através do protocolo ARP é possível identificar o endereço físico do host de destino.

Protocolo de Resolução de Endereços Reversos (RARP) Já o protocolo RARP faz justamente o reverso, ele identifica o IP através do endereço físico conhecido. O protocolo ARP e o protocolo RARP são fundamentais na implementação de uma rede.

Roteamento Quando um pacote chega ao enlace de entrada de um roteador, ele deve conduzi-lo até o enlace de saída apropriado. Sendo que no roteador tem: Portas de Entrada Elemento de Comutação Portas de Saída Processador de Roteamento

Portas Lógicas A comunicação da camada internet com a camada transporte é realizada através de portas lógicas, de modo análogo á comunicação da camada de transporte com a camada de aplicação.

Endereço Físico Os computadores tem um endereço físico que está gravado na memória ROM da placa de rede e é chamado endereço MAC. Este endereço é constituído por 12 dígitos identificam o fabricante e o restante o dispositivo particular.

Datagramas Os dados circulam na internet sob forma de datagramas, aos quais se acrescentam cabeçalhos que correspondem a informações sobre o seu transporte (como o endereço IP de destino). O aspecto de um datagrama é: Versão Comprimento de cabeçalho Tipo de serviço Comprimento total Identificação, bandeiras (flags) e deslocação de fragmento Duração de vida

Protocolo ICMP: 1 IGMP: 2 TCP: 6 UDP: 17 Soma de verificação do cabeçalho Endereço IP de origem Endereço IP de destino

Fragmentação dos Datagramas IP Campo deslocação de fragmento Campo identificação Campo comprimento total Campo bandeira O primeiro não utiliza O segundo indica se o datagrama pode ser fragmentado ou não O último se o indicador estiver a zero

BIBLIOGRAFIA CCNA 4.1-Guia completo.pdf. Camada Internet. https://attachment.fbsx.com/file_download.php?id=560136044133171&ei d=ASsdqKqc4XtQpsnWidaN|LeTHRHPyArjDPBE&O0KSran6nOg_ MSwlidseZSSCqhedkiy&inline=1&ext- 1415209313&hash=AStZws03e1001ooa acesso: 31 de outubro de 2014. KUROSE, James F. Redes de Computadores e a Internet. A camada de rede.ed. São Paulo, 2013ps: 224 até 283. TORRES, Gabriel. Como o Protocolo TCP/IP Funciona -parte 1. Camada Internet. www.clubedohardware.com.br/artigos/como-o-protocolo- TCP-IP-Funciona-parte-1/1351/4# acesso: 4 de novembro de 2014. WINDOWS.Protocolo de mensagens de controle da internet (ICMP). <technet.microsoft.com/pt-br/library/cc758065(v=ws.10)> acesso: 5 de novembro de 2014.

Perguntas?

OBRIGADO