CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Fátima Maria de Melo Brito
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
A Tabuada.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DADOS DE SÃO PAULO. DADOS DE SÃO PAULO FLAGRANTES.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Outubro de 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Avaliação do Encontro TCDF e SEDUH. Sr. Presidente, Atendendo determinação de V. Excia, a assessoria de imprensa (Andrade Jr, Carlos Henrique e Ednaldo.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
ENCONTRO DOS JUIZES DA FAMÍLIA II ENCONTRO DOS JUIZES DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE Sistematização da Pesquisa realizada com os Magistrados MARÇO/2004.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Modelo comparativo de situações levantadas pela pesquisa com o regulamento técnico da ANVISA para o funcionamento das instituições de longa permanência.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Medidas de tendência central e de dispersão
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA NO PARANÁ. FONTE: IBGE - Censo Demográfico, acessado em 05/05/2008 NOTA: Elaboração IPARDES.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS INTRODUÇÃO Demanda da SETP, a partir de solicitação do Conselho Estadual do Idoso. Envelhecimento da população. Inexistência de informações sobre ILPIs, como base para formulação de políticas.

A PESQUISA Cadastro SETP (2006) e Vigilância Sanitária (2002). CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS A PESQUISA Cadastro SETP (2006) e Vigilância Sanitária (2002). Instituições: Identificadas: 291 em 165 Municípios. Pesquisadas: 209 - ILPIs; 11 - colônias/condomínios; 9 - IPEA; 61 - não puderam ser pesquisadas.

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Tipos de questionários: CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS METODOLOGIA Tipos de questionários: Instituição: 229 ILPIs. Complementar da Instituição: 227 ILPI’s. Idosos (2 por ILPI): 423 Idosos. Profissionais (2 por ILPI): 405 profissionais.

DA INSTITUIÇÃO Instituições: Públicas: 29 (13%) CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO Instituições: Públicas: 29 (13%) Particulares: 200 (87%) Com Mantenedora: 77 26 recebem recursos da mantenedora (34%) FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro /2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

Idosos (mais de 60 anos): 5.393 pessoas. 83% dos internos. CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO Internos: 6.499 pessoas. Idosos (mais de 60 anos): 5.393 pessoas. 83% dos internos. 0,53% dos idosos do PR (IBGE, 2007). Regime de internamento: 43% Semi-Aberto. 27% Aberto. 30% Fechado. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

Motivo de saída DA INSTITUIÇÃO Motivo de entrada nas ILPIs CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO Motivo de entrada nas ILPIs Sem família: 34% Sem cuidador na família: 25% Doenças: 16% Motivo de saída Morte: 87%; Reintegração a família: 8%. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DA INSTITUIÇÃO Quem encaminha para a instituição: 32% Familiares; CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO Quem encaminha para a instituição: 32% Familiares; 28% Assistência Social; 16% Amigos/Vizinhos; e 11% O Próprio Idoso. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DA INSTITUIÇÃO 48% das ILPI’s ofertam atividades físicas. CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO 48% das ILPI’s ofertam atividades físicas. 80% dos internos participam: 37% fisioterapia; 29% caminhadas e bicicleta; 24% ginástica; e 8% danças e bailes. Utilização do tempo: 28% atividades domésticas; 17% não fazem nada; 14% assistem TV; 10 % bate-papo; e 9% trabalhos manuais. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES -Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA INSTITUIÇÃO FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS TIPOLOGIA DAS ILPIs FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS TIPOLOGIA DAS ILPIs FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS IDOSOS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS IDOSOS ENTREVISTADOS 65% Sabem ler e escrever. 14% Concluíram o ensino fundamental. Ocupação anterior: 43% agropecuária. 13% prestação de serviços. 4% atividades de ensino. Parentes: 92% possuem. 2% não sabem. 86% Recebem visitas. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS IDOSOS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS IDOSOS ENTREVISTADOS 98% possuem religião: 55% participam de atividades religiosas. Encaminhamento a instituição: 61% por terceiros; 38% opção própria. Motivo de entrada: 28% doente; 25% sozinho; e 25% sozinho e doente. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS IDOSOS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS IDOSOS ENTREVISTADOS Percepção do idoso: FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS IDOSOS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS IDOSOS ENTREVISTADOS Revelam melhorias necessárias nas ILPI´s: 2ª opção 18% relação entre internos; 16% alimentação; 12% atividades oferecidas; 12% atendimento. 1ª opção 70% nenhuma; 6% alimentação; 5% atendimento. Principal preocupação atual: 33% não tem; 26% saúde; 16% família. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS IDOSOS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS IDOSOS ENTREVISTADOS FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS Profissionais entrevistados: 89% mulheres e 11% homens. Categoria profissional: 56% cuidador de idosos; 15% auxiliar de enfermagem; 12% técnico de enfermagem; 5% administrador; 4% enfermeiro; e 3% fisioterapeuta, entre outros. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS Capacitação para cuidado com idoso: 40% freqüentou cursos e capacitações; 46% com carga horária abaixo de 20 horas/aula. Regime de Trabalho: Jornada de trabalho superior a 40h/semana: 53% dos profissionais. Média salarial: Nível médio e fundamental:  1 S.M. nacional; Nível técnico: R$ 538,00. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

Dificuldades na organização e gerência do trabalho: CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS Dificuldades na organização e gerência do trabalho: 32% falta de participação de familiares; 18% falta de integração com diferentes entidades (Conselhos, Ongs, Ministério Público, etc.); 10% falta de elaboração de projetos e planos de trabalho. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS Principais problemas percebidos pelos profissionais no trabalho com os idosos: 44% abandono familiar, não recebe visitas; 19% solidão; 18% limitações físicas; 9% saudades, carência de afeto, preocupações com a família. FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

ALGUNS PROBLEMAS OBSERVADOS CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS ALGUNS PROBLEMAS OBSERVADOS Abandono familiar; Inatividade; Falta de capacitação profissional; Baixos salários e poucos recursos; Presença de alcoólatras e doentes mentais... FONTE: IPARDES - Pesquisa de campo realizada entre novembro/2006 e novembro/2007

CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DESAFIOS... Superar a organização centrada em atividades de rotina, contemplando o atendimento integral das necessidades dos idosos. Realização e execução de um planejamento multidisciplinar e envolvendo parcerias com outros setores da sociedade. Maior investimento em políticas públicas de capacitação e educação continuada para o atendimento ao idoso. Busca de um modelo de instituição que articule melhor as relações com a família e a comunidade...

Maria Luiza M. S. Marques Dias mariam@ipardes.pr.gov.br Tel.: (41) 3351-6478 Equipe: Ana Maria de Macedo Ribas Antonio Carlos Cordeiro da Silva Dirceu Krainski Pinto Eloise H. H. Machado Elyane Neme Alves Janaina Gonçalves Neda M. Doustdar Norma Consuelo dos Santos Vilmar Gross