1 Nanotecnologia Mestrandos: Amanda Lima Daniele Aimi Denise Baldissera Ricardo Lorenzoni Professoras: Dra. Marta Palma Alves Dra. Renata Raffin Dra. Solange.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo e Divisão Celular
Advertisements

Palestras, oficinas e outras atividades
Operações envolvendo imagens
Kit Alfa Marcello Cláudio de Gouvêa Duarte.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Campos associados ao Dipolo de Hertz
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Propagação de Ondas e Antenas
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Rganização de Computadores Melhorias de Desempenho com Pipelines Capítulo 6 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Melhorias de Desempenho.
FIGURA 13.2Quatro modos principais de transdução de sinal intercelular.Redesenhado com base em figuras de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd.
Estrutura dos Ácidos Nucléicos
9. Modelos de Alta Freqüência Pequenos Sinais:
Auditoria de Segurança da Informação
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
1 Aula 7 ImplementandoSubprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Fraction Action FRACÇÕES.
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
Contagem de Pessoas por Vídeo Usando Câmeras em Posição Zenital
1 APLICAÇÃO DA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA À OCEANOGRAFIA Representação da agitação marítima no porto de Leixões Disciplina de Visualização Científica Mestrado.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Como aplicar leis da lógica
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
1 Celulose.
Momentos de Inércia Cap. 10
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - ESTÁTICA Análise Estrutural Cap. 6 Exercícios.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Fundamentos de Dinâmica Veicular
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Engenharia Civil e Ambiente ANÁLISE ESTRUTURAL, 5 de Dezembro / 33 ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE.
Introdução a Interações Moleculares
Algoritmos Culturais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Salas de Matemática.
Genética Molecular e Humana
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Instituto Superior Miguel Torga Arte e Técnicas de titular Dinis Manuel Alves 1º Ano Comunicação Social Joana Sofia 1.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Grupo 6: David Marques Filipe Garcês Ricardo Cruz 5 de Novembro de 2007.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Campos elétricos na matéria
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Modelos Atômicos.
Micro-sensores de gás de baixa potência usando um misto de nanopartículas de SnO2 e MWCNTs para detectar gases NO2, NH3, e xileno para aplicações de.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Atuação do Laboratório de Tecnologia de Materiais
Contagem Sequencial do Estoque
Transcrição da apresentação:

1 Nanotecnologia Mestrandos: Amanda Lima Daniele Aimi Denise Baldissera Ricardo Lorenzoni Professoras: Dra. Marta Palma Alves Dra. Renata Raffin Dra. Solange Fagan

2 FATOR DE IMPACTO8,795

3 INTRODUÇÃO Figura 1: Estruturas Moleculares da α-CD, β-CD, γ-CD. Adaptado de VENTURINI et al, 2008.

4 SUMÁRIO Figura 2: Representação Esquemática da Estrutura Funcional das CDs. Adaptado de ENGELDINGER, ARMSPACH E MATT, 2003.

5 Encapsulação Molecular Solubilização de drogas apolares Inibição de efeitos colaterais Proteção e estabilização da droga Liberação controlada

6 Nanoconjuntos Host-guest de β- CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

7 As interações host-guest de CDs e entidades hidrofóbicas fazem das CDs o “anfitrião” mais empregado para o transporte de fármacos. Construção de copolímero core-shell nanoestruturado entre β-CD e Polietileno glicol (PEG) [PEG-β-CD].

8 O núcleo interno hidrofóbico serve como um nano-container de drogas hidrofóbicas, enquanto o PEG (hidrofílico) da maior estabilidade ao conjunto por prolongar o tempo de circulação do complexo na corrente sanguínea. Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

9 MAF caracterizando a formação do copolímero. MET do copolímer PEG-β-CD Tamanho das nanopartículas do copolímero observado por espalhamento de luz dinâmico.

10 Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

11 Comprovam o encapsulamento de fármacos (Ibuprofeno; Indometacina; Dexametasona; Rapimicina) lipofílicos com o complexo. Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos Estes resultados indicaram que a acapacidade de inclusão do copolímero PEG-β-CD é maior quando comparada com a β-CD.

12 Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos A eficiência de carregamento foi estreitamente relacionada com a estrutura química das moléculas da droga. A maior eficiência foi obtida com as moléculas que tem melhor ligação com as β-CD., como observado para IBU; DEX; RAP; As moléculas selecionadas apresentam valores que varia de -33,7 a 20,8KJ/mol. Desde um grande valor positivo, que significa uma interação de inclusão fraca até um valor negativo que significa melhor interação entre molécula e complexo.

13 Outros polímeros também foram capazes de formar complexo host-guest com as ciclodextrinas. O poli(β-benzil l-aspartato) formou o complexo (PBLA-PEG-β-CD) sendo que o tamanho das partículas podem ser controladas de acordo com a quantidade de PBLA adicionada ao meio. Também pode ser formado complexos com o poli(d,l-lático) [PDLLA]. Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

14 Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

15 Complexo de poliamidoamina PAMAM, também foi formado com o Adamanteno e polietileniamina formando (n-Ada-PAMAM)-β- CD/PEI. Todas as estruturas formadas ficaram na ordem de nanometros, sendo que as interações host-guest que mantiveram a estabilidade dos complexos. Nanoconjuntos Host-guest de β-CD contendo polímeros hidrofílicos e hidrofóbicos

16 Complexos sensíveis à temperatura ambiente Interações Host-Guest

17 Complexos Boa resposta a tempertatura ambiente Uso potencial

18 PNIPAM E PEG-b-PCD HOST-GUEST

19 TEM AFM MEV

20 Grupos quase esféricos

21 DEPENDENTE DA TEMPERATURA 25 GRAUS

22

23 Resposta quimica das “nano-plataformas” para entrega de drogas. ESTÍMULO-RESPOSTA AUMENTAR O EFEITO TERAPEUTICO MINIMIZAROS EFEITOS COLATERAIS

24

25

26 Nanocarreadores Host-Guest para entrega de gene

27 poliplexo policatiônico Sintetizado um poliplexo policatiônico contendo Ada- PEG-β-CD-DNA, para testar eficácia terapêutica na entrega de genes a tecidos tumorais. O complexo foi comparado com testes a base de PEI e lipofectamine. Lipofectamine (um reagente produzido pela Invitrogen que é usado para introduzir RNA, DNA e Plasmídeos).Melhor eficiência na entrega de células- tronco, células primárias e outros. Nanocarreadores Host-Guest para entrega de gene

28 A atividade de transfecção e toxicidade são relacionadas com a estrutura dos policátions e com o tipo de ciclodextrina. Nanocarreadores Host-Guest para entrega de gene

29 Outro poliplexo montado foi com polietileniamina (PEI), formando PEI-CD/PBLA. Interagiram este complexo a DNA e a dexametasona. Isto gerou um complexo multifuncional, conseguindo ação antiinflamatória e antitumoral. Este poliplexo ainda se mostrou menos tóxico e com maior capacidade de transfecção. Nanocarreadores Host-Guest para entrega de gene

30 Nanoestruturas host-guest a associando outros polímeros e CDS

31 Para imagens biomédicas construiram um complexo de poliamidoamina, conjugando (n-Ada-PAMAM)-β-CD/PEI. Interagiram o Cu 64 com o complexo, permitindo a exploração da biodistribuição do complexo, sendo útil no diagnóstico por imagem. Nanoestruturas host-guest a associando outros polímeros e CDS

32 Nanoestruturas host-guest a associando outros polímeros e CDS

33 Conclusões Comprovou-se a eficácia dos sistemas host- guest como transportadores de fármacos e entrega de genes, bem como outras aplicações biomédicas como no diagnóstico por imagem.