Mapas e Escalas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCALA É a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado
Advertisements

ESCALA É a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado
ESCALA CARTOGRÁFICA.
Geografia Maria Christina
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
CARTOGRAFIA Definição:
DESENHO, TOPOGRAFIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA (GN-103)
FLG-0141 Introdução à Cartografia
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas
Introdução à Cartografia
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Escala e Precisão Gráfica
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
ESCALAS.
O relevo. O relevo Relevo O relevo é o conjunto das formas existentes na superfície da Terra. Formas de relevo: Montanha Vale Planície Planalto.
Joana Pereira e Márcia Seguro
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
TOPOGRAFIA E ORIENTAÇÃO
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
7º Ano - Geografia Representações da superfície terrestre.
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
Elementos da Cartografia
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
7º Ano - Geografia Representações da superfície terrestre (Escalas)
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Maria Aparecida Salles Franco
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Cartografia Os mapas – Elementos dos Mapas – Orientação pela Rosa dos Ventos- Projeções Cartográficas – Anamorfoses Gráficos – Sensoriamento Remoto – SIG.
Exercícios de Aplicação de Cartografia
Capítulo 3 – Os mapas UNIDADE I - CARTOGRAFIA 1 – Evolução dos mapas
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Exercícios de Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Geografia - Cartografia
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA.
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID – SUBPROJETO DE GEOGRAFIA BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES Escala.
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
ESCALA.
RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
EXERCÍCIOS.
AULA 2 CARTOGRAFIA – PARTE 2
Os elementos fundamentais de um
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCALAS É A RAZÃO ENTRE AS DIMENSÕES DE UM ELEMENTO REPRESENTADO NO MAPA E AS DIMENSÕES DO MESMO ELEMENTO NO TERRENO. Ou seja é a relação existente entre.
Representação do espaço geográfico
Fundamentos de Cartografia
ESCALAS CARTOGRÁFICAS.
Aula de Geografia Localização e Orientação Campus de Planaltina Professora Ednizia Ribeiro Curso Subseqüente em Guia de Turismo.
Prof. Cíntia Schroeder 1º Anos
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Testando meus conhecimentos de escala
Transcrição da apresentação:

Mapas e Escalas

O que é um mapa? Podemos dizer que um mapa é uma representação gráfica de uma região da superfície terrestre desenhada em uma superfície plana. Para se diferenciarem dos desenhos, os mapas devem ter certos elementos básicos, tais como: título, orientação, legenda, coordenadas geográficas, e principalmente escala.

História No começo os mapas eram muito simples. O mapa T-O foi elaborado no século VII pelo bispo Isidoro de Sevilha e tentava representar o mundo até então conhecido.

História Muitas vezes os mapas mostravam monstros marinhos onde as pessoas não tinham certeza da existência de outras terras.

Mapas para todos os usos Existem mapas de vários tipos, pois podem ser muitos os seus usos. São exemplos: Mapas políticos – mostram em diferentes cores, os países, os estados, as capitais e as cidades; Mapas físicos – por meio de cores variadas, representam as diferentes altitudes e formas de relevo de uma região (planícies, montanhas, etc.); Mapas temáticos – abordam um tema ou características típicas de uma região (vegetação, tipos de solo, clima, população, etc.).

Mapa político da Europa

Mapa físico do Estado do Ceará

Mapa temático da produção mundial de petróleo

Mapa com cara de mapa Como foi falado antes, um mapa precisa ter certos elementos básicos, tais como: título, orientação, legenda, coordenadas geográficas, e principalmente escala. Observe esses elementos no mapa a seguir:

Título Escala Orientação

O que é escala? Quando queremos fazer a representação de uma região sobre o papel, devemos reduzir suas medidas para que o desenho caiba nele. Escala é a relação que existe entre a medida de uma distância no mapa e a medida dessa mesma distância na realidade.

Escala numérica A escala numérica (E) relaciona o tamanho do mapa com seu tamanho real sobre o terreno. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. Já o denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. Por exemplo, a escala 1: 20.000 significa que 1cm no mapa equivale a 20.000cm na superfície terrestre.

Escala gráfica Com a escala gráfica podemos medir diretamente distâncias do terreno sobre o próprio mapa. Em uma reta graduada, cada 1cm equivalerá a uma certa distância em quilômetros na realidade. Observe a escala abaixo: Cada parte da reta graduada, Equivale a 1cm no mapa e a 2000 quilômetros na superfície real.

Calculando a escala É possível saber a distância aproximada ou mesmo correta entre dois pontos de um mapa utilizando-se um simples cálculo de escala. Observe a seguir: E = denominador da escala (dado em cm); D = distância verdadeira (dada em km ou m); d = distância no papel (em cm);

Calculando a escala Distância real: D = d x E Distância no papel: d = D/E Denominador da escala: E = D/d Exemplo Em um mapa do Brasil, a distância em linha reta entre Salvador e Porto Alegre é de 10 cm. A escala do mapa é de 1: 25.000.000. Qual seria então a distância real entre as cidades? D = d x E D = 10 x 25.000.000:. D = 250.000.000 cm:. D = 2.500 km

Calculando a escala Hora de praticar: De acordo com o mapa do Brasil, a distância em linha reta entre Manaus e Belo Horizonte é de 2cm. Calcule a distância real entre as duas cidades.