DEFINIÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária da Ramada
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
DIVERSIDADE.
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
Sociedade Moderna - Política e Econômica
Diversidade Cultural Cultura
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
O racismo é a prova do quanto ainda somos primitivos.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Teorias Pós-críticas do Currículo
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Estado, Nação e Política
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Diversidade Cultural.
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Escola Superior de Guerra
Gabarito do capítulo 8: O desenvolvimento da antropologia social.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Racismo Sexismo.
Discriminação O Racismo
Racismo e Xenofobia Trabalho realizado por:
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
Área de Projecto O racismo.
Racismo Porquê tanta ignorância????
Aborto e Discriminação
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Racismo.
A identidade cultural na pós modernidade
Trabalho realizado por:
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
Formação da nação/nacionalidade/questão racial racismo
CULTURA JURIDICA.
“Porque para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Cultura: A Transição para a Humanidade
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Racismo, Preconceito, Discriminação.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
CULTURA O QUE É?.
RAÇA E ETNIA Raça: origem do uso do termo.
RACISMO.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar). De forma análoga, podemos concluir que genocídio é.
Modos de Produção Em Karl Marx.
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Diálogo Intercultural
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
SKINHEADS.
Geografia População brasileira
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Racismo Disciplina: Cidadania Professor Responsável: Conceição Jorge
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. Em.
Introdução: Referencial Teórico:
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

DEFINIÇÕES

Raças A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características genéticas

Espécie: Homo sapiens. Diferentes aspectos morfológicos. Definição: população mais ou menos isolada, que diferencia das outras populações da mesma espécie pela freqüência de características hereditárias. Mecanismo para raciação (formação de raças): isolamento, mutação, relação natural e social. Realidade problemática: isolamento relativo, não absoluto da humanidade. Miscigenação. Várias classes de raças. Tronco raciais / maiores: mongolóide (amarelos), caucasóide (brancos) e negróide (negros). Nenhuma raça humana é pura.

Povo Definição: é o conjunto de pessoas que se identificam pela língua costumes, tradições e por uma história em comum. Tipos: judeus, ciganos, alemães, etc.

Nação Definição: é entendida como Estado-nação ou país, ou seja, agrupamento de pessoas (povo) que vivem num certo território, tendo leis e governos próprios. Existem povos diferentes vivendo num mesmo território.

Grupos lingüísticos Definição: são conjunto de indivíduos que falam línguas com raízes profundas. Tipos: semitas (árabe, hebraico); latino (português, espanhol, francês); nígero-congolês (ibo, iorubá); eslavo (russo, polonês), etc.

Etnias Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território. A palavra etnia é usada muitas vezes erroneamente como um eufemismo para raça, ou como um sinônimo para grupo minoritário. RAÇA E ETNIA, embora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, a religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

Substituição de raças por etnia. Sentimento de identificação. Termo não rigoroso, incluindo nacionalidades, traços físicos, várias culturas, etc. Etnocentrismo: cultura no centro. Etnocentrismo é uma atitude que não reconhece o outro, aquele que é diferente, buscando desvalorizá-lo. A humanidade apresenta enorme diversidade cultural.

Racismo O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus. É a tendência de desvalorizar certos grupos, atribuindo-lhes características inferiores às de outro considerado “superior”.

Racismo clássico Limpeza étnica e escravidão. Apartheid (segregação racial).

Migrações, desemprego e novo racismo Novo racismo: atinge as populações imigrantes (xenofobia), principalmente os povos do Sul. Fatores: concorrentes no mercado de trabalho, perda da identidade nacional ou estrangeirização, aumento dos problemas sociais (desemprego e globalização). Expansão de grupos racistas, neonazistas, partidos políticos nacionalistas.

Nacionalismo e lutas étnico-nacionais Movimentos separatistas e lutas de libertação nacional. Fatores de lutas étnicas e separatistas: crise econômica e falta de democracia. Nacionalismo: amor a nação (patriotismo exacerbado). Patriotismo: amor a pátria.