A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35."— Transcrição da apresentação:

1 E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35

2 As Bases históricas do preconceito, a discriminação, do racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros. historicas

3  As bases históricas disso, se deve a teoria do Eurocentrismo, ou seja, os europeus e sentiam superiores em relação aos demais povos por serem brancos, e por se acharem mais cultos, por isso mesmo, subestimavam outros povos e suas culturas;

4 Diferença e semelhanças entre xenofobia e racismo:

5 Discriminação  Discriminar significa “fazer uma distinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador.O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar á exclusão social e são o assunto deste artigo.

6 Racismo  O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores uma ás outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.  O racismo não é uma teoria cientifica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

7

8 Xenofobia  Xenofobia pode se manifestar de várias formas, envolvendo as relações e percepções em relação ao outro grupo ou ex grupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desenho de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza. Xenofobia pode também assumir a forma de uma “exaltação acrítica de outra cultura” á qual se atribui” uma qualidade irreal, estereotipada e exótica. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, sub culturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão Como se manifesta:  Actos individuais directos  Morte, deportação e imigração “forçada em casos extremos”  Discriminação

9 Preconceito  Preconceito de comportamento. É uma idéia formada antecipadamente É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências e que não tem fundamento sério.  O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.  O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando ai a discriminação e o preconceito.


Carregar ppt "E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google