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Ano Agrupamento de Escolas de Abrigada U nidade L etiva 1 A dignidade da vida humana.

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1 ano Agrupamento de Escolas de Abrigada U nidade L etiva 1 A dignidade da vida humana

2 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1

3 ano A dignidade da vida humana UL 1 Também o consumo excessivo: tabaco, álcool drogas, como a cocaína, pode ocasionar o aborto espontâneo. A expressão eufemística «Interrupção Voluntária da Gravidez» (IVG) designa oficialmente o aborto induzido. EBI ABRIGADA

4 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 tipos de aborto ABORTO espontâneo induzido (químico ou cirúrgico) TERAPÊUTICOVOLUNTÁRIO mal formação congénita perigo da vida da mãe violação mãe adolescente falta de condições económicas bebé não desejável EBI ABRIGADA

5 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 preconceito O preconceito funda-se num juízo preconcebido, injustificado e irracional. Manifesta-se geralmente em atitudes discriminatórias relativamente a determinadas pessoas, lugares ou tradições que, pelo simples facto de serem diferentes, são considerados destituídos de valor. Indica, portanto, desconhecimento e ignorância relativamente ao outro que é desconsiderado. A ignorância produz o medo que leva à indiferença até à violência explícita. O outro é uma ameaça, potencial inimigo a eliminado. EBI ABRIGADA

6 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 preconceito = estereótipo exemplo: «todos os ciganos são ladrões», «todos os brancos são arrogantes», «os espanhóis não são de fiar»… É possível identificar preconceitos de ordem religiosa, económica, política, cultural, étnica, racial…  os Egípcios, por exemplo, mantiveram os Hebreus na escravidão;  os Gregos consideravam bárbaros os povos que não falassem o grego;  os Romanos eram bárbaros todos os povos que não falavam latim… EBI ABRIGADA

7 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 O racismo baseia-se em opiniões preconcebidas e injustificadas. O racismo pretende justificar a escravidão, a opressão, o domínio de uns povos sobre outros, o genocídio contra um grupo, uma etnia… EBI ABRIGADA

8 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 O racismo afirma a necessidade de um grupo social dominante, seja em termos económicos seja numéricos, se distanciar de outros grupos que, por razões históricas, possuem tradições ou comportamentos diferentes. O grupo dominante constrói um mito (um estereótipo) Ser racista é desprezar o outro em nome da sua pertença a um grupo que se distingue pela cor da pele ou por outras características físicas, normalmente associadas ao uso de uma língua própria, à prática de uma religião diferente, etc. EBI ABRIGADA

9 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Em pleno século XX, a partir de 1948, na África do Sul, o regime do apartheid manteve a população africana sob o domínio de um povo de origem europeia. Este regime político racista chegou ao seu termo quando, por pressão mundial e após a libertação de Nelson Mandela, foram convocadas as primeiras eleições para um governo multirracial de transição, em Abril de 1994. Os racistas utilizam sempre argumentos de ordem irracional para justificar a hierarquização entre as pessoas. Cícero, filósofo romano, já dizia que «os homens diferem pelo saber, mas são iguais na sua aptidão para o saber». EBI ABRIGADA

10 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazi) liderado por Adolfo Hitler. EBI ABRIGADA

11 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Milhões de desempregados e grupos dominantes descontentes passaram a acreditar nas promessas de Hitler. O führer (líder, chefe) iniciou uma propaganda alienante, recorrendo à violência policial para implantar uma cruel ditadura. O povo alemão, como todos os outros, era bastante miscigenado (mistura de várias raças e etnias) e, portanto, não havia propriamente uma «raça pura» cujos traços físicos fossem inteiramente distintos do resto da humanidade. Mas a propaganda nazi defendia a pureza racial do povo alemão e a sua superioridade em relação a todos os povos Um sentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas, culturas e religiões não dominantes fez-se sentir de forma violenta. A sede de poder de Hitler não tinha limites. Invadiu e anexou vários países europeus, dando origem à Segunda Guerra Mundial. EBI ABRIGADA

12 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 De entre todos os povos, alguns foram vítimas de um ódio especial: os judeus. O grande objetivo de Hitler era a extinção do povo judeu (a «solução final»). Por isso, confinou a população judaica a guetos, sujeitou-a à deportação em massa e isolou-a em campos de concentração, onde, para além de ser sujeita a trabalhos forçados, vivia em condições degradantes e desumanas, era permanentemente torturada e utilizada como cobaia em experiências científicas. Estima-se que cerca de seis milhões de judeus foram vítimas. A este genocídio chama-se geralmente «holocausto». EBI ABRIGADA

13 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Incluía também: militantes comunistas homossexuais ciganos deficientes motores deficientes mentais ativistas políticos testemunhas de Jeová crentes de Igrejas cristãos que se lhe opuseram sindicalistas doentes psiquiátricos etc. EBI ABRIGADA

14 ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 e tu que sonhas para amanhã EBI ABRIGADA


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