HellBot Robô direcionado por fontes de calor. Índice  Introdução  Metodologia :  Mecanismo;  Hardware;  Interface Comunicação;  Software NXT; 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

Componentes de Um Computador
Introdução a Algoritmos
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Instrumentos de Medição
Amintas engenharia.
ENCODER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Amintas engenharia.
Entrada e Saída Introdução.
Engenharia de Software
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
CAPÍTULO Introdução 2. Programação de tarefas de robôs
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: SPI G6/G7 AULA PARTE 2/3 SENSORES.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
CONTEUDO ROBÓTICA MÓVEL 1.1. Percepção Sensores do Nomad XR4000
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Determinando Resistências Elétricas
Engenharia de Software
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Mauricio Edgar Stivanello (bolsista); Armando Albertazzi Gonçalves.
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
UNIDADE 1 – Noções básicas de erros
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB.
Tela e comandos do Lego Mindstorms
Introdução ao Design. BASES CONCEITUAIS DE OPERACIONALIDADE DO PRODUTO.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte I
Medições e Erros.
Engenharia de Software
Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Plano de Manutenção <RedMan>
Planejamento e Gerência de Projeto
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Exercícios Cálculo de Incerteza de Medição
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Entrada e Saída (E/S).
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia da Computação – CECOMP Sistemas em Tempo Real Jadsonlee da Silva Sá
JARLes Equipe: Arthur Moreno Jefferson Ramos Lucas Felix
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Instrutor: Objetivos:.
MEDIDAS DE TEMPERATURA
BR – Lego: Braço Robotizado
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
METROLOGIA: ERROS DE MEDIÇÃO METROLOGIA SANDRO COSTA SILVA
AULA 6 Teoria dos Erros: conceitos e aplicações em medidas meteorológicas Disciplina INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO ACA 221 Graduação.
Departamento de Engenharia Mecânica Julho 2014 Dissertação de Mestrado Gonçalo Alberto Ramos Carpinteiro Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos Coorientador:
Objetivos 1.Realizar comunicação USB entre o MATLAB e o PIC18F4550; 2.Criar uma interface amigável que facilite a monitoração das principais variáveis.
Programa integrador Pedro Santos nº84162 Pedro Custódio nª84169 Luís Ferreira nº84122.
GRECO-CIN-UFPE Prof. Manoel Eusebio de Lima
VERIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES NUMÉRICAS EM DINÂMICA DOS FLUIDOS PARA MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS CURITIBA, MAIO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA.
Eric Koji Nakirimoto Marcos Eduardo Braz Monn Professor Dr. Rodrigo Coral Metrologia e instrumentação Projeto Ultron.
Ministério da Educação Metrologia e Instrumentação Sistema de Aquecimento e Resfriamento de peças automatizado Acadêmicos: Joselino Xavier Junior Douglas.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Medição em Química Medir Medida Medição Determinar o nº de vezes que essa grandeza contém outra escolhida como unidade. Resulta.
Transcrição da apresentação:

HellBot Robô direcionado por fontes de calor

Índice  Introdução  Metodologia :  Mecanismo;  Hardware;  Interface Comunicação;  Software NXT;  Hardware de medição de temperatura;  Software myRIO;  Resultados

Introdução O presente projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos obtidos na disciplina de Metrologia, através da construção de um robô direcionado por fontes de calor.

Introdução O projeto aplica conceitos de:  medição de tensão, resistência e temperatura;  Obtenção de média de amostragem;  estimativa de incertezas e erros;  Correção de erros sistemáticos;  Cálculo de posicionamento.

Metodologia O robô é construído a partir de:  Kit LEGO MINDSTORMS NXT;  Incluindo peças, atuadores e controlador  Termistores NTC e resistores de precisão;  Placa NI myRIO;  Sistema de comunicação NXT/myRIO a transístor.

Mecanismos Os mecanismos do robô são construídos com as peças do kit LEGO MINDSTORMS NXT. O robô é baseado em um modelo apresentado no manual do kit, alterado para atender aos requisitos do projeto.

Mecanismos

Os atuadores do kit NXT são controlados pelo próprio controlador NXT. Esta é a única finalidade do controlador no projeto.

Mecanismos Todo o processamento de “inteligência” do robô é executado pela placa NI myRIO. Construímos uma interface de comunicação entre myRIO e NXT.

Software NXT Desenvolvemos o software embarcado no NXT. O mesmo recebe um sinal digital combinacional de 2 bits e executa o movimento adequado.

Interface combinacional Os estados do sinal combinacional são:  00. Robô aguarda parado;  01. Robô gira à direita;  10. Robô gira à esquerda;  11. Robô move-se para a frente.

Software NXT

Construímos o hardware de medição de temperatura. Utilizamos termistores NTC.

Software NXT A medição de temperatura se baseia na medição da resistência através de um divisor de tensão com um resistor de valor conhecido. Utilizamos resistores de 10k com exatidão de 0,1 %.

Software NXT Testamos os resistores com um multímetro Agilent U1242 calibrado, com erro estimado em 0,00x10k ohms para resistências de 10 k. Os resistores variaram entre 9995 e ohms.

Software myRIO O software em execução na placa myRIO executa todo o processamento relacionado a:  medição de temperatura,  cálculos e  comandos de reposicionamento do robô.

Software myRIO

O software é composto por:  Um loop de leitura, medição e cálculo de temperaturas,  Uma máquina de estados principal, com a função de calcular e executar o movimento efetivo do robô.

Software myRIO [Inserir imagem software myRIO]

Funcionamento sem fios O robô roda o software de controle de forma autônoma. Obtemos o status do robô em tempo real através de rede sem fios (WiFi)

Software myRIO

Resultados Dificuldades no processo de solda do hardware de medição de temperatura causaram funcionalmente errático inicial, corrigido posteriormente. Os outros hardwares desenvolvidos funcionaram adequadamente.

Resultados A inércia térmica dos termistores foi o único agravante sério a afetar o desempenho do robô na correta movimentação em direção a uma fonte de temperatura.

Inércia térmica Duas possíveis soluções são propostas para o problema da inércia térmica são:

Resultados 1. Adaptar o software visando trabalhar com posicionamento baseado em taxas de variação de temperatura em vez de temperaturas absolutas, ou

Resultados 2. Substituir o hardware de medição de temperatura por um sistema baseado em termopares, com inércia térmica muito menor.

?!