Áreas Urbanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À cidade associam-se um conjunto de características:
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
Novos Países Industrializados
EXPANSÃO DAS CIDADES E DAS ÁREAS URBANAS
Áreas de fixação humana
Urbanização Brasileira
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
O processo de urbanização cap. 27
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
O Local entre o Urbano e o Rural
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Conferência das Cidades Mato Grosso
Urbanização brasileira Aula ª série
Uma Nova Geografia de Portugal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LINHARES-ES
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
As características da rede urbana
REGIÃO CENTRO OESTE.
Histórico e Hierarquias urbanas
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Urbanização Brasileira
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Correção da 2.ª ficha de avaliação
A População Portuguesa
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
O processo de urbanização
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
As caraterísticas da rede urbana portuguesa
ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA
EXPANSÃO URBANA (crescimento da cidade em direcção à periferia, manifestando-se pela ocupação física do espaço anteriormente rural) . CRESCIMENTO POR FASES,
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Área Urbana e Área Rural.
Multifuncionalidade do Espaço Rural
A organização do espaço urbano
A distribuição da população a nível mundial
Urbanização brasileira
Urbanização mundial e brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
As cidades globais.
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Rede Urbana.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
Urbanização Brasileira
Urbanização.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
População mundial: cidades e consumo
A distribuição da população a nível mundial
Transcrição da apresentação:

Áreas Urbanas

Paisagem urbana “Nuns sítios Paisagem urbana “Nuns sítios... Há muita gente, muitas casas, muitos automóveis...”

Paisagem rural “...noutros... o verde ainda é a cor dominante”

Paisagens rurais / paisagens urbanas Cidades apresentam: - densa ocupação humana e elevado índice construção; - edifícios de vários andares; - ruas que se cruzam em várias direcções; - intensa afluência de trânsito; - forte concentração e diversidade de actividades; - elevado nº equipamentos sociais e culturais.

Paisagens rurais / Paisagens urbanas O campo apresenta: - construções + dispersas com 1 a 2 pisos; - actividades ligadas à Natureza; - aproveitamento turístico de alguns lugares; - implantação de algumas indústrias.

Critérios para definir cidade Demográfico – define um limiar mínimo de habitantes ou densidade populacional (10 mil habitantes em Portugal) Funcional – influência da cidade sobre as áreas envolventes e funções representativas; Jurídico-administrativo – cidades definidas por decisão legislativa. Em Portugal, conjugam-se os diferentes critérios. Critérios para definir cidade

Cidades/TU em Portugal

Características da rede urbana Em 1900 o nº de cidades era apenas de 30. Em 1143 era de 8; Em 2002 existiam 134 cidades e 84 receberam o título a partir de 1980; Assiste-se a uma grande litoralização do povoamento do Continente.

Principais características da urbanização em Portugal O processo de urbanização português (ultrapassando a simples concentração maciça da população em cidades), pode ser caracterizada por três principais vertentes: - concentração de população nas duas grandes cidades (Lisboa e Porto) e suas proximidades; - tendência para a urbanização difusa e a densificação da dispersão (sobretudo no Norte Litoral), verificando-se processos de urbanização in situ (mudança de actividade económica e modo de vida, com permanência espacial); mais recentemente, algum aumento da população nas pequenas cidades (que existem em grande número, mas são de reduzida dimensão, estando a rede urbana nacional distorcida, com falta de centros urbanos de dimensão intermédia).

Áreas funcionais    Centro da cidade: no centro encontramos, sobretudo, a função comercial e os serviços, num amontoado de edifícios, veículos e gente. Áreas residenciais: existe segregação social de acordo com a classe social. as mais ricas, nas áreas qualificadas; a classe média tende a habitar periferia; as classes menos favorecidas agrupam-se em bairros degradados ou em certas áreas subúrbios. Áreas industriais: ocupam áreas dos subúrbios, mais descongestionadas e baratas

Principais Problemas… - expansão da urbanização ilegal, degradação do parque habitacional e multiplicação dos bairros "de lata" e degradados (comuns em algumas cidades, mas sobretudo em Lisboa), fenómenos favorecidos pela completa desarticulação do mercado habitacional (com rendas muito baixas em habitações (ocupadas) antigas, e muito elevadas nas novas (e geralmente, vocacionadas para habitação de luxo)), pelo êxodo rural e pelo regresso de retornados das ex-colónias; - segregação espacial de diferentes estratos populacionais e formação de "ghettos“ com a possibilidade de fomentar conflitos étnico-raciais ou focos de marginalidade; - desertificação dos CBD's e necessidade de preservação dos centros históricos; - poluição e degradação ambiental (provocada quer pela concentração urbana, quer pela industrial); - carências muito graves de infraestruturas e congestionamento das redes viárias e de transportes (sobretudo nos dois maiores pólos urbanos, mas cada vez mais generalizadas a outros centros urbanos); - necessidade de adaptação de áreas urbanas a novas situações e consequente necessidade de planeamento (por exemplo, desemprego generalizado, ou indústrias em declínio - Península de Setúbal, Vale do Ave); necessidade de políticas urbanas eficientes e articuladas; - Problemas de índole mais psicológica ou sociológica (diminuição dos laços afectivos entre os diferentes indivíduos, relações sociais anónimas e parcelares, inadaptação do indivíduo ao modo de vida urbano, etc.).