A praia do Barril David Serra 8ºE nº7.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Visita de campo á praia do barril
Parque Natural da Ria Formosa Praia do barril
Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Professor: Alencar de Sá
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Turismo & Meio Ambiente
Oceanos e mares Professor Neno
PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO
Aquecimento Global.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Habitats.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Introdução à Biologia Evolutiva
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
A dinâmica do litoral.
EFEITOS DA SALINIDADE A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água.
Serra de Sintra - Portugal
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
Destruição & Preservação
Parque Natural do Douro Internacional
Sapal e Dunas da Ria Formosa
Será que no futuro o nosso bem essencial poderá escassear?
A água e a biodiversidade
Praia do Barril Ria Formosa
Ecossistemas Naturais
ILHA DA TRINDADE O PARAÍSO INACESSÍVEL CLICAR.
ZONAS COSTEIRAS GEOLOGIA 11ºANO.
Propriedades dos Minerais.
BIOCICLOS Ecologia Prof.:Regis Romero.
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Os líquenes.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
COISAS DO NOSSO ALGARVE PRAIA DO BARRIL - TAVIRA
RESÍDUOS.
Paisagens Geológicas.
Alcochete Escola Básica do 1º Ciclo do Samouco Samouco - Alcochete Professora Conceição Alves Barroca d’ Alva 2º e 3º anos + 20 alunos.
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
Ambientes litorâneos.
MANGUEZAL Warley Ferreira.
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Saída de campo: À DESCOBERTA DO SAPAL
Litoral Brasileiro: características gerais
Os corais Sandra e Jéssica.
A Fauna da Mata Atlântica
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Ocupação antrópica do litoral
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
O Topónimo de "Marco de Canaveses"
Elementos Naturais Equipe 4o ano/2009.
Sistema de sapal e dunar Saída de campo à A Ria Formosa é um parque natural (área protegida) numa extensão de 60 Km pela costa algarvia. É um sistema.
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
Saionara Pires Rodrigues. Cientista Social UFRGS
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Berlengas Portugal Quarta-feira, 29 de Julho de 2015.
Sapal de Corroios.
Animais Invertebrados
Ecossistemas do Nordeste (semiárido)
SEMINÁRIO O Território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável Painel Estado da gestão nas zonas do mar territorial e sua integração com.
Restinga no Estado do Espírito Santo
Escola B 2,3 Dr. Joaquim R.P. Magalhães de Faro “Adotámos um troço de mar!” Monitorização Voluntária de Ecossistemas Costeiros.
Diversidade nos animais
Estudo Hidráulico e Fluvial dos Rios Âncora, Coura e Neiva Encontros do Litoral Viana do Castelo, 25 Novembro 2010 Estudo Hidráulico e Fluvial dos rios.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
Transcrição da apresentação:

A praia do Barril David Serra 8ºE nº7

Introdução Este trabalho foi-me pedido pela minha professora de CN no âmbito da disciplina de Ciências Naturais

Enquadramento geológico O parque natural da ria formosa é uma área protegida que estende-se 60 km da costa do sotavento do Algarve. Entre o Ancão e a Manta Rota ocupa 18400 ha. A maior parte corresponde a um sistema lagunar o que significa que é um cordão de ilhas e penínsulas arenosas que se entende de forma paralela à costa, protegendo uma laguna onde se formam os labirintos dos sapais, canais, zonas de vaza e ilhotes. Este sistema tem uma grande sensibilidade, importância ecológica e tem uma situação geográfica importante para espécies como aves aquáticas. Também é uma área de abrigo para varias espécies. A Ria Formosa também é uma grande área de interesse botânico que abriga espécies com elevado estatuto de proteção e também se encarrega da alimentação e reprodução para peixes, moluscos e crustáceos de elevado valor comercial que constitui uma área de produção de moluscos bivalves.

sapal O sapal e o cordão dunar são dois habitats contínuos constituem uma diversidade faunistica e floristica bem adaptada a fortes pressões ambientais caraterizadas por a luminosidade intensa, a pouca oxigenação, a elevada concentração de sais no meio exterior, a ausência ou escassez de água doce, o vento intenso e as elevadas amplitudes térmicas. Sapal – Área baixa e extensa inundável segundo o ciclo das marés. O seu ambiente tranquilo proporciona a deposição de partículas finas que caraterizam o substrato lodoso, tendo a capacidade de degradar alguns poluentes e reciclar alguns nutrientes.

Sapal – flora Aqui estão algumas espécies de flora do sapal: -a erva-do-mar -a morraça -espargo-do-mar -salgado -salgadeira

Sapal - fauna Aqui estão algumas da fauna do sapal: -alfaiate -garça real -colhereiro -pernilongo -garça-branca-pequena -flamingo

Dunas Nas dunas existem cordões dunares que são um sistema de proteção de áreas adjacentes que encontram-se dispostos em alongadas penínsulas e ilhas barreira arenosas, separadas por barras que abrem caminho ao mar. A formação de ilhas barreira é da continua ação de ventos e correntes de circulação litoral dominantes . Além de isto há uma extensa área de sapal tranquilo e favorável à sedimentação. Também existem dunas embrionárias que inundam com facilidade.

Dunas - flora Aqui estão algumas espécies de flora das dunas: -feno de areias -estorno -cordeirinhos da praia -cardo marítimo -tomelo das praias -narciso das areias

Dunas - fauna Aqui estão algumas espécies da fauna das dunas: -maçarico branco -andorinha-do-mar-rosada -borrelho-de-coleira-imterrompida -gaivota-de-asa-escura

Conclusão Neste trabalho observei que os fatores da Ria Formosa –dunas e sapal tem papeis essenciais na Ria Formosa e que devemos cuidar de eles de maneira a não se extinguirem