Estilos de Interação Usabilidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplos de código WebForm1.aspx: Listas.aspx: TestaMarcadores.aspx:
Advertisements

Estilos e Modelos de Interface
Ergonomia de Interface de Software
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Linguagem HTML Básica Formulários – Detalhamento dos Componentes
Engenharia de Software
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Informática Aplicada.
Interface Humano-Computador
Ergonomia de Interface de Software
Ergonomia de Interface de Software
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
Acessibilidade São definidos 3 níveis de prioridade:
INF Comunicacão Homem-Computador Parte 10
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
PowerPoint 6ª série.
ERGONOMIA “Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
7 - Criação de Páginas Web
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Orientações para PowerPoint
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Powerpoint APRESENTAÇÃO.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Seleção de Menus, Preenchimento de Formulários e Caixas de Diálogo
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Apresentando o PowerPoint
Colocando botões e ações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Fundamentos de Engenharia de Software
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Critérios e Recomendações Ergonômicas para IHC
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
POWER POWER POINT POINT.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
7 - Criação de Páginas Web
INTERFACE HOMEM COMPUTADOR - IHC
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
APRESENTANDO O TECLADO
Princípios de design e Estilos de Interação
Relação 1 Relação de Produtos com Serviços Vinculados- OS.
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Projeto de Interfaces:
Informática Básica – Unidade 2
UNIDADE 4: Processamento de texto
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas A Arte da Apresentação de Dados Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Projeto da Interface do Usuário
Componentes de Interface
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
1 Visual Basic Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
APRESENTAÇÃO ELETRÓNICA
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Transcrição da apresentação:

Estilos de Interação Usabilidade

Estilos de Interação Coleções de objetos de interface e técnicas associadas que são utilizadas para desenhar os componentes de interação de uma interface.

Estilos de interação mais populares  Linhas de comandos  Janelas (windows)  Cardápios (menus)  Formulários (forms)  Interfaces pictóricas  Outros estilos (incluindo touchscreen e voz)

Estilos de Interação Linhas de comandos Não envolve o conceito de manipulação direta. Existe a necessidade do usuário conhecer os comandos do sistema para poder executá-lo, ao invés de apenas manipulá-los.

Estilos de Interação Janelas Objeto de tela que fornece uma arena para apresentação e interação com outros objetos de interação.  Janela primária  Janela secundária  Janela partida

Diretrizes para projeto de janelas  Evite excesso de janelas em cada aplicativo  Permita que as janelas sejam reposicionadas e redimensionadas  Mantenha a consistência da aparência das janelas  Use diferentes janelas para diferentes tarefas independentes

Estilos de Interação Cardápios Lista de itens de onde uma ou mais seleções são feitas pelo usuário.  reduz necessidade de memorização  elimina digitação, reduzindo erros  reduz necessidade de treinamento

Estilos de Interação Cardápios Menus Push-button – Botões de apertar  Botões separados; sempre visíveis;  Interface possui poucos comandos, por ocupar muito espaço;  Rótulos dos botões bem claros e precisos;  Botão default, com aparência diferente;  Realce quando um botão é escolhido pelo usuário.

Estilos de Interação Cardápios Menus Push-button – Botões de apertar

Estilos de Interação Cardápios Menus Radio-button – Botões de opção  Oferecem escolhas que são mutualmente exclusivas;  Aplicado quando a quantidade de opções é pequena;  Marcas para indicar escolha corrente.

Estilos de Interação Cardápios Menus Radio-button – Botões de opção

Estilos de Interação Cardápios Menus Check-button – Botões de checar  Oferecem escolhas que não são mutualmente exclusivas;  Aplicado quando a quantidade de opções é pequena;  Marcas para indicar escolha corrente.

Estilos de Interação Cardápios Menus Check-button – Botões de checar

Estilos de Interação Cardápios Pop-up menus – Cardápios instantâneos  Aparecem em diferentes lugares na tela, determinado pela posição do cursor;  Geralmente não há indicação de existência do menu pop-up;  Não utiliza espaço permanente da tela: economia de espaço;  Economiza movimento do mouse;

Estilos de Interação Cardápios Pop-up menus – Cardápios instantâneos

Estilos de Interação Cardápios Pull-down – Cardápios permanentes  São sempre visíveis;  Utilizado para acesso às grandes e principais funções.

Estilos de Interação Cardápios Pull-down – Cardápios permanentes

Estilos de Interação Cardápios Pallete menus – Cardápios de Paleta  Opções representadas por ícones gráficos;  Escolhas geralmente mutuamente exclusivas;  Muito usados em editores gráficos.

Estilos de Interação Cardápios Pallete menus – Cardápios de Paleta

Estilos de Interação Cardápios Options menus – Menu de Opções  Parece muito com um campo (em um formulário), mas seu valor pode ser sempre visível;  Itens mutualmente excludentes e podem aparecer quando o mouse é pressionado sobre um indicador de expansão.

Estilos de Interação Cardápios Options menus – Menu de opções

Estilos de Interação Cardápios Cascading menus – Menu de Cascata  Também chamados de menus andantes;  Parecem e comportam-se como uma seqüência de menus pull-down.

Estilos de Interação Cardápios Cascading menus – Menu de Cascata

Estilos de Interação Cardápios Embedded menus – Menu de hiperligações  Utilizados geralmente em documentos de hipertextos, na www.

Estilos de Interação Cardápios Embedded menus – Menu de hiperligações

Estilos de Interação Cardápios Pies menus – Menu de imagens  São cardápios nos quais os itens são constituídos por partes de uma imagem. Muito utilizado nos Sistemas de Informação Geográficos – SIG.

Estilos de Interação Cardápios Pies menus – Menu de imagens

Diretrizes para projeto de menus Use as tarefas de usuários e funções de sistema para organizar menus hierárquicos; Prefira uma estrutura hierárquica larga e rasa ao invés de uma estrutura estreita e funda; Normalmente, deve-se ter até 3 ou 4 níveis hierárquicos e até 4 a 8 itens por menu; Use agrupamentos de opções de menus que têm alguma relação entre si;

Diretrizes para projeto de menus Use ordenação significativa das opções de menus: ordenação alfabética é boa quando há uma longa lista de opções; use critérios adequados como freqüência de uso, mais recentemente utilizado ou importância, para a ordenação; Use uma breve descrição para as opções de menu: escolher palavras o mais claras e concisas possíveis, considere a possibilidade do usuário reconhecer seu significado imediatamente ou com pouca investigação;

Diretrizes para projeto de menus use terminologias consagradas quando possível; Use layout consistente em todos os menus e deixe a tela organizada: defina e mantenha um formato consistente em todos os menus; use espaços em branco ou linhas para separar pequenos grupos de opções em um menu; Permita atalhos: Teclas aceleradoras podem evitar a necessidade de uso de menus pull-down ou pop-up.

Estilos de Interação Formulários Um formulário é uma tela contendo campos rotulados que podem ser preenchidos pelo usuário, geralmente através de digitação ou por escolha em menus.  Texto livre  Texto validado  Lista de escolha

Diretrizes para projeto de formulários  Use um lay-out visualmente atraente e conteúdo consistente;  Reavalie formulários prontos no papel;  Use indicadores apropriados para campos no formulário;  Use rótulos e abreviações consistentes e familiares: CPF, CEP;  Dê ao usuário apoio à edição e correção de erros dos campos;

Diretrizes para projeto de formulários  Use mensagens de erros informativas e consistentes;  Forneça mensagens explicativas para preenchimento de campos;  Forneça valores defaults nos campos quando possível;  Forneça um indicador de conclusão para formulário preenchido .

Interfaces pictóricas - gráficas Estilos de Interação Interfaces pictóricas - gráficas Qualquer estilo de interação que proveja uma janela, botões, ícones, e outros, é geralmente chamada de interface gráfica do usuário.

Interfaces pictóricas - gráficas Estilos de Interação Interfaces pictóricas - gráficas  Visualização científica e de dados  Banco de dados visual  Animação  Vídeo  Multimídia e Hipermídia  Realidade virtual

Outros estilos de interação  Tela de toque  Síntese de fala  Reconhecimento da fala

Referência Bibliográfica FILHO, Wilson P.P. Engenharia de Software – Fundamentos, Métodos e Padrões. Rio de Janeiro: LTC. 2001. HIX, D; HARDTSON, H.R. Developing User Interfaces: ensuring usabiliby trrough product & process, John Wiley and Sons, 1993.