SOCIALISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Regionalização mundial e o conflito norte-sul
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
DEMOCRACIA.
Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Capitalismo / Socialismo
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Socialismo.
SOCIALISMO Sociedade igualitária
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Prof. Everton da Silva Correa
Bolcheviques x Mencheviques
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandez Koatz 2010/2
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
(1919 – 1939)..
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
Prof. Frederico Cavalcanti
Professor Luiz Felipe Geografia
CRISE DO CAPITALISMO SITUAÇÃO DA RUSSIA:
Karl Marx e a História da Exploração
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920.
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Avaliação de Geografia
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Revolução Russa Rússia.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Movimentos sociais.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Rússia e Europa Oriental
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
Capitalismo x Socialismo
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

SOCIALISMO

O que é Socialismo? É um sistema onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e as desigualdades sociais são pequenas. O Socialismo é uma sociedade superior ao Capitalismo, pois prega a igualdade social; um grau superior de bem-estar e liberdade; e a ausência de crises e desemprego (economia planejada).

Algumas características do Socialismo A sociedade aqui é aquela sem classes, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e desenvolvimento com os mesmos ganhos e despesas; Desaparição gradativa do Estado; Abolição da separação entre trabalho material e intelectual; Necessidade de se renovar (críticas são bem vistas); Liberdade de pensamento.

Como implantar o Socialismo? A transição do Capitalismo para o Socialismo não acontece da noite para o dia. As mudanças exigem uma ruptura radical do sistema político. Alguns teóricos postulam a revolução social como um único meio de alcançar a nova sociedade. Outros, como os social-democratas, que já abandonaram os ideiais socialistas, defendem que as transformações devem ocorrer progressivamente, dentro do Capitalismo.

Socialismo no mundo Alguns países que adotaram idéias socialistas no século XX: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia); China; Cuba; Alemanha Oriental; Coréia do Norte. Porém, após algum tempo, e por serem minoria em um mundo voltado para o lucro, passaram por dificuldades e viram seus sistemas passarem por um colapso.

Motivações para o colapso A experiência não deu certo em países como a URSS porque o socialismo foi completamente desvirtuado. Estado totalitário e autoritário; Forte repressão da oposição e das liberdades individuais; Instituições rigidamente hierárquicas; Surgimento de duas classes sociais: burocratas e assalariados; Divergências entre países (guerras); Separação entre trabalho manual e intelectual; Industrialização incipiente.

Cronologia do Socialismo 1871 - Comuna de Paris: primeiro governo operário da história. Durou exatamente três meses. 1917 – Revolução Russa: eliminação da autocracia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle dos bolcheviques. Processo deu origem a criação da URSS. 1917-1924: Governo de Lênin (Crises de abastecimento – Nova Política Econômica) 1924-1953: Governo de Stálin (socialização total) 1961: construção do Muro de Berlim (Guerra Fria) 1989: queda do Muro de Berlim 1991: fim da URSS

Socialismo no Brasil No Brasil, o pensamento socialista não teve raízes na classe operária. Ele foi introduzido de fora por intelectuais burgueses. Partidos brasileiros adeptos do Socialismo: PT (Partido dos Trabalhadores); PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado); PCO (Partido da Causa Operária); PCB (Partido Comunista Brasileiro); PC do B (Partido Comunista do Brasil); PPS (Partido Popular Socialista); PSB (Partido Socialista Brasileiro); PSC (Partido Social Cristã).

Socialismo hoje Encarado por muitos estudiosos como a grande utopia do século XX, o Socialismo ainda encontra defensores em todo o mundo. A luta deles hoje almeja, não tanto a abolição da propriedade privada dos meios de produção, mas a eliminação da hierarquia de mando nas unidades de produção.

O positivo e o negativo do socialismo Positivas: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social. Negativas: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas