Panorama de HIV e aids - 2013 Estabilização de casos de aids no Brasil com taxa de detecção de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes
Panorama de HIV e aids em jovens - 2013 Jovens de 15 a 24 anos 2004 – notificados 3.453 casos taxa de detecção de 9,6 por 100 mil habitantes 2013 – notificados 4.414 casos de aids taxa de detecção de 12,7 por 100 mil habitantes
Taxa de Mortalidade por aids - 2013 Cerca de 13% de queda na mortalidade em relação ao ano de 2003
Distribuição de camisinha – Carnaval 2015 Nos últimos cinco anos, o Ministério da Saúde passou aos estados 2,2 bilhões de preservativos. Apenas para o carnaval, o Ministério da Saúde está distribuindo 70 milhões de preservativos para os estados Os estados já contam com estoque de 50 milhões de unidades para as ações cotidianas de prevenção Ao todo são 120 milhões de preservativos distribuídos em 2015
Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) Resultados fazem parte da 3ª edição da pesquisa nacional domiciliar, de 2013, para monitoramento e controle da infecção pelo HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais A pesquisa foi realizada anteriormente em 2004 e 2008 Número de entrevistados: 2004 – 6 mil indivíduos de 15 a 54 anos em 2004 2008 – 8 mil indivíduos de 15 a 64 anos em 2008 2013 – 12 mil indivíduos de 15 a 64 anos em 2013
Resultados da Pesquisa Indivíduos entre 15 e 64 anos que concordam com a afirmação “o uso do preservativo é a melhor maneira de evitar a infecção pelo HIV” Fonte: MS/SVS/DDAHV Nota: 2004 a faixa etária foi de 15 a 54 anos
Resultados da Pesquisa Indivíduos sexualmente ativos entre 15 e 64 anos que usaram preservativo nos últimos 12 meses Fonte: MS/SVS/DDAHV Nota: 2004 a faixa etária foi de 15 a 54 anos
Resultados da Pesquisa Indivíduos sexualmente ativos entre 15 e 64 anos, segundo indicadores de práticas sexuais Fonte: MS/SVS/DDAHV Nota: 2004 a faixa etária foi de 15 a 54 anos
Conclusões e considerações finais da Pesquisa 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e aids Apesar disso, 45% da população sexualmente ativa não usou preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais Necessidade de fortalecimento das estratégias de prevenção combinada A prevenção precisa ir além do enfoque no uso exclusivo do preservativo
Conclusões e considerações finais da Pesquisa Tratamento como prevenção (TCP) TCP Baixa carga viral = Baixa probabilidade de transmissão Alta carga viral = Fácil transmissão
Conclusões e considerações finais da Pesquisa Adotada no Brasil desde Dezembro de 2013, a estratégia de prevenção combinada é mais abrangente e tende a ter um impacto mais relevante na epidemia: Práticas de sexo seguro Testagem regular de HIV Adesão ao tratamento antirretroviral Redução de danos Profilaxia pós-exposição (PEP)
Campanha de Carnaval - 2015 Facebook Cartazes Filme
Campanha de Carnaval - 2015 Slogan: #PARTIUTESTE Público-alvo: Jovens de 15 a 24 anos População gay, trans e profissionais do sexo Objetivo: convidar o público a se prevenir contra o vírus da aids, usando camisinha, fazendo o teste e, se der positivo, começando logo o tratamento gratuito no SUS Período da Campanha: 28/01 a 28/02
Campanha de Carnaval - 2015 Estratégia prioritária para o carnaval: Cobrir todas as cidades brasileiras com reforço nas cidades com maior concentração de foliões: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda e Florianópolis, Alfenas, Diamantina, Ouro Preto e São João Del Rei Veículos utilizados: Televisão, Rádio, Internet, Revistas Temáticas Carnaval, Revista de Comportamento LBGT, Ambiente Aeroporto, Mídia Exterior e Intervenção Urbana Valor da campanha: R$ 12 milhões
Campanha de Carnaval - 2015 AEROPORTOS Ação: Instalação de 34 displays para a retirada de camisinhas de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Salvador e Recife Início de funcionamento: 01 de fevereiro Locais: Banheiros femininos e masculinos desses aeroportos Quantidade: Oferta inicial de 195 mil preservativos