Fernando Pessoa.Alberto Caeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

Senso Comum e Ciência: Diferenças
Características gerais da literatura modernista:
Matemática para todos Educação Básica
Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei.
Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa.
Escola Estadual Dr Marthinho Marques.
Alberto Caeiro.
Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro.
Mestre, são plácidas Todas as horas Que nós perdemos, Se no perdê-las, Qual numa jarra, Nós pomos flores. Não há tristezas Nem alegrias Na nossa vida.
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Ortónimo e heterónimos
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
- EDUCAR -.
Fernando Pessoa.
O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA.
Parabéns! Você é uma pessoa de sorte! Formatação Fofa Slides.
Filosofia
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
PORTUGAL - MODERNISMO ( )
O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar.
- Educar -.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Educar.
Heterônimo de Fernando Pessoa
- Educar -.
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
- Educar -.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Escola Estadual Dr. Martinho Marques  Atividade realizada nas aulas de literatura, sob orientação das professoras Cida Crivelli e Marilza Nunes.  Alunos:
História da comunicação.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
FERNANDO PESSOA & Heterônimos.
Hortônimo e Heterônimos
Introdução à Interpretação Ambiental
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
Alberto Caeiro (O Mestre)
PASSA UMA BORBOLETA POR DIANTE DE MIM.
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Vamos compartilhar poesia
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa E ver menos,
– Educar – Rubens Alves.
Clique para passagem de slides – ligue o som
Alberto Caeiro.
Disc. Sociologia Geral e Jurídica UNIDADEI: Posição e Autonomia da
ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS
POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
Fernando Pessoa.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
Filosofia Professor: Thiago A. Cardozo
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Estética Antiga Objetivos do texto:
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Fernando Pessoa Fragmentação: vários pontos-de-vista sobre a realidade.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Fernando Pessoa — Heterónimos Alberto Caeiro
O guardador de rebanhos está nítido como um girassol»
O guardador de rebanhos
Transcrição da apresentação:

Fernando Pessoa.Alberto Caeiro

Alberto Caeiro Alberto Caeiro (16 Abril de 1889-1915) É considerado o mestre dos etrónimos de Fernando Pessoa, apesar da sua pouca instrução. Foi um poeta ligado á natureza que despreza e repreende qualquer tipo de pensamento filosófico afirmando que pensar obstrui a visão (pensar é estar doente dos olhos)Proclama-se assim um anti-metafísico (pessoa que só acredita no que vê)Afirma que ao pensar entramos num mundo complexo e problemático onde tudo é incerto e é obscuro.

Alberto Caeiro È fácil reconhece-lo pela forma como ele escrevia e descrevia tudo o que ele via faz lembrar Cesário Verde porque citava muitas vezes nos seus poemas o interesse pela natureza pela natureza, e pelo verso livre e pela linguagem simples e familiar. Apresenta se como um simples guardador de rebanhos que só se importa em ver de forma objectiva e natural a realidade. È um poeta de completa simplicidade que considera que a sensação é a única realidade.

Alberto Caeiro Fernando Pessoa formulou 3 princípios sensacionismo: Todo objecto é uma sensação nossa; Toda a arte é a convenção de uma sensação em objecto; Portanto toda a arte é a convenção de uma sensação numa outra sensação. Caeiro foi o heterónimo que melhor interpretou esta tese, pois só lhe interessava vivenciar o mundo que captava pelas sensações, recusando o pensamento metafísico. Caeiro é um poeta materialista, visto que crê que o mundo exterior é mais certo do que o mundo interior.

Alberto Caeiro Eu não tenho filosofia tenho sentidos… Amar é a eterna inocência E a única inocência é não pensar. Trabalho realizado por : Hugo Vieira, Conceição Mimoso,Jonh Severino,Ana Sofia,Tárlei Gama. 22\10\09