Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por:
Advertisements

A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Os Vulcões.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Colégio Marista Patos de Minas
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Ciências da Vida e da Terra 10ºano
– 1 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Prof. Dr. Fernando Lopes CAPÍTUL0 8 O Processo do Crescimento Económico.
Consequências negativas da
Mas de onde provêm os materiais libertados pelos vulcões?
Para Casa – Montar o cariograma
Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Riscos e Catástrofes Naturais
Colégio da Imaculada Conceição - Disciplina de Biologia e Geologia - Prof. Pedro Damasceno 1 Biologia e Geologia 10º ano.
Terremotos e Maremotos no Japão
Manifestações da Actividade Geológica
20 Perguntas
GEOGRAFIA.
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Métodos indiretos para o estudo do interior da Terra
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Actividade Vulcânica nos Açores
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Ciências Naturais – 7.º ano
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
Vulcanismo.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
HIDROLOGIA.
A Terra em movimento Placas tectônicas
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Salas de Matemática.
Riscos e benefícios da atividade vulcânica
Interacções entre os grandes grupos de rochas
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
da atividade vulcânica
A Terra: as estações do ano
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
1.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Geologia – 11º ano Risco: Ameaça, perigo ou a possibilidade de ocorrência de um acontecimento prejudicial à saúde. A sua natureza está ligada ao tipo de.
Trabalho de geografia Equipe01
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
INTERIOR DA TERRA.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Vulcanismo.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia
Açores – Ilha Terceira Geologia 12ºano.
» Ciências Naturais 7º ano
Trabalho realizado por: Miguel Vilela N:8 Turma: CEF IOSI
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Estrutura geológica no Brasil
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Actividade vulcânica na Islândia
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
Ciências Naturais – 7.º ano
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia Professora: Graciete Oliveira Ano Lectivo: 2010/11 Grupo 2 Turno 1

Índice Vulcões e tectónica de placas Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção Vulcanismo, fonte de recursos naturais

Vulcões e tectónica de placas A distribuição dos vulcões à superfície da Terra não é uniforme. Há zonas onde existe grande actividade vulcânica e outras onde não há manifestações. Quando se consulta uma carta com a distribuição dos vulcões evidencia-se dois factos: Existe mais actividade vulcânica nas zonas de fronteiras de placas; O tipo de actividade vulcânica depende do contexto tectónico.

Cerca de 80% dos vulcões activos estão nas fronteiras onde as placas litosféricas convergem, 15% nas zonas onde as placas divergem, e são encontrados muito poucos no interior das placas. Mas a maioria dos fenómenos vulcânicos são subaquáticos, não sendo visível a olho nu. Fronteiras divergentes das placas litosféricas: ocorrem nos riftes onde uma nova crusta está a ser criada a partir de magma proveniente do manto, o que força as placas a afastarem-se uma da outra.

Fronteiras convergentes das placas litosféricas: ocorrem entre duas placas que se aproximam uma da outra; dependendo do tipo de placas envolvidas pode ocorrer afundamento de uma das placas ou um choque e deformação das placas, com a formação de cadeias montanhosas.

Existem três tipos de fronteiras convergentes: Convergência entre uma placa oceânica e uma placa continental: Convergência entre duas placas oceânicas:

Convergência entre duas placas continentais:

Vulcões intraplacas: tem origem em zonas bem no interior do manto, muitíssimo quentes (“hot-spots”) e, portanto, muito mais profundas do que as responsáveis pelos basaltos associados aos riftes das cristas médias. Este vulcanismo consiste na ascensão à superfície de material sobreaquecido sob a forma de plumas, que se acumula em câmaras magmáticas imediatamente sob o aparelho vulcânico que alimentam.

Correcção do exercício 7 do guião

Minimização de riscos vulcânicos Previsão de riscos vulcânicos: A utilização de métodos de previsão e o estabelecimento de medidas de prevenção relativamente à actividade vulcânica permitem minimizar os riscos vulcânicos. A previsão de erupções vulcânicas baseia-se na identificação de alguns acontecimentos que são considerados sinais precursores, como, por exemplo, a detecção de anomalias físicas e químicas – como deformações no cone vulcânico, variação da temperatura da água e do solo nas proximidades dos vulcões, alteração da composição dos gases emanados – e a detecção de actividade sísmica.

Para isso, utiliza-se algumas tecnologias de monitorização de vulcões: Outro passo fundamental na previsão é a elaboração de mapas de zonas de risco (cartas de risco) que baseiam na história eruptiva do vulcão. Para isso, utiliza-se algumas tecnologias de monitorização de vulcões: Clinómetros (medição da inclinação do cone vulcânico); Sismógrafos (registo da actividade sísmica); Gravímetros (detecção de anomalias gravímetras resultantes da subida local do magma);

Prevenção de riscos vulcânicos: A prevenção e minimização dos riscos vulcânicos pode ser feito, mas para isso há certas erupções que precisam dos seus próprios parâmetros de prevenção. Nas erupções efusivas a localização dos pontos de emissão de lava bem como os seus trajectos, o condicionamento do avanço das escoadas e o ordenamento do território são a melhor prevenção que se pode fazer.

Nas erupções mistas e explosivas as medidas de prevenção são mais extensas, pois há a projecção de piroclastos, etc. Nestes casos as principais medidas são: Evacuação da população; O uso de capacetes; Uso de óculos de protecção; Uso de máscaras de filtração; Construção de infra-estruturas anti-sísmicas; Ordenamento do território nas zonas litorais. Em suma, as previsões e prevenções, são muito importantes para a população portuguesa e mundial, pois as erupções vulcânicas têm um impacto ambiental que influência o clima. Os gases e materiais projectados por vezes são muito prejudiciais para a saúde da população.

Correcção do exercício 7.4. e 7.5 do guião

Vulcanismo, fonte de recursos naturais A actividade vulcânica é, normalmente, considerada um fenómeno natural de efeitos catastróficos. Apesar dos perigos serem multifacetados, os benefícios da actividade vulcânica podem também ser importantes, como por exemplo:

Utilização agrícola dos solos (são muito férteis devido à deposição de cinzas vulcânicas, que retêm água e vários nutrientes); Lazarote Açores

Explorações de vários produtos mineiros (por exemplo, enxofre, cobre, ferro e diamantes); Mina de cobre Ferro

Interesse turístico ; Islândia Chile Sul do Chile

Tratamentos medicinais (nascentes termais são ricas em minerais utilizadas para tratamentos de pele e as cinzas vulcânicas são utilizadas em tratamentos medicinais);

Aproveitamento da energia geotérmica

Correcção do exercício 7.2 do guião