UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Revolução Industrial
Escola Angelina Jaime Tebet.
Nome : Edmar Reginato Stolf
Alunos; Paola e Matheus
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
UNIDADE 2 A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Modernismo no Brasil.
RENASCIMENTO.
Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo.
Arte no Egito Antigo.
Wright House 1889.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Relação Obsessiva Jean François Millet ( )
Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes
Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House.
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
Arte Déco.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
O Impressionismo.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Frank Lloyd Wright.
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
O Nascimento da Nova Arquitectura
Professora Carol/Geografia
A pluralidade eclética e os primórdios da arquitetura moderna
Arte na rua Trabalho realizado por: Sara Galego Tatiana Gouveia.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
O historicismo / ecletismo na arquitetura
O Urbanismo Culturalista
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 3. A MUDANÇA DO PADRÃO ENERGÉTICO –O FERRO ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, HAVIA A RECUSA A ADOÇÃO DOS MATERIAIS PREPARADOS.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Dada.
Arts crafts.
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
A Arte Nova.
Neoclassicismo.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Arte antiga, arte moderna, que arte?
Revisão P3 História pontos importantes!
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
A Vinda da Família Real para o Brasil
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Tipos de Moradia.
As cidades globais.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
MOVIMENTOS PRECURSORES DO DESIGN GRÁFICO – ARTS & CRAFTS
História da arte: breves considerações
1 ART NOVEAU  Ferro, aço e vidro – materiais do art noveau  Papel de parede – industrialização  Conceito ligado ao romantismo – volta à natureza – usado.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A RUPTURA COM O ACADEMICISMO OU HISTORICISMO A RUPTURA COM O HISTORICISMO FOI OBRA TANTO DE AMERICANOS QUANTO DE EUROPEUS. NA EUROPA, GANHA DESTAQUE A A FIGURA DO INGLÊS, WILLIAM MORRIS, NO CAMPO DA RENOVAÇÃO ESTÉTICA E SOCIAL. MORRIS SE APOIAVA NAS IDÉIAS DE RUSKIN NA CONTESTAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL REFUTANDO A UTILIZAÇÃO DO RETORNO AOS ESTILOS HISTÓRICOS. EM SEU ATELIER TRABALHARAM A PARTIR DE 1861, O ARQUITETO PHILIP WEBB E OS PINTORES FORD MADOX BROWN, ROSSETI E BURNE-JONES. DESENHARAM CHINTZES E OUTROS TECIDOS ESTAMPADOS, PAPEIS DE PAREDE, MOBÍLIA E LOUÇA. INFLUENCIOU OS JOVENS PINTORES E ARQUITETOS DE SUA ÉPOCA, NOS MAIS DIVERSOS PAÍSES, VALORIZANDO O ARTESANATO E O DESIGN. A CASA (RED HOUSE) PROJETADA PARA ELE POR PHILIP WEBB, É QUASE UM MANIFESTO DE SUAS PRINCIPAIS IDÉIAS. A CASA ERA OUSADA EM VÁRIOS ASPECTOS, EXPONDO OS TIJOLOS SEM NENHUM REVESTIMENTO, PLANEJADA DE DENTRO PARA FORA, ISTO É, CONSIDERANDO SECUNDARIAMENTE AS FACHADAS E MOSTRANDO ABERTAMENTE A CONSTRUÇÃO DO INTERIOR. NO DESIGN E NA PINTURA, BASEOU-SE NA ATITUDE ANTINATURALISTA DE PUGIN E COLE, ESTILIZANDO A IMAGEM DA NATUREZA, FUGINDO À CÓPIA PURA E SIMPLES, PORÉM COM MAIS LIBERDADE CRIATIVA. WILLIAM MORRIS – ESTILIZAÇÃO DA NATUREZA

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ARTS & CRAFTS WILLIAM MORRIS – ESTILIZAÇÃO DA NATUREZA

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ARTS & CRAFTS WILLIAM MORRIS – ESTILIZAÇÃO DA NATUREZA

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ARTS & CRAFTS RED HOUSE – PHILIP WEBB RED HOUSE – INTERIOR – WILLIAM MORRIS O TRABALHO DE MORRIS E SEUS ASSOCIADOS, DIFUNDIU UMA PREOCUPAÇÃO MAIOR COM O CAMPO DA CONSTRUÇÃO DOMÉSTICA, MAS TAMBÉM COM TRABALHOS EM ESCALA MENOR E COM MAIOR DELICADEZA DE DETALHE. A PRIMEIRA FASE DESSA ETAPA FOI DENOMINADA DE RENASCIMENTO DOMÉSTICO INGLÊS. OS DOIS ARQUITETOS MAIS IMPORTANTES DESSA FASE SÃO: PHILLIP WEBB E NORMAN SHAW. OS DOIS ESTABELECERAM A CASA DA CLASSE MÉDIA COMO PRINCIPAL REDUTO DO ARQUITETO PROGRESSISTA. MORRIS HAVIA RESTABELECIDO A IMPORTÂNCIA ESTÉTICA DO AMBIENTE COTIDIANO.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ARTS & CRAFTS LOWTHER LODGE - NORMAN SHAW STADEN – PHILLIP WEBB NOS ESTADOS UNIDOS A RUPTURA SE INICIA PELO DESENVOLVIMENTO DO ARRANHA-CÉU E DEPOIS, DESCOBRINDO UM ESTILO NOVO PARA ELE. ORIGINALMENTE ESSES ARRANHA-CÉUS ERAM SIMPLESMENTE CASAS ALTAS, NEM MESMO CARACTERIZADOS COMO EDIFÍCIOS COMERCIAIS. COMPARATIVAMENTE, PODE-SE DIZER QUE JÁ EM 1840, OS EDIFÍCIOS COMERCIAIS INGLESES DESENVOLVIAM UM ESTILO NO QUAL AS FACHADAS FORAM REDUZIDAS A COLUNAS DE PEDRA COM JANELAS ENORMES. CHICAGO UMA CIDADE MAIS NOVA DO QUE NOVA YORK, E ONDE AS TRADIÇÕES NÃO TINHAM IMPORTÂNCIA, ADOTOU ESSE NOVO TRATAMENTO E O ELEVOU A ALTURAS JAMAIS VISTAS, APLICANDO AGORA O SISTEMA DE ESTRUTURA DE FERRO, FAZENDO DELE O PADRÃO DE SEUS ARRANHA-CÉUS.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A ESCOLA AMERICANA PULITZER – NOVA YORK 1890 TRIBUNE – NOVA YORK 1875 HOME INSURANCE – CHICAGO 1885

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A ESCOLA AMERICANA TRIBUNE – NOVA YORK 1875 PULITZER – NOVA YORK 1890

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A ESCOLA DE CHICAGO TACOMA – CHICAGO 1889 MONADNOCK – CHICAGO 1891

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A ESCOLA DE CHICAGO WAINWRIGHT – ST. LOUIS 1891 MARQUETE- CHICAGO 1894 GARANTY- BUFFALO 1895