Energia Eólica ●Fontes Limpas de Energia Erica Rocha Siqueira 1° A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Advertisements

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
Início.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Fontes de energia Ariádnes Maria Terezinha e márcia Química Prof.Cirlene Namir Amate.
Trabalho de Biologia Bárbara Marques 1ºA
Energia Limpa O que é?.
Energia Eólica.
Energias renováveis… … o futuro.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
FONTES DE ENERGIA.
Universidade Federal de Campina Grande
Autor Victor Flores Mendes
A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA
Desenvolvimento sustentável
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
TECNOLOGIA – Energia Eólica
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Equipe: Leonardo Assis Maria Sueli
Escola Padre Vítor Melícias
Energia Renovável e Não Renovável
Energia limpa.
Dissertação do MIEEC/Energia
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Professoras: Alessandra Guimarães e Danielle Lira.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
TRABALHO ENERGIA EÓLICA
Energia Eólica.
Energia Eólica Princípios.
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Termelétrica Usina termelétrica no Rio Grande do Sul.
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Escola: COOPEN Série: 4º ano B Alunos: Délio e Maria Luiza
FONTES DE ENERGIA.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Energia Eólica Trabalho realizado por : Fábio Mendes nº5; João Gonçalves nº8; Licínio Baptista nº10.
Larissa Silva, Samir Laham.
IMPLANTAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS E O MERCADO DE ENERGIA
Energia Termoelétrica
Clarissa Debiazi Zomer
Energia Eólica.
Nome: Maria Eduarda Arantes, Caio e
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Energia Termoelétrica
Eólica.
Repercussões das Mudanças Climáticas Energia hidráulica A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma.
Nomes: Carolina de Oliveira
MATRIZ ENERGÉTICA Conjunto de todos os recursos energéticos disponíveis em um determinado território. A matriz energética é uma representação quantitativa.
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Origens   A energia dos ventos vem sendo utilizada pela humanidade há mais de 3000 anos. Moinhos de vento foram as primeiras aplicações da energia eólica.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Custos e benefícios da energia eólica
ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.
Energia Eólica.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Giovani Pereira Picheli – Antônio de Pádua Brito Jr. – Rodrigo Vieira Sebin – Érico Medeiros Pontes – Arthur Henrique Capuani –
Transcrição da apresentação:

Energia Eólica ●Fontes Limpas de Energia Erica Rocha Siqueira 1° A

A energia eólica é a energia que provém do vento A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tem a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados. A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito-estufa.

No Brasil, a energia eólica é bastante utilizada para o bombeamento de água na irrigação, mas quase não existem usinas eólicas produtoras de energia elétrica. No final de 2007 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 247 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer de 2006. O Brasil é o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica. O primeiro projeto de geração eólica no país foi desenvolvido em Pernambuco, na ilha de Fernando de Noronha, para garantir o fornecimento de energia para a ilha que antes só contava com um gerador movido a diesel. Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para instalação de aerogeradores. A energia eólica brasileira teve um grande impulso com o programa do Governo Federal, o Proinfa, que possibilitará a instalação de novas usinas em diversas localidades brasileiras, principalmente no litoral nordestino e no litoral sul do Brasil. Desde 2000 foram instaladas as usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), e as maiores são o Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 MW e a de Rio do Fogo (Rio do Fogo-RN).

No final de 1994 a capacidade instalada global de turbinas ligadas à rede era de 3700 MW dos quais 1700 MW nos EUA e 1650 MW na Europa. A capacidade mundial de produção eólica cresceu rapidamente: passando de um crescimento anual de 541 MW em 1993 para 742 MW em 1994, dos quais aproximadamente 450 MW correspondem ao crescimento anual Europeu.   Prevê-se que o crescimento de potência instalada de origem eólica em 1995 atinja 1200 MW. Com um custo aproximado de 192 mil milhares de escudos por MW instalado. O mercado mundial para 1995 é de 230 000 milhões de milhares de escudos. Pontos Positivos: Energia Limpa, Sem necessidade de muita manutenção, Energia auto-suficiente, não necessita de ninguém administrar ou operar para gerar energia. Pontos Negativos: Custo relativamente alto para instalação, instalação de difícil acesso, Implantação mais eficiente em alto mar por motivos de ventos, necessidade de áreas com massas de ar forte. e tecnologia alta. apesar de parecer uma hélice comum, é feita de fibra de carbono e o seu eixo rotativo quase não gera atrito, justamente para aproveitar toda força do vento para geração de energia sem desperdício em força mecânica.