História da Arte I Pré-História
Contexto Divide-se em 4 fases: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos metais; As manifestações artísticas começam no Paleolítico superior, em cerca de 40.000 a.C. e vão até cerca de 4.000 a. C. com o fim do período pré-histórico, marcado pelo surgimento da escrita no contexto das grandes civilizações. As sucessivas fases da pré-história coexistem com todos os outros períodos, pois ainda se observam em algumas civilizações.
Período Paleolítico
Contexto Começa com o Homem de Cro-Magnon (Homo sapiens); Bandos nômades; Habitavam em cavernas e grutas; Conhece o fogo; Fabricam utensílios e armas de pedra lascada, osso e madeira; Desenvolve a linguagem para se comunicar; Utiliza peles de animais para se abrigar do frio; Acredita na magia e desenvolve rituais, tem sentimento religioso.
Paleolítico Superior 1ª fase Vênus de Lespugue
Pintura Características: bastante primitiva; rabiscos lúdicos de “macarrões”; Impressões de mãos e pés, em negativo ou positivo; Mais tarde surgem desenhos em grafite, sobretudo de contornos de animais. Desenho de observação.
Pintura Rupestre em Peche Merle, França
Vista geral da caverna de Lascaux – França
Cavalo – Lascaux
Touros – Lascaux
Bisões – Lascaux
Escultura Avanço das técnicas de escultura de utensílios em pedra e outros materiais, como madeira osso, marfim, chifre, etc; Predomínio de figuras femininas nuas, com esteatopigia; Menor número de figuras masculinas; Poucos animais esculpidos.
Vênus de Hohle Fels - Alemanha
Estudo da Vênus de Hohle-Fels com fotomicrografia digital.
Vênus de Hohle-Fels: Acondicionamento e manuseio
Vênus de Brassempouy - França
Vênus de Willendorf - Alemanha
Vênus de Savignano – Itália
Vênus de Tursac – França
Mamute de Vogelherd- Alemanha
Cavalo de Vogelherd – Alemanha
Paleolítico Superior 2ª fase Cavalo relinchando: Mas D’Azil – França
Pintura Prossegue o traçado monocromático; Surgem os preenchimentos e sombreados.
Gruta de Peche-Merle França
Escultura Predomínio de animais; Verossimilhança que contrasta com a deformidade das vênus; Grande variedade de materiais.
Cavalinho de Lourdes – Portugal
Friso com bisões em Tuc D’Audoubert – França
Paleolítico Superior 3ª Fase Bisão de Altamira – Espanha
Pintura Modelado pictórico e policromia; Pintura propriamente dita; Simulação de movimento; Escasseiam as representações humanas; Predomínio da fauna – finalidade de magia; No final começam as esquematizações.
Caverna de Altamira – Espanha
Bisão em Altamira – Detalhe
Bisão em Altamira
Caverna de Chauvet – França
Cavalos em Chauvet (detalhe)
Escultura No fim do período aparece uma tendência à estilização; Arpões de marfim e osso com formas zoomórficas.
Ponta de arpão com forma de animal - Bruniquel
Período Mesolítico
Pintura Aumento das esquematizações e estilizações; Principal manifestação é a pintura levantina espanhola; Cenas de dança, caça, combates, colheita do mel, narrativa; Tamanhos pequenos, tintas planas; Bastante figuras humanas: homens com plumas e arcos, mulheres com torso nu.
Desenhos em Cogull, Lérida – Espanha
Desenhos em Cogull – Espanha
Abrigo de Bicorp - Espanha
Abrigo de Valltorta - Espanha
Período Neolítico
Contexto Em cerca de 5000 a.C. notável mudança benéfica no clima; Domínio da obtenção do fogo; Início da agricultura; Domesticação de animais; Formação de povoados sedentários; Construção de choças, palafitas e abrigos em pedra.
Pintura Pictografia; Desaparece a representação verossímil dos animais; Dificil legibilidade de cenas e signos representativos; Simplificação da forma humana; Geometrização; Aplicação a objetos, sobreutudo cerâmica.
Vaso Dimini - Grécia
Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo. Escultura Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo.
Vaso campaniforme – Espanha
Vaso neolítico – Portugal
Construções megalíticas Recintos fortificados, templos e túmulos; Tipos: dólmens, menires, alineações de menires, cromlechs, etc.
Dolmen de Ferrussac - França
Curcuno bei Plouharnel- França
Mane Rethual bei Locmariaquer- França
Menires em Visbeker-Brautingham - Aleman
Alineação de Carnac – França
Stonehenge – Inglaterra
Cromlech de Carnac – França
Idade dos Metais
Contexto Divide-se em 3 idades: do cobre, do bronze e do ferro; Coexiste com as grandes civilizações na Europa até o Império Romano. Grande avanço nas técnicas de fabrico de armas e instrumentos, devido à descoberta da fundição de metais.
Idade do Cobre Iniciam-se as grandes civilizações históricas no Egito e na Mesopotâmia; Seguem as construções megalíticas. Descoberta da fundição do cobre com utilização para ferramentas agrícolas, armas.
Cairn de Kerleven- França
Menir antropomorfo - França
Idade do Bronze De 2000 a 1000 a. C., aproximadamente; Rotas comerciais desde o mediterrâneo até o norte da Europa; Arte decorativa e ornamental, de índole geométrica, com motivos recorrentes como a espiral; Construções: megalitos, talayots, taulas, navetas, cairns, coañas; Na escultura, figuras de pequenas dimensões em bronze e ouro; Fundição de armas, recipientes, objetos ornamentais.
Templo de Donon- Inglaterra
Túmulo em Dissignac- França
Coaña – Espanha
Talayot em Menorca – Espanha
Taula em Menorca – Espanha
Naveta de Tudons - Espanha
Cairn Barnenez – França
Carro de Trundholm – Dinamarca
Artefatos encontrados em escavações
Idade do Ferro De 1000 a. C. até a civilização romana; Coexiste comas culturas grega, etrusca e romana; Destaque para a cultura Celta, dividida em dois períodos: Hallstatt, de 1000 a 500 a.C. e Tène, de 500 até a era cristã; Rico trabalho em fundição e modelagem de caldeirões, jarros, cintos escudos, jóias, etc.
Carro ritual do período Hallstatt – Áustria
Carro ritual Hallstatt – Yugoslávia
Estátua Hallstatt de bronze – Áustria
Pingente Hallstatt de ouro – Áustria
Prato de cerâmica Hallstatt – Alemanha
Caldeirão de Gundestrup, período Tène – Irlanda
Broche de Tara – Irlanda
Arte de La Tène reproduzida em manuscrito irlandês
Torque de ouro – Portugal
Elmo da cultura Samnita (pré-romana) – Itália
Vaso de cerâmica La Tène – Suíça