História da Arte I Pré-História.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
REVISÃO.
Evolução.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
As divisões da pré-história:
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
PRÉ HISTÓRIA.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
ARQUEOLOGIA.
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Descrever as características de cada período da pré-história.
Periodização da História
Colégio da Polícia Militar.
Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano
Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ-HISTÓRIA Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
A arte na Pré-História.
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
História Contemporânea Séc. V d.C.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
CLIMA FASE DA HOMINIZAÇÃO CULTURAS PRINCIPAIS JAZIDAS PALEOLITICO
Povos que habitaram na Península Ibérica
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
As Primeiras Sociedades Humanas
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA.
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Pré - História Profª Patricia.
PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ - HISTÓRIA.
Pré-História: Arte Rupestre
Periodização da História
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Transcrição da apresentação:

História da Arte I Pré-História

Contexto Divide-se em 4 fases: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos metais; As manifestações artísticas começam no Paleolítico superior, em cerca de 40.000 a.C. e vão até cerca de 4.000 a. C. com o fim do período pré-histórico, marcado pelo surgimento da escrita no contexto das grandes civilizações. As sucessivas fases da pré-história coexistem com todos os outros períodos, pois ainda se observam em algumas civilizações.

Período Paleolítico

Contexto Começa com o Homem de Cro-Magnon (Homo sapiens); Bandos nômades; Habitavam em cavernas e grutas; Conhece o fogo; Fabricam utensílios e armas de pedra lascada, osso e madeira; Desenvolve a linguagem para se comunicar; Utiliza peles de animais para se abrigar do frio; Acredita na magia e desenvolve rituais, tem sentimento religioso.

Paleolítico Superior 1ª fase Vênus de Lespugue

Pintura Características: bastante primitiva; rabiscos lúdicos de “macarrões”; Impressões de mãos e pés, em negativo ou positivo; Mais tarde surgem desenhos em grafite, sobretudo de contornos de animais. Desenho de observação.

Pintura Rupestre em Peche Merle, França

Vista geral da caverna de Lascaux – França

Cavalo – Lascaux

Touros – Lascaux

Bisões – Lascaux

Escultura Avanço das técnicas de escultura de utensílios em pedra e outros materiais, como madeira osso, marfim, chifre, etc; Predomínio de figuras femininas nuas, com esteatopigia; Menor número de figuras masculinas; Poucos animais esculpidos.

Vênus de Hohle Fels - Alemanha

Estudo da Vênus de Hohle-Fels com fotomicrografia digital.

Vênus de Hohle-Fels: Acondicionamento e manuseio

Vênus de Brassempouy - França

Vênus de Willendorf - Alemanha

Vênus de Savignano – Itália

Vênus de Tursac – França

Mamute de Vogelherd- Alemanha

Cavalo de Vogelherd – Alemanha

Paleolítico Superior 2ª fase Cavalo relinchando: Mas D’Azil – França

Pintura Prossegue o traçado monocromático; Surgem os preenchimentos e sombreados.

Gruta de Peche-Merle França

Escultura Predomínio de animais; Verossimilhança que contrasta com a deformidade das vênus; Grande variedade de materiais.

Cavalinho de Lourdes – Portugal

Friso com bisões em Tuc D’Audoubert – França

Paleolítico Superior 3ª Fase Bisão de Altamira – Espanha

Pintura Modelado pictórico e policromia; Pintura propriamente dita; Simulação de movimento; Escasseiam as representações humanas; Predomínio da fauna – finalidade de magia; No final começam as esquematizações.

Caverna de Altamira – Espanha

Bisão em Altamira – Detalhe

Bisão em Altamira

Caverna de Chauvet – França

Cavalos em Chauvet (detalhe)

Escultura No fim do período aparece uma tendência à estilização; Arpões de marfim e osso com formas zoomórficas.

Ponta de arpão com forma de animal - Bruniquel

Período Mesolítico

Pintura Aumento das esquematizações e estilizações; Principal manifestação é a pintura levantina espanhola; Cenas de dança, caça, combates, colheita do mel, narrativa; Tamanhos pequenos, tintas planas; Bastante figuras humanas: homens com plumas e arcos, mulheres com torso nu.

Desenhos em Cogull, Lérida – Espanha

Desenhos em Cogull – Espanha

Abrigo de Bicorp - Espanha

Abrigo de Valltorta - Espanha

Período Neolítico

Contexto Em cerca de 5000 a.C. notável mudança benéfica no clima; Domínio da obtenção do fogo; Início da agricultura; Domesticação de animais; Formação de povoados sedentários; Construção de choças, palafitas e abrigos em pedra.

Pintura Pictografia; Desaparece a representação verossímil dos animais; Dificil legibilidade de cenas e signos representativos; Simplificação da forma humana; Geometrização; Aplicação a objetos, sobreutudo cerâmica.

Vaso Dimini - Grécia

Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo. Escultura Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo.

Vaso campaniforme – Espanha

Vaso neolítico – Portugal

Construções megalíticas Recintos fortificados, templos e túmulos; Tipos: dólmens, menires, alineações de menires, cromlechs, etc.

Dolmen de Ferrussac - França

Curcuno bei Plouharnel- França

Mane Rethual bei Locmariaquer- França

Menires em Visbeker-Brautingham - Aleman

Alineação de Carnac – França

Stonehenge – Inglaterra

Cromlech de Carnac – França

Idade dos Metais

Contexto Divide-se em 3 idades: do cobre, do bronze e do ferro; Coexiste com as grandes civilizações na Europa até o Império Romano. Grande avanço nas técnicas de fabrico de armas e instrumentos, devido à descoberta da fundição de metais.

Idade do Cobre Iniciam-se as grandes civilizações históricas no Egito e na Mesopotâmia; Seguem as construções megalíticas. Descoberta da fundição do cobre com utilização para ferramentas agrícolas, armas.

Cairn de Kerleven- França

Menir antropomorfo - França

Idade do Bronze De 2000 a 1000 a. C., aproximadamente; Rotas comerciais desde o mediterrâneo até o norte da Europa; Arte decorativa e ornamental, de índole geométrica, com motivos recorrentes como a espiral; Construções: megalitos, talayots, taulas, navetas, cairns, coañas; Na escultura, figuras de pequenas dimensões em bronze e ouro; Fundição de armas, recipientes, objetos ornamentais.

Templo de Donon- Inglaterra

Túmulo em Dissignac- França

Coaña – Espanha

Talayot em Menorca – Espanha

Taula em Menorca – Espanha

Naveta de Tudons - Espanha

Cairn Barnenez – França

Carro de Trundholm – Dinamarca

Artefatos encontrados em escavações

Idade do Ferro De 1000 a. C. até a civilização romana; Coexiste comas culturas grega, etrusca e romana; Destaque para a cultura Celta, dividida em dois períodos: Hallstatt, de 1000 a 500 a.C. e Tène, de 500 até a era cristã; Rico trabalho em fundição e modelagem de caldeirões, jarros, cintos escudos, jóias, etc.

Carro ritual do período Hallstatt – Áustria

Carro ritual Hallstatt – Yugoslávia

Estátua Hallstatt de bronze – Áustria

Pingente Hallstatt de ouro – Áustria

Prato de cerâmica Hallstatt – Alemanha

Caldeirão de Gundestrup, período Tène – Irlanda

Broche de Tara – Irlanda

Arte de La Tène reproduzida em manuscrito irlandês

Torque de ouro – Portugal

Elmo da cultura Samnita (pré-romana) – Itália

Vaso de cerâmica La Tène – Suíça