Tratamento de uma Curva Tensão Deformãção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUÊNCIA EM METAIS.
Advertisements

Flávia Spitale Jacques Poggiali
Equação de Bernoulli para fluidos reais
Prof. Guilherme G. Sotelo
2 Elasticidade e Plasticidade
Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Universidade Federal Rural
6-PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
3-PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS
Propriedades mecânicas dos metais
Conformabilidade das Chapas
Resistência dos Materiais Relação entre Tensões e Deformações
ENSAIO DE TRAÇÃO.
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Necessidade dos ensaios
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Métodos Numéricos Computacionais
Propriedades Mecânicas
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Propriedades Mecânicas: O Ensaio de Tração Uniaxial
Quadrados Mínimos.
Equações diferenciais ordinárias
DUREZA VICKERS A dureza Vickers se baseia na resistência que o material oferece à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo entre.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
Amintas engenharia.
COT 741 – Princípios de Deformação Plástica
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS POLÍMEROS
6-PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
COT741 – Princípios de Deformação Plástica
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
Equações algébricas e transcendentais
Interpolação e Ajuste de Curvas
Sistemas de Almas Curvas
Adensamento Camilla Borges.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
1 - Ensaio de Tração: Procedimentos Normalizados
Projeto Estrutural e Segurança
Biometria Básica (Matemática)
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Deformação Plástica por Fluência
Curva padrão Sucessão crescente ou decrescente de pontos obtidos da relação entre A concentração da espécie padrão pela sua intensidade de sinal proveniente.
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Flávia Spitale Jacques Poggiali
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Métodos Numéricos Computacionais
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Prof MSc Maurício Capucim
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
Algumas Propriedades Mecânicas
LOGÍSTICA-FABRICIO RIBEIRO
Ensaio de tração.
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Engenharia e Ciência dos Materiais I Profa.Dra.Lauralice Canale
Diagrama tensão x deformação Ensaio de tração de metais Curso Técnico Eletromecânica Tecnologia dos Materiais Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Monitor: Aline Chemin Prof. Dr. Cassius Ruchert
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Transcrição da apresentação:

Tratamento de uma Curva Tensão Deformãção COT – 741 Princípios de Deformação Plástica Prof: Paulo Emílio Valadão de Miranda Monitor: Guilherme Farias Miscow

Justificativa Um gráfico carga vs. deslocamento (Pi vs. lTi) produzido por um ensaio de tração é influenciado pela elasticidade do sistema deformante; Entende-se por sistema deformante toda a região fora do comprimento útil da amostra (l0), compreendendo parte do corpo de prova, garras, travessão de aplicação de carga, etc; A influência da elasticidade do sistema (Ks) será tão maior quanto menor for sua rigidez (resistência à deformãção elástica); Traçar uma curva tensão nominal vs. deformação nominal sem excluir os valores elásticos do sistema deformante resulta em erros. OBS: Exemplos baseados em resultados reais para um ensaio de tração em uma liga de alumínio D16T.

Gráfico Carga vs. Deslocamento

Tratamento Matemático ( ) l i p e a D + Alongamento elásto-plástico da amostra Alongamento elasto-plástico total Alongamento elástico total Alongamento elástico da amostra l Ti D k P s i E A l P o i

Comparação

Tensão Verdadeira vs. Deformação Verdadeira Uma vez que a deformãção elástica é não permanente, a deformação verdadeira é considerada somente a parcela plástica da deformação; Os valores são obtidos a partir da curva tensão nominal vs. deformação nominal.

Tratamento Matemático A partir dos valores obtidos, obtenha um polinômio que melhor ajuste a curva original; A partir desse polinômio, trace uma nova curva tensão verdadeira vs. deformação verdadeira ajustada; Os cálculos da cinética da deformação plástica serão obtidos a partir da curva ajustada.

Exemplo

Comparação A seguir aparecem 3 exemplos práticos; A curva não corrigida A inclui as informações elasto-plásticas tanto da amostra quanto do sistema deformante; Aplicando a correção, mas ainda deixando os valores elásticos da amostra, gera a curva não corrigida B; A curva corrigida leva em conta somente valores plásticos.

Comparação

Tratamento Matemático Equações empíricas buscam descrever o comportamento do material durante a deformação plástica; São determinados matematicamente os estágios de encruamento; As equações mais utilizadas são as de Hollomon, Ludwig e Swift.

Tratamento Matemático Hollomon -  = Ken Normalmente descreve curvas que apresentam um único estágio de encruamento; Em um gráfico logarítmico o traço é uma reta; K representa um coeficiente de resistência enquanto n é o expoente de encruamento. Ludwig -  = 0 + Ken Descreve um ou mais estágios de encruamento; Em um gráfico logarítmico o traço é parabólico ou linear; 0 representa uma tensão de escoamento. Swift -  = K(ε+ ε0)n Em um gráfico logarítmico o traço é hiperbólico ou linear; ε0 representa uma deformação inicial.

Obtenção dos Estágios de Encruamento A partir da curva tensão verdadeira vs. deformação verdadeira ajustada, aplicar o logarítimo nos dois eixos (Hollomon) e depois traçar a derivada (Ludwig e Swift); Fazer ajustes lineares convenientes; A partir das equações constitutivas linearizadas, identificar os valores de inclinação (m) das retas ajustadas e de b. Equação da reta: y – y0 = m(x – x0) Hollomon linearizada: ln σ = ln K + n * ln ε Ludwig derivada - linearizada: ln dσ/dε = ln(n*K) + (n-1)*ln ε Swift derivada – linearizada: ln dσ/dε = ln(n) + 1/n * ln(k) + ((n-1)/n) * ln (σ)

Como ajustar retas a essa curva??? Exemplo PROBLEMA! Como ajustar retas a essa curva???

Determinação Analítica Identificar os pontos de uma curva v x εv; Ajustar um polinômio a esses valores; A partir do polinômio ajustado traçar a curva v x εv; Aplicar um ajuste não linear através de uma equação escolhida em intervalos cada vez maiores; Interromper o ajuste a partir do momento em que a curva ajustada não acompanhar mais a curva v x εv; Repetir o ajuste para valores a partir dos valores interrompidos anteriormente.

Exemplo

Gráfico vs. Computacional De simples execução; Rápido e fácil; Sujeito a erros sistemáticos; Baixa reprodutibilidade. Alta reprodutibilidade; Dificilmente sujeito a erros; Resultados comparáveis em tempo real; Requer conhecimentos computacionais; Relativamente demorado;