MOVIMENTOS POPULACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Os movimentos migratórios
Distribuição da população em Portugal Continental
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Movimentos migratórios
Subdesenvolvimento.
Movimentos imigratórios
População Mundial e do Brasil
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
CENTRO SUL.
Estrutura da População II
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Histórico e Hierarquias urbanas
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
Movimentos migratórios
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Migrações internas – exemplos históricos
Movimentos Migratórios Internos
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Migrações – O vaivém da população pelo mundo
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTOS POPULACIONAIS Prof. André - Geografia

Dinâmica Populacional Conjunto de transformações que uma população sofre em diferentes aspectos. Ou seja, fatores que podem aumentar ou diminuir o efetivo populacional de um determinado país são chamados de movimentos verticais e horizontais. **Movimentos Verticais – tb chamados de demográficos ou vegetativos, este movimento determina o aumento ou diminuição da população por meio da taxa de natalidade ou mortalidade. **Movimentos Horizontais – tb denominados de transladativos ou simplesmente mobilidade espacial (Migração)

Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos … Conflitos Religiosos  Israel X Palestinos // Caxemira … Étnico Raciais  Hutus X Tutsis (Ruanda). Naturais  Tsunami, Terremotos, Vulcões. Econômicos  países periféricos para os centrais.

Etapas da Migração: Emigração – lugar de repulsão; Imigração – lugar de atração.

Classificação das migrações de acordo com o Tempo 01) Migrações Temporárias – existem quatro tipos e migrações temporárias. *Nomadismo – movimento de comunidades que vivem de coleta de frutos, caça, pesca ou exploração de pequenos rebanhos, além dos comerciantes que vivem de suas caravanas, cruzando desertos africanos e asiáticos. *Transumância – deslocamento periódico entre dois locais bem definidos. Ex: Ásia de Monções. *Migração Sazonal – realizada em função das estações do ano, ou seja, de acordo com a estação se verifica o plantio e a colheita de um produto, o que representa mão de obra. Ex: Safristas que trabalham na colheita de cana-de-açúcar, laranja, café ou algodão. *Movimentos Pendulares – denominados tb de migrações diárias ou Commuting, são deslocamentos de trabalhadores e estudantes entre duas cidades ou cidade campo. Geralmente o seu sentido e do centro para a periferia. As cidades de moradia são denominadas cidades dormitórios ou cidades-alojamento. Ex: Bóias-frias. 02) Migrações Permanentes – o deslocamento do migrante tem caráter definitivo.

Classificação da migrações de acordo com o Espaço 01) Migrações Externas – aquelas em que a fronteira é ultrapassada, podendo ser intercontinental ou mesmo continental.  Alguns exemplos a) migrações do século XIX e início do XX Leste-Oeste na direção Europa-América; ou mesmo África Meridional (Sul) para a Austrália e Nova Zelândia. b) A partir da década de 1960 as migrações intercontinentais mudam de rumo, passando a ter um caráter sul-norte (africanos, latino-americanos, asiáticos que procuram se deslocar para países Desenvolvidos do Norte – estes são denominados de Bárbaros do Sul) A Xenofobia cresce nestes países a medida que cresce o desemprego, assim, os europeus vêem os imigrantes como usurpadores de seus empregos. 02) Migrações Internas – realizadas dentro de um mesmo país, podendo ser (1)rural-rural; (2)urbana-urbana; (3)urbana-rural e (4)rural urbana. *Exodo Rural – é a migração rural-urbana dos países subdesenvolvidos que acaba sendo muito intensa nos últimos trinta anos, que ocasionada por diversos fatores acaba promovendo o inchaço urbano.

Classificação da migração de acordo com a Organização: *Migração Forçada – migrante é obrigado a sair do seu local de moradia. Ex: escravos vindos da África, população ribeirinha descoladas por causa de uma barragem... *Migração Espontânea – migrante se desloca por sua própria decisão.Em geral possui um caráter clandestino. Ex: Brazucas – brasileiros que entras como clandestinos nos EUA; *Migração Estimulada – migrante é estimulado a migrar para uma nova área ou país mediante incentivos governamentais. Ex alemães que vieram para o Br estimulados pelo governo imperial BR *Migração Planejada – tb chamada de controlada ou racional, ocorre qdo o migrante tem que se submeter a uma séria de condições impostas pelo governo.

MIGRAÇÕES ESPAÇO INTERNAS Êxodo rural EXTERNAS Intracontinental // Intercontinental DURAÇÃO DEFINITIVA TEMPORÁRIA FORMA // ORGANIZAÇÃO VOLUNTÁRIA FORÇADA CONTROLE LEGAIS CLANDESTINA

Migrações Internacionais

Migrações Internacionais

EUA e os Imigrantes Lei hr 4437 Imigrantes protestam contra o projeto de lei HR 4437, aprovado pela Câmara dos Representantes (deputados), que determina que todos/as imigrantes ilegais dos Estados Unidos sejam deportados/as. Lei hr 4437 trabalhando e exigindo direitos nos Estados Unidos. FOTO: Em São Franscisco, Califórnia, milhares de estudantes se reuniram nas ruas Imigrantes legais e ilegais e suas famílias tomaram as ruas de mais de cem cidades

EUA e a XENOFOBIA VOLUNTÁRIO DOS EUA olha por cima do na Divisa com o México, na Califórnia, à procura de imigrantes ilegais , para denunciá-los à polícia de fronteira.(JUL/2005)

Migrações e o Brasil

Migrações Curiosas