TIPOLOGIA BIBLICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dons desapareceram ou ainda continuam
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Tipologia bíblica 5 Tipos humanos de Cristo.
Parábolas do Tesouro escondido e da Pérola Mateus
“Aonde ficam as almas após a morte e antes do Juízo Final?”
Parábolas de Jesus.
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial.
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).
ROMANOS.
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
O MÉTODO ANALÍTICO.
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
Interpretação teológica
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Interpretação simbólica e tipológica das Escrituras
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
“Cristo morreu pelos ímpios”
Caminhada do Povo de Deus
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
OS ANJOS É verdade que nada sabemos com certeza acerca dos anjos a não ser pela revelação bíblica. É muito importante sabermos que toda a criação de Deus.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
MOVIMENTO PENTECOSTAL
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
Maria na Bíblia .
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Por Moisés Sampaio de Paula
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Frei Vanildo Luiz Zugno
Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio.
Alcançando As Promessas
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
Hebreus 7 A Aliança Superior
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Interpretando as Escrituras Sagradas
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
A Lei de Deus Êxodo
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Revelação de Deus (23-26). Citar a DV. Pessoa humana: grandeza e miséria (27-30) Deus, libertador e Salvador (31-32) 6.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
LIÇÃO 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
O MÉTODO ANALÍTICO.
Presentation Title Your company information.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Transcrição da apresentação:

TIPOLOGIA BIBLICA

TIPOLOGIA BIBLICA 1 - INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E TIPOLÓGICA DAS ESCRITURAS Os fatos podem ter um significado simbólico. Os fatos podem ter um significado tipológico.

I - A INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA DAS ESCRITURAS

A palavra “tipologia” é de origem grega A palavra “tipologia” é de origem grega. Deriva-se do substantivo typos, termo usado no mundo antigo para indicar a marca de um golpe; uma impressão, a marca feita por um cunho – daí o sentido de figura, imagem; modelo ou padrão, que é o sentido mais comum na Bíblia.

Todos os crentes, como tais, devem considerar-se modelos ou padrões da vida que se assemelha à de Cristo. É relevante fazer uma distinção entre tipo e símbolo. Embora ambos indiquem alguma coisa, diferem em pontos importantes. •Símbolo é um sinal. •Tipo é um modelo ou imagem de alguma coisa. •O símbolo refere-se a alguma coisa do passado, presente ou futuro. •O tipo sempre prefigura uma realidade futura.

Teologia do Antigo Testamento Princípios hermenêuticos ( Tipologia, Alegoria e Analogia)

TIPOS, ALEGORIA E ANALOGIA Tipologia. termo é derivado da palavra grega 'typos' que significa 'modelo' ou ' figura'. “Interpretação moral”. A tipologia apresenta progressivamente como Deus vai desenvolvendo seu plano de salvação.

A tipologia bíblica envolve uma correspondência análoga em que eventos (saída do Egito e a conversão), pessoas (Abraão tipifica Deus entregando seu filho) lugares (deserto representa sofrimento) anteriores na história da salvação tornam-se padrões por meio dos quais eventos posteriores, pessoas, lugares, etc. são interpretados.

No NT a palavra era usada em dois sentidos: Correspondência entre duas situações históricas tais como Adão e Cristo (Rm 5:14); A correspondência entre o padrão celestial e seu equivalente terrestre; Ex: o divino por trás da tenda/tabernáculo, (Atos 7:44, Hb 8:5;9:24)

CONCEITO DE TIPOLOGIA Tipologia é o estudo de pessoas, instituições, lugares, objetos e eventos históricos encontrados no Antigo Testamento (os tipos), os quais prefiguram realidades futuras na história da revelação (os antítipos), Tipologia é uma teologia da progressão dos atos salvívicos de Deus através de Jesus;

CATEGORIAS DA TIPOLOGIA Pessoas: Adão/Melquisedeque; Eventos: O dilúvio/a serpente de bronze; Instituições: Festas/lugares(Jerusalém; Objetos: Altar de holocausto/incenso; Ofícios: (profeta/sacerdote,rei);

ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DE UM TIPO Elemento de semelhança, não basta imaginação, ver (A arca entre os dois querubins; Jesus no meio dos dos ladrões; Jesus o elo dos dois Testamentos); Elemento histórico; Tem que haver relação histórica e teológica, ver I Co 5:7(páscoa e Cristo); Elemento profético ou pre-figurativo; Elemento de progresso ou elevação histórica (a redenção do povo do Egito (física) e a redenção de Cristo na Cruz (espiritual); Intenção divina, isto é, tipos já mencionados na Bíblia;

CUIDADOS NO USO DA TIPOLOGIA A tipologia deve se basear em paralelos históricos genuínos ao invés de paralelos mitológicos intemporais; A tipologia não deve redefinir o significado do texto nem sugerir uma correspondência artificial; Tanto as passagens do AT como do NT devem ser sujeitadas à exegese antes de se formular paralelos; É bom evitar dogmatizar tipos.

As características dos tipos Temos que tomar cuidado com dois erros: 1) Limitar demais o elemento tipológico. 2) Ampliá-lo indevidamente. É mais comum dizer que um tipo é um exemplo ou um modelo.

“Um símbolo não é uma imagem, mas um sinal de alguma outra coisa “Um símbolo não é uma imagem, mas um sinal de alguma outra coisa. E isso, em muitos casos, é o que as narrativas das Escrituras são”

Um exemplo: Em Jo 6:1-13, Jesus alimentou uma multidão de mais de 5000 pessoas de forma miraculosa. Considerar esse milagre apenas como sinal da onipotência do Senhor é errar na interpretação da mesma forma que erraram os judeus nos dias de Jesus. Eles não enxergaram que isso era um sinal que apontava para a suficiência de Jesus como o pão celestial, para satisfazer a alma faminta dos homens. O próprio Cristo revelou claramente o significado desse milagre em seu discurso em Cafarnaum, no dia seguinte.

Os fatos podem ter um significado tipológico. O que é um tipo? Quais as regras que se aplicam à sua interpretação?

OBSERVAR O TEXTO Vejamos as dez virgens - Mt 25:1...13 ANALISAR O CONTEXTO Multiplicação de pães e Peixes Jo 6:1...15 2ª Multiplicação de pães e Peixes Mc 8:1...21

ALEGORIA Dispositivo oral ou literário que procura expressar verdades abstratas em formas ilustradas. É uma espécie de metáfora extensa em forma de uma narrativa. Ex: Jesus o Bom Pastor; A narrativa a que se refere a analogia pode ser fictícia ou não, isto é, tanto pode ser factível como fictícia; Há uma distinção entre o uso literário da alegoria e o método interpretativo chamado de “alegorização”; O método consiste na busca de um significado além texto. O método representa mais o pensamento do intérprete do que do autor original.

Vários elementos comparativos; ANÁLISE DAS ALEGORIAS Factual ou fictícia; Vários elementos comparativos; As interpretações ocorrem ao longo da história; Visam apresentar verdades espirituais por meio de comparações

PERIGOS DA ALEGORIZAÇÃO Olhar Lucas 15 – As 3 parábolas, somente 1 verdade. Tornar o sentido histórico irrelevante; Acreditar que há um sentido “mais profundo” do que o explicitado no texto; Acreditar que tudo no AT pode ser alegorizado; Deixar de lado o esforço que a exegese exige para dar asas a imaginação. Calvino considerado um dos maiores intérpretes da Bíblia se referia a alegorização como “jogos fúteis” e responsável por “desfigurar” a Bíblia.

UM EXEMPLO FANTASIOSO DE ALEGORIA Lc 10:30-37- O Bom Samaritano: O homem atacado simboliza Adão, a humanidade; Jerusalém, os céus; Jericó, o mundo; Os ladrões, o diabo e suas hostes; O sacerdote, a lei; O levita, os profetas; O bom samaritano, Cristo; O animal, o corpo de Cristo que suporta o Adão caído; A estalagem, a igreja; As duas moedas, (o Pai e o Filho, Antigo e Novo Testamento, os dois mandamento que resumem a lei, Fé e obras, virtude e conhecimento, o corpo e sangue de Jesus, vida presente e vida futura); E a promessa do bom samaritano voltar, a segunda vinda de Cristo.

ALGUMAS ALEGORIAS NA BÍBLIA O Senhor é o pastor dos crentes, Sl 23; Israel é uma vinha destruída, Sl 80:8- 16; Israel é uma vinha sem frutos, Is 5:1-7; Samaria e Jerusalém são duas prostitutas, Ez 23; Hagar e Sara são duas alianças, Gl 4:21- 31; A armadura do crente, Ef 6:11-17.

ANALOGIA Analogia significa semelhança. No que diz respeito a linguagem religiosa, está em contraste com dois outros pontos de vista: o unívoco e o equívoco; A linguagem unívoca expressa inteiramente o mesmo sentido (“Deus é bom”; “meu pai é bom”) Já a palavra equívoca tem o sentido inteiramente diferente; (“Deus é rocha”; “rocha é. Portanto, linguagem análoga aproxima esses dois outros conceitos, pois expressa um significado que é semelhante, sem ser idêntico nem totalmente diferente.