1. 2 3 4 5 Revelação de Deus (23-26). Citar a DV. Pessoa humana: grandeza e miséria (27-30) Deus, libertador e Salvador (31-32) 6.

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Transcrição da apresentação:

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Revelação de Deus (23-26). Citar a DV. Pessoa humana: grandeza e miséria (27-30) Deus, libertador e Salvador (31-32) 6

A eleição de Israel (33-36) A aliança (37-42) A lei - a Torá (43-45) A oração e o culto, Jerusalém e o Templo (46-51) Repreensões divinas e condenações (52-53) As promessas (54-64) 7

Como um "revelador" durante a revelação de um filme fotográfico, a pessoa de Jesus e os eventos que lhe dizem respeito a ela fizeram com que aparecesse nas Escrituras uma plenitude de sentido (significado) que antes não podia ser percebida. Esta plenitude de sentido estabelece entre o Novo e o Antigo Testamento uma tríplice relação: de continuidade, de descontinuidade e de progressão. 8

1. O Novo Testamento, além de reconhecer a autoridade das Escrituras judaicas e de procurar demonstrar constantemente que os "novos" eventos são conforme ao que foi anunciado, aceita todos os grandes temas da teologia de Israel. 9

1. Não se pode negar que a passagem do Antigo para o Novo Testamento comporta rupturas. Estas não eliminaram a continuidade, mas a pressupõem naquilo que é essencial. Elas se referem a setores inteiros da Lei: instituições, como o sacerdócio levítico e o Templo de Jerusalém, formas de culto, praticas religiosas e rituais, prescrições alimentares. Ainda interpretações legais restritivas (por exemplo: quanto ao modo de viver o shabbat (sábado). 10

A descontinuidade sobre alguns aspectos nada mais é do que o aspecto negativo de uma realidade cujo aspecto positivo se chama progressão: 1. Deus: o NT mantém firme a fé no monoteística de Israel. Deus permanece único; porém, o Filho e o Espírito participam deste mistério que agora se revela como ternário, trinitário. 2. O ser humano: é criado "grande", à imagem e semelhança do Deus vivo. Porém, agora somos chamados a sermos conformados ao (pelo)Filho no Espirito Santo. 3. O povo de Deus: confirma-se a eleição de Israel, porém, nunca numa perspectiva exclusiva, mas sim inclusiva. Assim, o NT sublinha o caráter de mediação (sacerdotal -serviço) da eleição de Israel frente a todos os povos. 11