Evangelho São Marcos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Advertisements

VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3a
Parábolas de Jesus.
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).
FRUTIFICANDO EM CRISTO
A partir de agora, vamos conhecer um pouco mais do amor de Deus estudando as profecias dos livros de Daniel e Apocalipse. Embora escritos em épocas.
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
São Mateus – Ano litúrgico A
Os Apóstolos de Jesus Bartolomeu(Nathanael) (1) Tiago menor (2) André (3) Pedro (4) Judas (5) João (6) JESUS- Tomé (dedo.
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
Prontos para falar I Pedro estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós..
MARCOS Sobre a rejeição.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
PERGUNTA DO SÁBADO PASSADO
Joani Alves Ferreira Júnior
A Ressurreição de Jesus no Evangelho de Lucas (Cap. 24)
A Bíblia é um livro comum ?
1) O que significa a oração para nós
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
ATOS DOS APÓSTOLOS.
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
Caríssimos, Jesus começou o seu ministério formando um grupo, chamou os que ele quis (Mc 3,13) e cada um o seguiu de livre e espontânea vontade. Esse.
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Alguém me tocou... "E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem sei que de mim saiu virtude." (Lucas 8 : 46)
ADVENTO.
Convencer Ensinar Guiar Interceder. Convencer Ensinar Guiar Interceder.
“A VIDA É MISSÃO”.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
EVANGELISMO PÚBLICO.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
“Ele depois de ter pré-anunciado aos discípulos sua Paixão, levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os conduziu à parte, sobre o monte. Ele.
A verdadeira espiritualidade
Estudo para reunião de célula
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Jesus chama os doze discípulos
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
Conhecer a Jesus Cristo
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
CAMINHO O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU evangelho de Lucas.
A Primeira pedra.
Simplesmente mudança de vida!
Texto Básico: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Lição de maio de Que que dizer Lucas quando fala da assistência à igreja aos sábado como um costume de Jesus? Por que deveríamos ter nós também.
INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
1 Santidade ao Senhor! 03 de maio de 2014
LIÇÃO 11 A SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA
Testemunhas.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro.
“Não deis pérolas aos porcos” Mateus 7: 6 E “Nada de Sinal” Marcos 8:12 Escola Dominical - IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 13 de setembro de 2015.
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Transcrição da apresentação:

Evangelho São Marcos

Durante todo o ano de 2015 nas missas dominicais vamos proclamar o Evangelho de São Marcos. É necessário porém fazer uma leitura do conjunto de todo e evangelho para compreender melhor cada uma das partes. Este é o objetivo deste trabalho Vamos usar como base os estudos - de Xavier Leon-Dufour e - de Ivani Reimer .

Onde está MARCOS evangelista?

Argumento da autoridade secundária O fato de ser atribuído a um discípulo secundário que não tinha contato direto com Jesus é um testemunho de que este texto é mesmo de Marcos Argumento da autoridade secundária

Quem é Marcos NARRADOR CATEQUISTA EVANGELIZADOR

Marcos, o mais antigo dos evangelhos

Para quem Marcos escreve o seu evangelho?

Marcos, narrador Ele narra o que ouviu de Pedro. Vai acrescentando narrativa sobre narrativa. Para Marcos basta colocar a palavra “e” para juntar uma narrativa a outra ao passo que os outros evangelistas exista muitas vezes um trabalho de seleção e harmonização. É um estilo oral. Como narrador usa termos populares: Vejo as pessoas como árvores que andam 8,24 / Ninguém podia prende-lo, nem com correntes 5,3 etc Narra particularidades que em nada “melhoram” a importância de Jesus. Exemplo: ‘anda, por que ela tinha 12 anos’ 5,42 Ele é o único a lembrar com realismo que Jesus usou a palavra “talita” para curar a filha de Jairo A barca 3,9, a sandália 6,9,

Marcos narra o testemunho de Pedro Narrações atribuídas ao próprio Pedro: Vocação dos discípulos Cura da sogra Partida improvisada de Cafarnaum Chamado de Levi (Mateus) parentela de Jesus, rejeição de Nazaré Confissão de Pedro, Transfiguração Negação de Pedro

Marcos não faz menção aos fatos nos quais Pedro não é testemunha Episódios do Batista O processo perante Pilatos A preparação da ceia .MARCOS busca ser um narrador confiável.

Marcos, catequista Diferente de Lucas, Mateus e João, Marcos não se detém nos discursos de Jesus. Várias vezes ele fala apenas que o Senhor ensinava sem colocar no texto o ensinamento . Exemplo ‘o sermão da montanha’ Como um bom catequista ele está preocupado com a mensagem central, No Evangelho de Marcos existe coleção de Parábolas, de controvércias de Jesus com os fariseus, porém elas já estão organizadas nas fontes que ele usou par redigir o seu texto.

Segredo Messiânico PEDAGOGIA DE JESUS

da Boa Nova de Jesus Cristo, Marcos, evangelista “Princípio da Boa Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Marcos 1,1) Princípio= como no Genesis Boa Nova = Evangelho Marcos escreveu o seu evangelho para revelar aos pagãos que Jesus é o Filho de Deus!