UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microcontroladores Uma visão geral.
Advertisements

Organização e Arquitetura de Computadores I Microarquitetura
CPU: Controle e processamento
O Sistema de Computação
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura e organização de computadores.
Entrada e Saída Introdução.
Técnicas para operações E/S
Arquitetura de Computadores
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
Unidade Lógica e Aritmética Introdução à Ciência da Computação
Unidades de Execução e de Controle Sistemas Digitais.
Eletrônica Digital Multiplexadores e Demultiplexadores
Sistemas Operacionais
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Introdução à Informática
REPRESENTAÇÃO DE INSTRUÇÕES
1. Circuitos seqüenciais - conceito 2. Flip-flops 3. Registradores 4
Arquitetura de Computadores
Fundamentos do Projeto Lógico
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Introdução à Programação
Prof. João Paulo de Toledo Gomes
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
Prof.: Vagner Pinto Borges Prof.: Vagner Pinto Introdução à Arquitetura e Organização.
Unidade Central de Processamento UCP
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais I
Organização de um computador
Organização e Arquitetura de Computadores
Agenda - Aula 2 Introdução (Computador Digital) Processadores
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Arquitetura de Computadores.
Processamento de dados na UCP e memória UCP
TIC - Conceitos Introdutórios
Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Definição O processador é o C.I. mais importante do computador. Ele é considerado como o cérebro do computador e funciona como uma UCP – Unidade Central.
Introdução à INFORMÁTICA
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Eletrônica Digital II ELT013
Organização e Arquitetura de Computadores
Unidade de Controle.
Tudo sobre o Processador
Parte 3 Seção de Dados e Unidade de Controle
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
CPU (Unidade Central de Processamento Processador É constituído por um conjunto de chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções.
UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos.
Processador André Santos nº1 Prof: Carlos Pereira
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Microcomputadores
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Diagrama em blocos: Hardware de Computadores
Organização Estruturada de Computadores
FLIP-FLOPs.
Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores
Microcontroladores.
Pet computação UFPE Arquitetura Von Neumann. pet computação UFPE 1.Definição e tipos de arquitetura Quando falamos em arquitetura temos dois tipos a considerar:
Basicamente, um computador é uma máquina ou um conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos capazes de processar informação. A estrutura.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Construção de Via de dados Trabalho Avaliativo do Primeiro Bimestre. Marcos André de Sena Silva.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA) Princípios Básicos de Funcionamento

Modelo de Von Neumann Todo computador é formado por: Unidade de Central de Processamento (CPU) Periféricos de Entrada e Saída Memórias

Modelo de Von Neumann A CPU contém: Elementos de Armazenamento (Registradores) Unidade Lógica e Aritmética (ULA) Circuitos de Controle e Temporização.

Modelo de Von Neumann Componentes Básicos de um Computador

Modelo de Von Neumann

Nosso objeto de estudo será a UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Unidade Lógica e Aritmética Podemos considerá-la como uma “grande calculadora eletrônica” do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.

Unidade Lógica e Aritmética É a parte do computador onde são feitas as operações aritméticas e lógicas com os dados O tipo de operação a ser executado é determinado por sinais vindos da unidade de controle. Os dados a serem operados são lidos dos dispositivos de entrada para a memória e após obtidos os resultados enviados novamente para a memória e daí para os dispositivos de saída de dados.

Unidade Lógica e Aritmética A tecnologia utilizada foi inicialmente relés, herança da telefonia, e posteriormente válvulas, herança da radiofonia. Com o aparecimento dos transistores, e depois dos circuitos integrados, os circuitos da ULA passaram a ser implementados com a tecnologia de semi-condutores.

Unidade Lógica e Aritmética A ULA pode realizar diversas operações, entre elas: Adição Subtração Operações lógicas (E, OU, XOR, Inversão) Deslocamento (à esquerda e à direita) Comparação

Unidade Lógica e Aritmética Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando as quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.

Unidade Lógica e Aritmética As ULA’s mais modernas realizam também as operações de multiplicação e divisão. As operações são realizadas pela leitura de dois registradores fontes do banco de registradores, e com a escrita do resultado no registrador de destino.

Unidade Lógica e Aritmética Podemos concluir então, que a ULA: Executa operações aritméticas comuns Toma decisões lógicas, resolvendo sintaxes lógicas em uma programação.

Unidade Lógica e Aritmética Uma ULA pode ser construída como uma cascata de vários estágios idênticos. Não existem regras de como projetar cada estágio da ULA. Em geral, a aplicação determina o circuito de cada estágio da ULA.

Unidade Lógica e Aritmética Na próxima figura é mostrado o diagrama em blocos da ULA, onde: /RACARGA – Habilita a transferência do conteúdo do barramento de dados para o Acumulador, quando houver uma transição positiva do /CLOCK. /RBCARGA - Habilita a transferência do conteúdo do barramento de dados para o Registrador Temporário, quando houver uma transiçãopositiva do /CLOCK.

Unidade Lógica e Aritmética MODOULA – Define o modo (aritmético = 1 ou lógico = 0) de operação de UL. S0, S1, S2, S3 – define a operação as ser realizada. /FLAG – Armazena o estado dos Flags no Registrador de Flags. /UM – Define o estado fo carry de entrada. /ULALER – Habilita a transferência do resultado para barramento de dados.

Unidade Lógica e Aritmética Existem diversos circuitos integrados disponíveis comercialmente que são classificados e vendidos como ULA, apesar de não apresentarem a capacidade lógica e aritmética de uma ULA.

Unidade Lógica e Aritmética Esses circuitos são capazes de realizar várias operações lógicas e aritméticas diferentes com dados binários de entrada. A operação específica é determinada pelo código binário específico que é aplicado nas entradas dos bits seletores de função. Cada circuito possui um conjunto específico de funções que pode executar, diferente das demais ULA’s.