A FENOMENOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Advertisements

John Locke Empirismo.
1. A palavra “Fenomenologia”
A Natureza Humana e o Dever
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
MÓDULO COMUNICAÇÃO INTERNA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Filosofia
Filosofia
LINGUAGEM E PENSAMENTO
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
Os níveis básicos da leitura
CORPO, CULTURA e LINGUAGEM CORPORAL
CUIDAR, UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES HUMANAS
LEMBRE-SE... QUE ASSISTIR À TELEVISÃO... TORNA-SE UM MODO DE VIDA... OU MAIS PRECISAMENTE... UM MODO DE EVITAR À VIDA! LEMBRE-SE.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
A atitude e a experiência filosófica
Introdução ao conceito de ÉTICA
Psicologia das faculdades
O existencialismo de Sartre
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Intencionalidade discursiva
Introdução à Prática da Pesquisa I
Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011
Espacialidade, o lugar do sujeito.
Ou quem e o que o constitui
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.
Sistema Piaget de Ensino
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
Um venerável Amigo – 01/AGO/2010 Esse final de respiração cósmica existente, inscrito nos ciclos da humanidade, se reproduz regularmente. Mas, hoje, a.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
CONSCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA DE SI
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
Formação Amigos para Sempre Trimestre Fev/ Mar/Abr
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Capítulo 7 Moreira, D. O método fenomenológico na pesquisa. SP: Ed
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
Atividade complementar 04
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Immanuel Kant
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Mecanicismo cartesiano
Doutrina do conhecimento John Locke John Locke ( )
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Locke III “ A DOUTRINA DO CONHECIMENTO ”. Intuição Ideias de percepção: (sensação) = exterior Ideias de reflexão: (interior) Síntese 1 2 Das ideias simples.
Comunidade (Direitos humanos e alteridade) l Psicologia e Comunidade 1 Luciana Souza Borges.
Locke V O Conhecimento: “O seu valor e a sua extensão”
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Apresenta: Workshop UM OLHAR...
Filosofia Moderna.
A INTENCIONALIDADE DA CONSCIÊNCIA
Fenomenologia Profa. Vânia Teles Psicoterapeuta Vivencial
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
A ideia da fenomenologia alguns apontamentos
Transcrição da apresentação:

A FENOMENOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A FENOMENOLOGIA Edmund Husserl Prof. Ed. Física Sergio Novaes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSCENDENTAL DO SER HUMANO Para entendermos melhor a Estrutura Transcendental , precisamos antes decifrar algumas palavras chaves : Palavras Chaves : Percepção / Percebido Transcendente Vivências Estrutura Comum Sujeito Transcendental Reflexão Consciência Corporeidade Reação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Percepção / Percebido : Algo para conhecer a realidade externa = relacionada propositalmente ao objeto percebido . Esta estrutura Percepção / Percebido é inseparável a Estrutura Transcendental do Ser Humano . Transcendente : Aquilo que esta além , por exemplo em relação a um objeto algo além do mesmo , além do percebido , no caso do texto além da Folha .

Vivências = Consciência UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Vivências = Consciência Ponto fundamentalmente novo segundo Husserl na nova Fenomenologia temos as vivências . Dentro das Vivências do ser humano temos : Reflexão Lembrança Memória Imaginação Fantasia Sendo todos esses itens acumulados durante a vida do ser humano.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Estrutura Comum : Ao se verificar a existência de nossas vivências chegamos a conclusão de que podemos ter como foco um mesmo lugar mas com uma referência distinta. Podemos ter como referência um filme, um livro , uma casa mas que para cada ser humano terá uma visão diferenciada isto nos leva a chamada Estrutura Comum = Experiências comuns com conteúdos diversos . Sujeito Transcendental: Sabemos que é verdadeiro o fato de não possuirmos os mesmos conteúdos de experiências e vivências , mas há um ponto em comum em todos seres humanos, atos em que todos nós podemos realizar podendo ser abertos ao mundo externo (percepção) ou inerentes à vida interior .

No dicionário da Lingua Portugusa : ponderação , observação. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Reflexão : No dicionário da Lingua Portugusa : ponderação , observação. Para Husserl é a capacidade de examinar toda a estrutura do ser humano = ato reflexivo para dentro de si. Apesar de ser um ato de capacidade intelectual não quer dizer que não tenha também a parte corporal que esta representada pela percepção no ser humano.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Consciência : Para poder perceber e reconhecer que existe a percepção que se refere ao por e não só a reflexão que nos remete ao intelectual temos a consciência . Consciência esta que nos faz olhar coisas , lembrar de lugares , enfim ter a percepção de nosso corpo pelos sentidos do ser humano. Corporeidade: Quando percebemos através do corpo há um registro dos atos por meo dos sentidos como tato a visão , inclusive temos esta percepção mesmo quando estamos sentados isto é corporeidade . Na análise de Husserl ele distingue um corpo Koper = corpo sem vida , cadáver e Leid = corpo vivente com vida .

Reação emcional e afetiva . UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Reação : Quando percebemos que o outro esta vivendo logo temos uma antipatia ou simpatia = Reação emcional e afetiva . A reação ao medo é uma vivência que temos consciência isto é uma reação diferente da percepção; Que faz parte dos atos presentes chamada de psique.. Na fenomenologia pelo grego usamos a palavra psique no sentido geral = Alma .

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Ao fazermos toda essa análise do ser humano medo / simpatia / antipatia / vivências intelectuais , estamos realizando uma análise do tipo transcendental = Análise da estrutura do Sujeito humano . A qual vive diferentes vivências que remetem a 03 dimensões : Corpo Psique Espírito Chega-se a conclusão de que o ser humano é Tripartido e não Bipartido .

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Em resumo temos a Fenomenologia com toda sua atenção sobre a complexidade do Ser Humano. Desde o intelecto ao corporal . Sendo esta estudada pela Análise Transcendental . Posteriormente focada pela Fenomenologia das culturas em suas específicas e diversificadas articulações .

Obrigado ! Prof. Ed. Física Sérgio Novaes novaessergio@ig.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS FFLLIPE A ESTRUTURA TRANSENDENTAL DO SER HUMANO Obrigado ! Prof. Ed. Física Sérgio Novaes novaessergio@ig.com.br