A Mente Feita para a Sedução Miller, G.F. (2001) A mente seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. Rio de Janeiro; Ed.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Selecção sexual.
Advertisements

AS INDISPENSÁVEIS QUALIDADES DE UM LÍDER.
Estagiária: Alciane Barbosa Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Quem é o homem ?.
Cultura.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Cenário evolutivo.
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Profª. Selma Maria da Silva
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo.
Seleção Genética – Um pouco de história
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Câmpus de Uruguaiana - PUCRS
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
SELEÇÃO NATURAL E DERIVA GÊNICA
ADAPTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
A química da PAIXÃO.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS
Professora Larissa Sátiro
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Comportamento do Consumidor Alunos:  Bruno Rocha  Fernando Cardoso  Everton  Sebastião Alves  Mauri Alves.
Amor e Sexualidade.
Evolução Profa. Daniela.
Gestão por Competências
Genética Quantitativa
Profº Aleksandro Rodrigues
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Evolução.
Gabriela Ramalho Lopes
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Comportamento Humano e Economia
Aula 19 – As Idéias de Darwin
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
As Idéias de Darwin Prof. Alan Alencar.
Inteligência Artificial
Como se desenvolve a sexualidade
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
 É a ciência que estuda como os alelos estão distribuídos em populações de organismos e de uma geração para outra. Atribui-se a presença de mutações.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Aptidão Física Educação Física II.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
Aula 1 Os seres vivos.
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Transcrição da apresentação:

A Mente Feita para a Sedução Miller, G.F. (2001) A mente seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. Rio de Janeiro; Ed. Campus

Dividir e Conquistar += +=

Fabricação de Clones formar novos corpos geneticamente idênticos brotar

Reprodução Sexual + =

Conter danos causados por mutações; + 1/2 mascaramento

 parentes consangüíneos;  acumulação de mutações; + 1/2  efeito extremamente importante;

  Dominância incompleta: variação genética no corpo e no comportamento;   Traços complexos: informativos;  Dominância genética: mutações encobertas;   Complexidade desenvolvimento depende de muitos genes que interagem eficientemente;

Indicadores de aptidão Traço biológico que evolui especificamente para anunciar a aptidão de um animal. Aptidão Propensão para sobreviver e reproduzir-se com sucesso. relativa aos competidores em uma espécie; relativa aos competidores em uma espécie; relativa a um ambiente; relativa a um ambiente; propensão estatística, não um resultado conquistado; propensão estatística, não um resultado conquistado;

Evolução é progressiva: quando a seleção sexual favorece indicadores de aptidão, ela aumenta necessariamente a aptidão e contribui para o progresso evolutivo. Aptidão evolutiva Competidores Aptidão Mudança evolutiva aptidão genes aptidão aptidão

Aptidão evolutiva traços organismo ambiente : propensão estatística, uma perspectiva que nos permite predizer como um indivíduo provavelmente se sairá. Aptidão: propensão estatística, uma perspectiva que nos permite predizer como um indivíduo provavelmente se sairá.

Comportamentos complexos bons indicadores de aptidão Muitas espécies usam o comportamento de sedução como indicador de boa forma. pássaros canoros; pássaros canoros; moscas das frutas; moscas das frutas; bower-birds; bower-birds;

Comportamento de sedução Mente pintura estética visual conversas inteligência personalidade

Escolha do parceiro em humanos MENTE status social inteligência gentileza confiabilidade Indicadores de Aptidão

Aptidão Física saúde juventude capacidade atlética atração física

Aptidão Mental saniedade inteligência racionalidade capacidade comunicação Aptidão mentalAptidão física relativa a uma norma de eficiência psicológica ótima em uma determinada espécie; razoavelmente geral entre tarefas psicológicas e que esperamos que se mostre no comportamento real.

Nossos ancestrais dotaram-nos, inadvertidamente, com um repertório de indicadores de aptidão muito incomuns, que vieram a formar um componente importante da mente humana. Do ponto de vista das escolhas sexuais feitas por um animal, indicadores de aptidão são apenas substitutos para bons genes. Seleção sexual que resulta da escolha do parceiro não influencia apenas os genes para a aptidão. Ela molda os próprios indicadores de aptidão. aptidão evolutiva aptidão física aptidão mental Bons genes para seus filhos

Sedução Humana Aptidão FísicaAptidão Mental forma do corpo aspectos faciais condições da pele nível de energia atletismo capacidade de luta capacidade para dança narrativas criativas de histórias solução inteligente de problemas habilidades de socialização senso de humor gentileza empática amplo vocabulário

HERDADO São todos os traços que dependem de genes. HERDÁVEL Refere-se à proporção de diferenças individuais em um traço que se deve a diferenças genéticas entre os indivíduos.

Se um traço existe precisamente na mesma forma em todos os indivíduos, ele pode ser herdado, mas não herdável. A aptidão é herdada, porque ela depende claramente dos genes.

Qualquer forma de seleção sexual pelos indicadores de aptidão deveria eliminar a variação genética na aptidão. Mulheres Homens x Mulheres Homens As diferenças continuam e ainda são geneticamente herdáveis.

Dependência de condição enfermo; condição física; inteligência; Permite ao indivíduo moldar o que gasta em indicadores de aptidão de acordo com seu nível de aptidão. Facilita a escolha do parceiro, porque permite que se infira a aptidão diretamente, a partir do custo aparente de uma exibição para a sedução.

DESPERDÍCIO Mantêm verdadeiros os indicadores de aptidão; É o modo mais eficiente e confiável de descobrir a aptidão de alguém. ESBANJAMENTO É o que torna romântica.

Todo o ornamento sexual, em cada espécie que se reproduza sexualmente, pode ser visto como um estilo diferente de desperdício. baleias corcundas; pássaros tecelões; focas; leões; homens;

Estas podem não ser estratégias sexuais conscientes, mas as motivações subjacentes para “conquista” “status”, provavelmente foram moldadas pela seleção sexual; Cada espécie com ornamentos sexuais pode ser visto como uma variedade diferente de desperdício sexualmente selecionado; Sem tantas variedades de desperdício sexual, nosso planeta não hospedaria tantas espécies.

OBRIGADA!!!