Módulo III – Justiça Restaurativa Atividade prática: Validação
PRÁTICAS RESTAURATIVAS Validação http://www.youtube.com/watch?v=PWSMOxOlOac
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça PRÁTICAS RESTAURATIVAS Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses Anexo III VIII - Validação - dever de estimular os interessados a perceberem-se reciprocamente como seres humanos merecedores de atenção e respeito.
PRÁTICAS RESTAURATIVAS Exemplo 1 A mãe de um aluno foi buscá-lo na escola. Quando os dois estavam saindo, o professor não perdeu tempo, aproveitou aquela oportunidade e foi logo dizendo: “Minha senhora, aproveito para lhe dizer que seu filho está com dificuldade de aprendizado. Não adianta ele desenhar o caderno inteiro se não consegue sequer ler um parágrafo do livro de história. Aqui não é escola de artes e preciso que ajude seu filho. Ler e escrever é o mínimo que ele pode fazer, a senhora não acha”? Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?
PRÁTICAS RESTAURATIVAS Exemplo 2 Uma professora questiona os projetos de dança e arte da escola referindo-se diretamente a uma aluna: “Não sabe ler uma frase no livro, mas se pedir pra dançar vai até chão, neh? Por isso eu acho que escola não é lugar dessas coisas!” Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?
PRÁTICAS RESTAURATIVAS Exemplo 3 Durante a aula de Educação Física um dos alunos se recusou a entrar no time de futebol, ele preferia jogar vôlei, porque tem mais aptidão com os movimentos com as mãos. O professor ficou irritado com a recusa do aluno e disse: “já não gosta nem de estudar, na hora de praticar esporte ainda acha ruim? Esse tipo de aluno só ocupa vaga na escola”. Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?