Percepção de Risco de Crianças Sobre o Trabalho Rural de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Os Fatos sobre o tabaco.
Brasil 2008: campeão mundial de consumo de agrotóxicos: 673
TABACO: dados epidemiológicos
As conseqüências do avanço da cana
As novas tecnologias e os mitos da sustentabilidade na agricultura.
DEUS-homem! ‘milagres e normalidades’
Realidade dos Centros Urbanos
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
SOCIEDADES TRIBAIS..
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Acolhendo e construído vínculos
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Contaminação por pesticidas organoclorados
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Pediatria Ambiental Rio de Janeiro – maio/09
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Quem é o jovem brasileiro?
20 Perguntas
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
                                                                                                
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Novembro/ 2010 Avaliação de impacto social 1.Objetivos, metodologia e amostra 2.Principais aprendizados Agenda.
LENDA CHINESA.
4 anos: Meu pai pode fazer tudo.
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Desafios de confiança ontem e hoje
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
Ética e Moral na formação dos filhos
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
ROSANE CURI Fundação Oswaldo Cruz
Exposições Ambientais e Impacto na Saúde
O Pai Espiritual Lucas 15:
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Moisés, atravessando um mar de desafios!
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Meu Pai quando eu tinha....
ACIDENTES DE TRABALHO Registrados no INSS cerca 410 mil acidentes de Trabalho; Registrados no INSS cerca 410 mil acidentes de Trabalho; Comparando.
O Destino dos Agrotóxicos na Região da Microbacia do
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
PROMOÇÃO E CUIDADO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
VALE SONHAR.
Educação Financeira para crianças e Jovens Pé-de-Meia.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
Transcrição da apresentação:

Percepção de Risco de Crianças Sobre o Trabalho Rural de Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Percepção de Risco de Crianças Sobre o Trabalho Rural de Paty do Alferes, RJ Frederico Peres Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz

O que é percepção de riscos A percepção de risco é habilidade de interpretar uma situação de potencial dano à saúde ou à vida da pessoa, ou de terceiros, baseada em experiências anteriores e sua extrapolação para um momento futuro. Esta habilidade varia de uma vaga opinião a uma firme convicção (Wiedermann, 1993). A Percepção de Risco está principalmente baseada em imagens, crenças e “backgrounds” de conhecimento. (Wiedermann, 1993)

Os Agrotóxicos e a Saúde OMS - 3 milhões de pessoas intoxicadas por ano Jeyaratnam, 1990 – 25 milhões (países em desenvolvimento) Brasil - 8.000 casos notificados (2003) Estimativa de aproximadamente 400.000 casos (MS) Deficiência no diagnóstico de casos clínicos decorrentes da exposição crônica a estes agentes: Cânceres Disrrupções endócrinas: Malformações Esterilidade Alterações hormonais

O complexo objeto de estudo FATORES DETERMINANTES DA AMPLIFICAÇÃO/REDUÇÃO DO IMPACTO IMPACTO DIRETO VIA AMBIENTAL OCUPACIONAL ALIMENTAR IMPACTO INDIRETO IMPACTOS SOBRE A BIOTA DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS PERCEPÇÃO DE RISCO COMUNICAÇÃO HOMEM APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO

Paty do Alferes

A produção agrícola regional Principal produtora estadual de tomate 700 ha – 40% produção estadual Consumo de agrotóxicos no RJ – 3,2 kg/trabalhador/ano Consumo na Região Sudeste – 12 kg/trabalhador/ano Consumo no Estado de SP – 28 kg/trabalhador/ano Consumo Região Serrana – 56,5 kg/trabalhador/ano 92% aplicadores não usam EPI 30% agrotóxicos usados Classe I 40% analfabetos Jovens e crianças no processo de trabalho

Análise da percepção de riscos Observações Participantes Entrevistas Semi-estruturadas Análise da Percepção de Riscos por “RAP” Fase Exploratória de Campo/Pesquisa Definição de Pré-categorias e Informantes-chave Avaliação Entrevistas Recepção das Informações

Grupos Específicos Mulheres: Puxada de mangueira Lavagem das roupas Homens: Negação do risco Desafio ao perigo Crianças: Percepção do trabalho dos pais Auxílio à colheita – puxada de mangueira

Percepção de Risco das Crianças sobre o Trabalho Rural Rede municipal de Educação 14 Escolas – 9 Área Rural e 5 Área Urbana 158 Crianças (88 em Área Rural e 70 em Área Urbana) Desenhos Representar o trabalho dos pais / responsáveis Completar a frase: agrotóxico é...

Percepção de Risco das Crianças sobre o Trabalho Rural Escolas Área Rural Escola No Desenhos Meninos Meninas Nossa Senhora das Graças 15 6 9 Carlos Mont´Mór 7 2 5 São Joaquim 1 Osório Duque Estrada 3 Manoel Rodrigues Deolinda da Fraga 10 4 Dr. Álvaro Soares 14 Gioconda Bernardes José Lopes de Mello Filho 26 13

Percepção de Risco das Crianças sobre o Trabalho Rural Residência próxima à lavoura: 12 Preparação: 1 Aplicação com EPI: 8 Aplicação sem EPI: 10 Recomendação do EPI: 4 Problemas de saúde: 5 Criança no trabalho: 12 Agrotóxico ajuda: 29 Agrotóxico prejudica os animais: 9 (cachorro, inseto e vaca) Referência material INPEV (recolhimento embalagens): 22 Agrotóxico mata as plantas: 1 Agrotóxico prejudica as pessoas: 17

Crianças no Trabalho Rural

Crianças no Trabalho Rural

Agrotóxico Ajuda

Agrotóxico Ajuda

Recolhimento Embalagens

Recolhimento Embalagens

Agrotóxico Mata Animais

Algumas Frases “No desenho, eu estou na lavoura colhendo com o meu pai. Agrotóxico é um produto que ajuda os plantadores nas pragas que comem as plantas” (Menino) “Agrotóxico é usado na lavoura. Usar agrotóxico é produção certa” (Menino) “Agrotóxico é remédio para as plantas ficarem bonitas” (Menino) “Agrotóxico é um remédio para matar praga que come o tomate” (Menina) “Agrotóxico é veneno para matar os animais inocentes” (Menina) “Agrotóxico é muito importante e bom para as plantações, mas faz mal à natureza, animais e aos seres humanos (Menina)

Adjetivos e Substantivos Utilizados É veneno: 39 É remédio: 7 É perigoso: 5 É bom: 16 É uma substância química: 17 Categorias Recolhimento de Embalagens: o perigo é a embalagem? Trabalho de crianças na lavoura Agrotóxico “ajuda” Agrotóxico só faz mal às plantas e aos animais Agrotóxico é um remédio para plantas

Na lavoura, Regina faz de tudo: planta, colhe, até sulfatar veneno na roça ela faz... Sempre fala para todo mundo que o veneno não é perigoso. Seu irmão, Roberto, vive dizendo: - Ô mana, vê se te cuida! Tem que se proteger do veneno.

Que perigo que nada! A vida inteira eu fiz isso e nunca tive nada. Se fosse perigoso já tinha feito mal, né não?!

Projeto “Um Risco nos Agrotóxicos”

Projeto “Um Risco nos Agrotóxicos”

Projeto “Um Risco nos Agrotóxicos”

Projeto “Um Risco nos Agrotóxicos”

À guisa de conclusão A necessidade de incorporar os estudos de percepção de riscos no modelo toxicológico da avaliação de riscos Identificação do Perigo Caracterização do Risco Avaliação Dose-Resposta Comunicação de Riscos Percepção de Riscos Educação

e-mail: fperes@fiocruz.br Tel: (21) 2598-2825 Fax (21) 2270-3219 Para Conhecer um pouco mais... Peres, F. & Moreira, J.C. É veneno ou é remédio? Agrotóxicos, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2003 Revista Ciência e Saúde Coletiva (Abrasco) V.12 N.1 – 2007 Agrotóxicos, Saúde e Ambiente Menina Veneno Fotonovela (2003) Maiores Informações e-mail: fperes@fiocruz.br Tel: (21) 2598-2825 Fax (21) 2270-3219