Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
VOTO FACULTATIVO Aprenda a votar sempre no melhor
O Esquema dos Sanguessugas
LULA E COLLOR
Componente Curricular:Políticas Públicas I
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
A Autarquia do futuro e o serviço aos cidadãos
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Voto e cidadania.
Cidadania e Empregabilidade
AQUI SE FALA... AQUI SE PAGA!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Projeto interdisciplinar ciências e suas tecnologias 7ª ano
Que desconforto é esse?.
Homem esperto + Mulher esperta = Romance
Votos de Ribeirão Preto Para onde vão os nossos votos? Quem está se beneficiando deles? Como fazer para que nossos votos elejam pessoas comprometidas com.
Matemática do amor Homem esperto + Mulher esperta = Romance Homem esperto + Mulher burra = Caso Homem burro + Mulher esperta = Casamento Homem burro +
"Não deixe que a esperança morra". De fato, a esperança não pode morrer. Sem esperança a vida perde o seu encanto. Deus criou o mundo e o fez tão maravilhoso.
FAZENDO DE CONTA Letícia Thompson.
NÃO DESISTA.
“O menor discurso de Bryan Dyson”
Tempo mágico....
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Este está circulando pela internet.
A História dos sapinhos….
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Acorde para Vencer!
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Órgãos soberania.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
O Coração Belo Para que tenhamos um coração belo é preciso saber desde logo o que é a verdadeira beleza e como conquistá-la!
Proposta de Redação – UFPR / 2007 A irrelevância da mídia A indústria da informação, sobretudo a imprensa, está numa encruzilhada. Com a circulação estagnada,
Ligue o som prepare.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Como funciona? Quem decide?
A Redemocratização do Brasil
Clareza do texto.
Tabelionato Fischer, colaboradores e familiares construindo um novo caminho para o desenvolvimento social.
Democracia Brasileira
Democracia.
Um Belo Coração Para que tenhamos um coração belo é preciso saber desde logo o que é a verdadeira beleza e como conquistá-la!
C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)
DIREITO CONSTITUCIONAL
Introdução a Administração
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
Introdução Tarefa Processo RecursosAvaliaçãoConclusão por Albertina Nobre Destinatários.
Nome: Paulo de Siqueira de Souza Disciplina:Módulo de gestão Integrada de Mídias na educação Atividade:Relatório Tema: Cidadania no Brasil.
Ligue o som.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Milton Neves pergunta:
Prof. Ricardo Justo.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Águia ou Galinha.
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
Francisco Carlos Teixeira Da Silva Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ Pesquisador Titular do IUPERJ O QUE É E O QUE PODE A REFORMA POLÍTICA?
PESQUISA DATA POPULAR O BRASIL HOJE
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
A Democracia Ateniense
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Eu quero segundo turno!

Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno, tanto de presidente como de governadores, e sem maiores disputas. Mas esta é apenas uma meia verdade.

Os cidadãos eleitores brasileiros já deram muitas demonstrações de que estão mais vivos do que nunca, exatamente quando pensam que nos conformamos com os escândalos. Lembrem-se dos episódios das diretas, do impedimento de Collor e, mais recentemente, do plebiscito das armas. Quando menos se espera, os eleitores acordam e se mobilizam virando o jogo da turma do já-ganhou.

Por que o que mais democrático pode haver numa democracia é o confronto entre os políticos, para que sempre possamos escolher os melhores e, na falta deles, os menos ruins. Para que se aprofundem os argumentos diante do confronto. Para que se esclareçam as diferentes propostas e os debates sejam em torno de idéias e programas, não em torno de denúncias vazias.

Eu quero segundo turno porque quero mais tempo para entender as segundas intenções dos candidatos. Eu quero segundo turno para que o vencedor não se sinta tentado a subir no salto alto e achar que pode impor sua vontade sem maiores resistências. Quero segundo turno para todos os cargos executivos para que os vencedores tenham que negociar sempre suas propostas, por melhores que sejam.

Não se deve desistir de votar no candidato melhor preparado pela simples suposição de que "não tem chances de chegar lá", tirando logo de cara a chance dos melhores ganharem dos menos ruins. E de se melhorar a qualidade da representação política. Pois só assim faremos com que os candidatos exercitem o saudável e democrático jogo de discussão de interesses.

E seja mais vencedora a democracia do que todos os políticos juntos. Para que a democracia prevaleça sempre sobre a demagogia e a tentação populista. Para que da diversidade de propostas prevaleça sempre a melhor. Para que as instituições se fortaleçam e o estado trabalhe para a cidadania e não o contrário.

E tenhamos cada vez mais transparência na administração da coisa pública!

Rio de Janeiro Convidamos todos os cidadãos eleitores conscientes para participar, baixando esta apresentação e divulgando para a sua lista de contatos.