12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Advertisements

Rational Unified Process
Engenharia de Software
RUP Rational Unified Process
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Engenharia de Requisitos
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
Análise e desenvolvimento de Comunicação e Computação móvel em Sistemas de Automação. Aluno: Gustavo Fernandes Orientador: Adriano Carvalho.
Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes.
Professor Sandro Carvalho
Projeto de Sistemas de Software
Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Dr. Francisco Yastami Nakamoto 2009
Amanda Meincke Melo RA:
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II
Relatório do TCC Desenvolvimento do Trabalho: Deverá ser seguida uma Metodologia de Desenvolvimento (ciclo de vida) para sua categoria de trabalho; Requisitos.
Análise e Projeto de Sistemas
WARE SECURITY SYSTEM Admerson Viana Eduardo Vecci Raul Maia Wagner Honorato.
WARE SECURITY SYSTEM Admerson Viana Eduardo Vecci Raul Maia Wagner Honorato.
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Programação Orientada para Objectos
WARE SECURITY SYSTEM.
WARE SECURITY SYSTEM Admerson Viana Eduardo Vecci Raul Maia Wagner Honorato.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
Engenharia de Software
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
1/22 Introdução aos Processos de Software © Alexandre Vasconcelos Centro de Informática da UFPE/ Qualiti Software.
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
Programação Avançada Prof. Natalia Castro Fernandes
Projeto de Sistemas de Software
Bolsista: João Teixeira de Carvalho Neto.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William.
Desenvolvimento Formal de Software
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Clara Moreira Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE Orientadora: Professora.
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Profa. Cintia Carvalho Oliveira
O Processo Unificado (UP)
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Universidade Salvador - UNIFACS 4ª Jornada UNIFACS de Iniciação Científica - 4 ª JUIC Salvador, 18 a 20 de Outubro de Métricas para análise de complexidade.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores.
Engenharia de Requisitos
Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em.
Métodos Formais Juan Andrés Mussini.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Sistemas de Informação
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
1 Identificando Riscos em Projetos de IP-cores Aluno: Tiago Lins Orientador: Hermano Perrelli 29/03/2007.
Fundamentos de Engenharia de Software Edson Scalabrin Alcides Calsavara.
W agner Honorato A dmerson Viana R aul Maia E duardo Vecci.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE DECODIFICADORES DE CÓDIGO EM PLATAFORMAS FPGA Felipe de Oliveira de Araújo e Ricardo Ribeiro dos Santos Faculdade da Computação.
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho Desenvolvimento de uma Ferramenta de Ajuda ao Projecto de Sistemas Conduzidos por Eventos Apresentação do Tema de Dissertação

2 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Tema n Tema: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Ajuda ao Projecto de Sistemas Conduzidos por Eventos n Domínio de aplicação: Sistemas de automação de redes de energia

3 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Objectivos n Caracterizar os requisitos dos sistemas de automação de redes de energia (SA) e do seu processo de desenvolvimento n Adoptar um método/linguagem de modelação n Desenvolver uma ferramenta prototipal de modelação de sistemas de eventos discretos

4 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Planeamento n Estabelecimento do quadro de análise e trabalho Nov 2002 – Dez 2002 n Análise de requisitos e selecção do método/linguagem de modelação Dez 2002 – Jan 2003 n Desenvovimento da ferramenta Fev 2003 – Mai 2003 n Validação Jun 2003 – Jul 2003 n Escrita da dissertação Ago 2003 – Set 2003

5 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Motivação Redução do custo total do ciclo de vida Aumento de flexibilidade Aumento de complexidade Aumento de desempenho dos sistemas controlados Aumento de agilidade Pontos de pressão sobre os SA

6 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Motivação Impacto nos SA Alterações ao Processo de Desenvolvimento de SA n SA como sistemas de software intensivo: Análise de requisitos problemática Problemas de estabilidade face a alterações de requisitos Projecto de sistemas complexos Necessidade de reutilização de trabalho de engenharia Problemas de qualidade do produto final...

7 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Motivação Alterações ao processo de desenvolvimento de SA n Maior incidência das fases de análise de requisitos e desenho e redução da fase de implementação n Validação precoce (funcional e de desempenho) Aumento da qualidade final Redução de alterações de requisitos ou do seu impacto Redução do tempo de projecto e do custo total do ciclo de vida

8 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Trabalho em Curso n Essencialmente visuais n Orientadas para a modelação n Baseadas em linguagens standard, orientadas à reutilização de modelos, com semântica precisa, com estruturação de dados e comportamento n Com suporte de validação de modelos Simulação e/ou análise formal n Geração imediata de configurações e controladores Requisitos para ferramentas de suporte ao projecto

9 Apresentação do Tema de Dissertação Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 12 de Dezembro de 2002, Rogério Paulo Trabalho em Curso n Orientada ao objecto? Notação UML n Modelação de comportamento dinâmico: Diagramas de escada e diagramas de blocos? Máquinas de estado finitas? Redes de Petri? -Que variantes? n Validação Simulação de eventos discretos? Análise formal? Linguagens de modelação