Balanço de 20 anos de implementação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Bárbara Oliveira, Miriam Cavaco & Alice Leitão
OGM: controvérsia, participação e regulação
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) de 14 de Abril de 2005 Ambiente Deposição de Resíduos.
Será a farmacovigilância assim tão importante para o médico veterinário ? Grupo pró.
PATENTES DE INVENÇÃO Sistemas e processos de protecção de patentes:
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
REGRAS DE CONCORRÊNCIA Acordos e práticas concertadas A aplicação do n.º 3 do artigo 81.º CE 20 de Junho de 2008, ISEG Professor J. L. da Cruz Vilaça.
Serviços Públicos Essenciais
Origens e fundamentos do Direito do Consumo
Direito da União Europeia
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
A questão da regulação da Internet
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
« INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA INE
A ACÇÃO DO ICP EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS REVISÃO DO QUADRO REGULAMENTAR.
Mercado de Defensivos Agrícolas
Programa Nacional de Requalificação
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
Gerenciamento do Escopo
11ª Reunião Comissão de Acompanhamento do QCA III Visão de conjunto dos estudos e trabalhos de avaliação efectuados.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
Qualificação de Organismos Notificados: Requisitos aplicáveis
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
Utilização Racional do Medicamento
ALTERAÇÕES - QUESTÕES PRÁCTICAS
Incrementar a produtividade da agricultura.
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Direito da Comunicação Análise do Acórdão do Tribunal Europeu de Justiça, de 9 de Novembro de 2004 British Horseracing Board Ltd vs William Hill Organization.
Direito do Consumo Acórdão de 23 de Abril de 2009 do Tribunal de Justiça da União Europeia.
A protecção da vida privada e dos dados pessoais na internet Acórdão do Tribunal de Justiça Processo C-101/01 6 de Novembro de 2003.
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
_____________________________________
Clique num dos capítulos abaixo para obter mais informações ou clique no botão “Avançar “para iniciar o tutorial web. 1.IntroduçãoIntrodução 2.Encontrar.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Ano Europeu do Voluntariado 2011
Certificação na Hortofruticultura
Alterações - Avaliação Paulo Reis Director da DATC Lisboa, 03 de Junho de 2004.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Comprovação da Legibilidade de Folhetos Informativos Comprovação da Legibilidade de Folhetos Informativos = Procedimentos de Manutenção no Mercado = ________________________________________________.
ALTERAÇÕES - IMPACTO DO CTD DMPS/Sector dos Assuntos Comunitários
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
PASSAGEM DE “MEDICAMENTOS DE MARCA” A MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Os pontos contratuais e financeiros
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
1 Site do Turismo de Portugal, IP Site do Turismo de Portugal, IP
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2009.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Reavaliação de Agrotóxicos
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Como funciona a União Europeia
Directiva 89/391/CEE de 12 de Junho. Esta Directiva é considerada a “Directiva Mãe” é relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria.
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2008.
Alunos: Dalmo Marcelo Ortolan Jeisson Franke Luiz Paulo Ramos
FITOSSANIDADE APLICADA À VITICULTURA
(Plasmopara viticola)‏
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Directiva 91/414/CEE relativa à colocação no mercado de Produtos Fitofarmacêuticos Balanço de 20 anos de implementação - Impacte na Protecção fitossanitária da Videira - Aut. DSPFSV Ana Bárbara G. Oliveira

Balanço da implementação da Directiva 91/414/CEE Publicada em 15 Julho 1991 Entrou em vigor a 25 Julho 1993 Primeiro quadro a nível comunitário para a colocação de produtos fitofarmacêuticos no mercado Objectivos: Elevados padrões de segurança para o homem, animais e ambiente Harmonização a nível comunitário das exigências e critérios de avaliação e decisão relativos às substâncias activas e produtos fitofarmacêuticos Reavaliação comunitária das substâncias activas existentes Utilização mais eficiente dos recursos disponíveis nos EM e partilha de trabalho Melhoria na previsibilidade do processo de autorização dos produtos

Balanço da implementação da Directiva 91/414/CEE toda a informação publicada pela Comissão Europeia referente à avaliação comunitária encontra­‑se disponível no “site” da DG Sanco da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/food/plant/protection/index_en.htm, mais concretamente em http://ec.europa.eu/food/plant/protection/evaluation/index_en.htm. Entre outros documentos, a Comissão publica no seu “site” uma base de dados pesquisável, que resume as conclusões da sua actividade no domínio dos produtos fitofarmacêuticos. É possível verificar a situação de cada substância activa, no tocante à sua avaliação tendente à inclusão no Anexo I da Directiva 91/414/CEE, bem como relativamente aos respectivos Limites Máximos de Resíduos definidos, em http://ec.europa.eu/sanco_pesticides/public/index.cfm.

N.º de substâncias activas AVALIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ACTIVAS NO MERCADO COMUNITÁRIO APÓS 25/07/1993 Balanço Global sobre a Reavaliação das Substâncias Activas Existentes no Mercado Comunitário em 25/07/1993 Fase da reavaliação N.º de substâncias activas Existentes no mercado comunitário em 25/07/1993 949 Notificadas (notif. aceites) 475 Não notificadas (incl. notif. excluidas) 400 Monografias entregues 367 Monografias em avaliação Inclusões no Anexo I da Directiva 91/414/CEE* 218 Decisões de não inclusão no Anexo I da Directiva 91/414/CEE* 705[1] [1] ­‑ inclui vinclozolina e azinfos­‑metilo, para as quais expirou o prazo de avaliação tendente à inclusão na LPC; inclui paraquato, cuja directiva de inclusão foi anulada pelo Tribunal de Primeira Instância.

N.º de substâncias activas AVALIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ACTIVAS NO MERCADO COMUNITÁRIO APÓS 25/07/1993 Balanço global da avaliação de substâncias activas no mercado comunitário após 25/07/1993 (s.a. Novas na UE): Fase da avaliação N.º de substâncias activas Notificadas 159 Notificações retiradas 3 Dossiers declarados completos 149 Revogações do carácter completo 4 Dossiers completos 145 Monografias entregues 113 Em avaliação da monografia e de estudos adicionais submetidos 19 Inclusões no Anexo I da Directiva 91/414/CEE 91 Decisões de não inclusão no Anexo I da Directiva 91/414/CEE 2

Balanço da implementação da Directiva 91/414/CEE Balanço da Protecção Fitossanitária da cultura da videira (principais inimigos – doenças e pragas) em Portugal - Evolução 1991 a 2010 -

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Antracnose Metirame+oxicloreto de Cu A descoberto Metirame não incluído Oxicloreto Cu+zinebe Zinebe não incluído Esca Anidrido arsenioso+arseniato de sódio Proibidas Escoriose Azoxistrobina Azoxistrobina+folpete DNOC Não incluído Enxofre enxofre Famoxadona+fosetil Folpete folpete Folpete+fosetil Fosetil+mancozebe Mancozebe Metirame Retirada do mercado PT Propinebe Eutipiose Triadimefão Não incluída

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Míldio azoxistrobina Azoxistrobina+folpete Benalaxil+folpete Benalaxil+mancozebe Benalaxil-M+folpete Benalaxil-M+mancozebe Bentiavalicarbe+mancozebe Captana Não incluída Carbonato básico Cu +oxicloreto Cu+sulfato Cu+mancozebe Produto retirado do mercado ciazofamida Cimoxanil+folpete Cimoxanil+flusilazol+folpete Cimoxanil+folpete+fosetil Cimoxanil+folpete+mancozebe Cimoxanil+folpete+metalaxil

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Míldio Cimoxanil+mancozeb Cimoxanil+mancozebe+oxadixil Oxadixil não incluído Cimoxanil+mancozebe+oxicloreto Cu+sulfato Cu Cimoxanil+metirame Cimoxanil+metirame+ofurace Ofurace não incluído Cimoxanil+oxadixil+propinebe Cimoxanil+oxicloreto Cu Cimoxanil+oxicloreto Cu+propinebe Cimoxanil+oxicloreto Cu+zinebe Zinebe não incluído Cimoxanil+propinebe Cimoxanil+propinebe+tebuconazol Cimoxanil+propinebe+triadimefão Triadimefão não incluído Cimoxanil+sulfato Cu e Ca Cimoxanil+famoxadona Cimoxanil+famoxadona+folpete Cimoxanil+folpete+tebuconazol

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Míldio Diclofluanida Não incluída Ditianão Dimetomorfe+folpete Dimetomorfe+mancozebe Dimetomorfe+oxicloreto Cu Fenamidona+fosetil Folpete Folpete+fosetil Folpete+fosetil+iprovalicarbe Folpete+iprovalicarbe Folpete+mancozebe Pf retirado do mercado Folpete+metalaxil Folpete+metalaxil-M Folpete+ofurace Ofurace não incluído Folpete+piraclostrobina Fosetil+mancozebe Fosetil+zinebe Zinebe não incluído Hidróxido Cu Mancozebe Mancozebe+metalaxil-M

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Míldio Mancozebe+metalaxil Produto retirado do mercado Mancozebe+ofurace Ofurace não incluído Mancozebe+oxadixil Oxadixil não incluido Mancozebe+zoxamida Mancozebe+sulfato Cu Produto retirado Manebe+oxicloreto Cu+zinebe Zinebe não incluído Manebe+zinebe Não incluídas Metalaxil+oxicloreto Cu Metirame Metirame+piraclostrobina Metirame+oxicloreto Cu Oxadixil+propinebe Oxadixil não incluído

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Míldio Oxicloreto Cu Oxicloreto Cu+iprovalicarbe Oxicloreto Cu+propinebe Produto retirado Oxicloreto Cu+zinebe Zinebe não incluído Oxido cuproso Propinebe piraclostrobina Propinebe+triadimefão Triadimefão não incluído Sulfato Cu Sulfato Cu e Ca Sulfato Cu e Ca+mancozebe Sulfato Cu+zinebe zinebe

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Oídio azoxistrobina Azoxistrobina+folpete Boscalida+cresoxime-metilo Cimoxanil+flusilazol+folpete Cimoxanil+folpete+tebuconazol Cimoxanil+propinebe+triadimefão Triadimefão não incluído Cimoxanil+propinebe+tebuconazol Cresoxime-metilo Ciproconazol Não incluido Diclobutrazol Diclobutrazol+enxofre Diclobutrazol não incluido Dinocape Inclusão expirada Dinocape+miclobutanil Dinocape inclusão expirada Enxofre Enxofre+quinoxifena Enxofre+triadimenol Triadimenol não incluído espiroxamina Fenarimol

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Oídio fenebuconazol Flusilazol Folpete+piraclostrobina Hexaconazol Não incluido Miclobutanil Nuarimol Penconazol Propinebe+triadimefão Triadimefão não incluido proquinazida quinoxifena piraclostrobina tebuconazol Triadimefão Triadimenol Triforina trifloxistrobina

Doença Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Podridão dos cachos benomil Não incluido boscalida ciprodinil Ciprodinil+fludioxonil fenehexamida Diclofluanida Iprodiona mepanipirime pirimetanil Procimidona Inclusão expirada Tiofanato-metilo vinclozolina Podridão negra Metirame+oxicloreto Cu A descoberto Metirame Não incluido Oxicloreto Cu+zinebe Zinebe Não incluido

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Ácaros DNOC Não incluido Óleo de verão+paratião Paratião Não incluido Paratião Bromopropilato Cihexastanho Diazinão Dicofol Dicofol+tetradifão Tetradifão não incluído Endossulfão enxofre Óleo de verão Tiometão Áltica Azinfos-metilo Carbaril Deltametrina Fosfamidão Lindano Malatião

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Aranhiço vermelho abamectina Cihexaestanho Não incluido Dicofol fenepiroximato hexitiazox Dicofol+tetradifão Óleo de verão Óxido de fenebutaestanho Cicadela acrinatrina Beta-ciflutrina Cipermetrina+clorpirifos clorpirifos Deltametrina Fenepiroximato Flufenoxurão Imidaclopride Indoxacarbe tiametoxame Metidatião

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Cochonilhas Azinfos-metilo Não incluido clorpirifos Fenitrotião Malatião* Metidatião Óleo de verão Óleo de verão+paratião Paratião Não incluido paratião Cochonilha algodão Dimetoato Retirado o uso Malatião * s.a. incluída

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Coleópteros curculionídeos Carbofurão Não incluido Deltametrina endossulfão Erinose Dicofol Dicofol+tetradifão Endossulfão Enxofre Óleo de verão gorgulhos Malatião Paratião nóctuas Lindano Mineira das folhas imidaclopride Mosca do mediterrâneo Lambda-cialotrina lufenurão Novas pragas

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Pirale Alfametrina Não incluido Alfa-cipermetrina Carbaril Beta-ciflutrina Ciflutrina Cipermetrina Cipermetrina+clorpirifos Clorpirifos Clorpirifos-metilo+deltametrina Clorpirifos+dimetoato Deltametrina Diazinão Dimetoato Uso retirado Fenitrotião indoxacarbe Lambda-cialotrina Lindano Malatião Mevinfos

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Pirale Óleo de verão Paratião Não incluido Permetrina tebufenozida triclorfão Traças Acetato de (E7,Z9)-dodec-7,9-dien1-ilo Alfa-cipermetrina azadiractina Azinfos-metilo B.thuringiensis Beta-ciflutrina ciflutrina Carbaril Cipermetrina Cipermetrina+clorpirifos Clorpirifos+dimetoato Uso retirado Clorpirifos-metilo+deltametrina Deltametrina

Praga Substâncias activas (fungicidas e Insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.1991 Substâncias activas (fungicidas e insecticidas) autorizadas (em P.F.) em 31.12.2010 Observações Traças Diazinão Não incluido Dimetoato Uso retirado Fenitrotião fenoxicarbe Fenvalerato Flucitrinato flufenoxurão Fosalona indoxacarbe Lambda-cialotrina Lindano lufenurão Malatião Metidatião Metomil metoxifenozida Mevinfos Paratião Permetrina spinosade tebufenozida triclorfão

Balanço da Protecção Fitossanitária da cultura da videira (principais inimigos – doenças e pragas) Nº s.a. retiradas Nº s.a. introduzidas Observações Antracnose 2 Finalidade não coberta Esca Escoriose Eutipiose 1 3 Míldio 7 13 Oídio 9 Podridão dos cachos 4 6 Podridão negra Ácaros/aranhiço vermelho 8 Finalidade mal coberta Cicadela Cochonilhas 5 Cochonilha algodão Erinose Pirale 11 Traças 15 12