TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por: Ana Paula Zeverino
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
ordenamento do território e urbanismo
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
MARKETING TERRITORIAL E TURÍSTICO
Definição do sector de Touring
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
COMPETITIVIDADE GLOBAL
O Processo de Gestão Estratégica
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Plano Estratégico Regional de Turismo
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
ECOTURISMO O Marketing Turístico:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
Os fatores de competitividade regional
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Premissas Dados das Microrregiões.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Parcerias entre cidades e o mundo rural
CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO. Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
1 Uma Nova Ambição para o Alentejo - A Aposta no Valor -
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
12_ESTRATÉGIA DE OPERAÇOES DE SERVIÇOS BIBLIOGRAFIA: Fitzsimmons: Adm.Estratégica de Serviços Corrêa & Caon: Gestão de Serviços.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural Manuel Reis Ferreira

TURISMO E CULTURA Turismo e cultura constituem um binómio inseparável no centro das oportunidades de desenvolvimento Valorização dos Recursos Produção de Conteúdos Apresentação e Interpretação Planeamento Regional e Local Gestão Estratégica de Produtos e Destinos Turísticos ACÇÃO Manuel Reis Ferreira

POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO OBJECTIVOS GERAIS DAS POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO CRESCIMENTO DO P.I.B. CRIAÇÃO DE EMPREGO GERAÇÃO DE RENDIMENTO CAPTAÇÃO DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS/METAS AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DOS GASTOS MÉDIOS/TURISTA REDUÇÃO DA SAZONALIDADE DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS CRITÉRIOS PARA AS OPÇÕES DE MEDIDAS DE POLÍTICA Manuel Reis Ferreira

CRESCIMENTO DO TURISMO MAIS TURISTAS AUMENTO DO P.I.B. AUMENTO DO EMPREGO ENTRADA DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO AUMENTO DO PIB AUMENTO DO VOLUME DE EMPREGO AUMENTO DAS ENTRADAS DE DIVISAS AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DAS DESPESAS DOS TURISTAS MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EMPREGOS VALORIZADORES E BEM REMUNERADOS EFEITOS DIRECTOS E INDIRECTOS SOBRE A ECONOMIA REGIONAL EQUILÍBRIO ECONÓMICO SUSTENTABILIDADE E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS Manuel Reis Ferreira

COMPETITIVIDADE: UMA PERIGOSA OBSESSÃO A ideia de que as cidades, as regiões e os países competem entre si tal como as empresas pode ser ilusória e conduzir a interpretações redutoras. As relações de cooperação e “coopetição” em rede não são um jogo de soma nula, são altamente potenciadoras de sinergias. O sucesso nos mercados nem sempre é o melhor indicador de desempenho. O sucesso está em privilegiar valores e objectivos a longo prazo e não lucros imediatos - o horizonte estratégico faz variar a relação entre competitividade e sustentabilidade. Manuel Reis Ferreira

FACTORES-CHAVE DO DESTINO TURÍSTICO ACESSIBILIDADE ATRACTIVIDADE ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO ACTIVIDADES/ANIMAÇÃO APOIOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS IMAGEM E NOTORIEDADE DISTRIBUIÇÃO/OPERAÇÃO OS FACTORES ACTUAM EM SINERGIA E REQUEREM MASSA CRÍTICA Manuel Reis Ferreira

COMO POTENCIAR A CAPACIDADE INDUTORA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO ? VALORES VISÃO POLÍTICAS ESTRATÉGIAS OBJECTIVOS AMBIÇÃO PLANOS Manuel Reis Ferreira

O QUE É A ESTRATÉGIA ? VISÃO DE FUTURO MOBILIZADORA FOCO NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ORIENTAÇÃO PARA OS MERCADOS EXPLORAR OPORTUNIDADES E RESOLVER BLOQUEIOS INOVAR DIFERENCIANDO-SE REFORÇAR IDENTIDADES VALORIZAR O PATRIMÓNIO QUALIFICAR O TERRITÓRIO E AS PESSOAS ADAPTAR-SE A ENVOLVENTES EM MUDANÇA CRIAR UM SISTEMA DE ACTIVIDADES COM SINERGIAS ESTABELECER MATRIZES PARA A ACÇÃO ORGANIZAR A APRENDIZAGEM Manuel Reis Ferreira

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS DESTINOS TURÍSTICOS GERIR O DESTINO COMO UM PRODUTO O PRODUTO É UMA EXPERIÊNCIA GLOBAL A ESTRATÉGIA TRATA DA EFICÁCIA FACE AOS OBJECTIVOS A GESTÃO TRATA DA EFICIÊNCIA NO USO DOS MEIOS O PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FAZ A PONTE ENTRE A ESTRATÉGIA E A GESTÃO GESTÃO ESTRATÉGICA Manuel Reis Ferreira

NOVOS CONTEXTOS E MOTIVAÇÕES Globalização NOVO PARADIGMA TURÍSTICO TURISMO CULTURAL TURISMO URBANO TURISMO ACTIVO ECOTURISMO SAÚDE E BEM-ESTAR RESORTS INTEGRADOS PRODUTOS EM CRESCIMENTO: Maior nível educacional médio Novas Tecnologias de Informação e Comunicação A Geração Net chegou à idade adulta O NEGÓCIO TURÍSTICO ESTÁ EM MUDANÇA Manuel Reis Ferreira

ATITUDE DOS TURISTAS IMERSÃO PASSIVIDADE ENVOLVIMENTO ABSORÇÃO Manuel Reis Ferreira

QUANDO TUDO É MAIS COMPLEXO E OS CENÁRIOS PARECEM ADVERSOS Estimular o capital intelectual - o conhecimento é a principal arma competitiva Orientar as acções por estratégias robustas Ancorar as intenções estratégicas Ter posições de mercado claras e diferenciadas aproveitar o ponto de inflexão estratégica para conquistar posições de mercado e construir posições competitivas duradouras Património e Cultura são os melhores pontos de ancoragem estratégica Manuel Reis Ferreira

QUALIFICAÇÃO DOS PRODUTOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE: VISÃO ABRANGENTE DE TURISMO RECREIO E LAZER CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DAS ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS EXPERIÊNCIAS ENRIQUECEDORAS SEGMENTADAS INVESTIMENTO NOS RECURSOS HUMANOS QUALIDADE DOS SERVIÇOS ALARGAMENTO DA CADEIA DE VALOR CONTEÚDOS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE: ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO QUALIDADE AMBIENTAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO SEGURANÇA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE APOIO SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO TURÍSTICA NTIC E CONTEÚDOS Manuel Reis Ferreira

REFORÇO DAS IDENTIDADES PRIORIDADE AO FOCO NOS RECURSOS ENDÓGENOS VALORIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ANCORAGEM ESTRATÉGICA NO PATRIMÓNIO LOCAL PROMOÇÃO DA CRIAÇÃO CULTURAL DE BASE ENVOLVIMENTO E BENEFÍCIO PARA AS POPULAÇÕES Manuel Reis Ferreira

INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO TURISMO CULTURAL EXPERIÊNCIAS CULTURAIS NO NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS INFORMATIVOS E INTERPRETATIVOS CENTRADO NOS ATRACTIVOS DE PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO DESCOBERTA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO Manuel Reis Ferreira

NA ERA DA INFORMAÇÃO ... É PRECISO INVESTIR MUITO MAIS EM: WWW INFORMAÇÃO PRÈ-VIAGEM INFORMAÇÃO NO DESTINO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

Manuel Reis Ferreira

Manuel Reis Ferreira

ESTRATÉGIAS DE TURISMO CULTURAL PARTIR DO LOCAL/REGIONAL NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO ESTRATÉGIAS DE PRODUTO ESTRATÉGIAS DE MERCADO ALARGAR MERCADOS DIVERSIFICAR SEGMENTAR MARKETING: Criar novos públicos para o turismo e lazer cultural Manuel Reis Ferreira

PROMOVER A CULTURA COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO EIXOS ESTRATÉGICOS: REFORÇAR AS IDENTIDADES LOCAIS, APOIAR-SE NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS VALORIZAR O PATRIMÓNIO LOCAL, DESENVOLVER OS RECURSOS ENDÓGENOS CRIAR EQUIPAMENTOS CULTURAIS E SERVIÇOS DE APOIO ORGANIZAR EVENTOS E ACTIVIDADES DIVERSIFICADAS DE ANIMAÇÃO CULTURAL USAR A CULTURA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO EM POLÍTICAS DE BASE TERRITORIAL Manuel Reis Ferreira

<reisferreira@ipt.pt> AUTOR: Manuel Reis Ferreira Economista Áreas de Especialização: Turismo, Prospectiva e Estratégia Professor do Curso de Gestão Turística e Cultural do IPT: Planeamento Turístico Promoção Turística Projecto <reisferreira@ipt.pt> Manuel Reis Ferreira