Sistema de Visão Tempo-Real

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Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Visão Tempo-Real Mauro Rodrigues - 28256 Sistema de Tempo-Real 07/08 Universidade de Aveiro

Resumo da Apresentação Objectivo Enquadramento Aspectos Gerais Ambiente de Desenvolvimento Arquitectura do Sistema de Visão Modularização Escalonamento Tarefas Não-Visão Futuro 17-12-2007

Objectivo Criação de um sistema de Tempo-Real para um Robô Humanóide. 17-12-2007

Enquadramento Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Sistemas de Tempo-Real. Dissertação intitulada “Desenvolvimento da Unidade Central de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide”. 17-12-2007

Enquadramento A plataforma é um Robô Humanóide desenvolvido na Universidade de Aveiro. A ambição é a participação na Robocup, categoria Penalty Kick. 17-12-2007

Aspectos Gerais A plataforma humanóide é constituída por 22 graus de liberdade: • 2 em cada pé (2x2); • 1 em cada joelho (1x2); • 3 em cada anca (3x2); • 2 no tronco (2x1); • 3 em cada braço (3x2); • 2 no suporte da câmara (cabeça) (2x1). Atinge os 60 cm de altura e uma massa total de 6 Kg. 17-12-2007

Aspectos Gerais Arquitectura distribuída de controlo constituída por três tipo de unidades, formando uma rede de controladores. Interligação por bus CAN em configuração Master/Multi-Salve. 17-12-2007

Aspectos Gerais Unidade Master (mestre): interface entre a Unidade Central de Processamento e as unidades Slave; comunicação CPU/Master: RS-232 @ 115200 bps; comunicação Master/Slave: CAN (fullCAN 2.0A) @ 833.3 Kbps. Unidades Slave (escravo): geração do PWM de controlo dos servomotores e a aquisição dos sinais dos diversos sensores da plataforma. 17-12-2007

Aspectos Gerais Unidade Central de Processamento: responsável pela gestão global dos procedimentos: Cálculo das configurações que as juntas devem adoptar com base em directivas de alto nível, Processamento do sinal vídeo, Interacção com computador externo para monitorização, debug ou tele-operação. 17-12-2007

Aspectos Gerais CPU standard PC104 plus AMD Geode LX-800 @ 500MHz 512Mb RAM SSD 1Gb 17-12-2007

Aspectos Gerais Captura de Sinal Vídeo Câmara UniBrain Fire-i @ 30fps (640x480) Placa PCMCIA FireWire Módulo Dual PCMCIA p/ PC104 17-12-2007

Ambiente de Desenvolvimento Sistema Operativo GNU/Linux Debian 40r0 i386 Net Install Versão mínima, ≈200Mb. IDE KDevelop 17-12-2007

Ambiente de Desenvolvimento Linguagem C/C++ Bibliotecas OpenCV PMan 17-12-2007

Arquitectura do Sistema de Visão Image Acquisition RTDB Image Processing Object Tracking Shared Memory Control Shared Memory Sleep 17-12-2007

Modularização Image Acquisition Tick do sistema; Activa os processos seguintes quando uma nova imagem está disponível. Shared Memory Image Acquisition 17-12-2007

Modularização Image Processing Conversão para HSV Divisão em Componentes H, S e V Shared Memory Detecção de Cor / Criação da máscara Shared Memory 17-12-2007

Modularização Object Tracking Confirmação da presença da bola / Detecção de círculos Aplicação da máscara Shared Memory Aferição da localização da bola na imagem Cálculo do centro de massa da bola RTDB 17-12-2007

Modularização Componentes H, S e V Aquisição Máscara Busca do Objecto 17-12-2007

Modularização Control Verificação das coordenadas da bola Actuação no Humanóide RTDB Determinação dos parâmetros do movimento (Cinemática Inversa) Sleep 17-12-2007

Escalonamento Precedências A tarefa de aquisição de imagem é a base do processo. Tarefas seguintes são dependentes desta e são executadas pela ordem já referida. Este é um caso simples em que não existem tarefas concorrenciais. 17-12-2007

Escalonamento Precedências Image Acquisition Image Processing Object Tracking Control 17-12-2007

Escalonamento Processo Período Lista de Precedências Descrição Image Acquisition 1 - Interface com a câmara. Tick do sistema. Image Processing Classificação de cor. Object Tracking Busca do objecto (bola). Control Execução do controlo no Humanóide 17-12-2007

Tarefas Não-Visão Temos como tarefa não-visão, a Locomoção. O Humanóide possui ainda uma tarefa de elevada prioridade: Manter o equilíbrio! 17-12-2007

Tarefas Não-Visão Manter o equilíbrio é fundamental: Não se pode deslocar em desequilíbrio. Não interessa procurar a bola se estiver em queda. Como é que isto afecta o Processo de Visão? 17-12-2007

Tarefas Não-Visão Mantém-se a arquitectura já referida com a introdução de apenas um estado de decisão. A cada tick do sistema, é verificado o estado geral do robô. É feito o processamento de imagem se estiver tudo bem. Em caso de, por ex., desequilíbrio é dada prioridade à restauração do mesmo. 17-12-2007

Tarefas Não-Visão Image Acquisition RTDB Object Tracking Shared Memory Sim Equilíbrio ? Control Image Processing Shared Memory Não Balance Restore Sleep 17-12-2007

Futuro Participação numa competição como a Robocup implica além da identificação da bola: Identificação do espaço, terreno de jogo. Identificação de elemento individuais, balizas, postes, etc. 17-12-2007

Futuro 17-12-2007

Futuro Introdução de processos concorrenciais Processamento de imagem Procura da bola; Procura da baliza; Procura dos postes; Etc. Busca dos objectos e Actuação Enquadramento com a bola; Enquadramento com a baliza; 17-12-2007