Oportunidades de Negócio Portugal-C.Verde

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Oportunidades de Negócio Portugal-C.Verde Missão Empresarial-AIP, AIDA, ANEMM, APIA Cabo Verde, 14 de Novembro de 2011

Cabo Verde

Porque razões Cabo Verde continua a : Receber IDE? Aumentar o número de turistas? Manter fluxo de remessas dos emigrantes? Captar ajuda multilateral e bilateral?

País de Estabilidade Política, Económica e Social

Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social “A economia cabo-verdiana cresceu, em média, 6 por cento, na última década e nós queremos acelerar esse ritmo de crescimento, apesar do contexto económico desfavorável que temos pelo mundo”. José Maria Neves ,in Jornal a Semana

Cabo Verde – Economia Evolução de alguns Indicadores Macroeconómicos Unidade 2006 2007 2008 2009* 2010* PIB 106 USD 1 201,0 1442,7 1 718,9 1 914,6 1 873.3 PIB per capita USD 2 477 2 933 3 442 3 750 3 859 Taxa de crescimento do PIB % 10,8 7,8 5,9 3,0 4,5 Taxa de inflação 5,4 4,4 6,8 1,0 2,1 Balança corrente -82,7 -198,3 -205,5 -154,0 -219,4 Dívida externa % PIB 45,4 40,0 39,6 47,8 62,4 Reservas externas 254,0 364,0 361,0,0 366,0 391,7 Taxa de câmbio (média) USD/CVE 87,9 80,6 75,3 79,4 83,26 * Estimativas Fontes: EIU; Banco de Cabo Verde

Cabo Verde – Economia Fontes: African Economic Outlook

Cabo Verde – Principais indicadores Enquadramento Regional - Indicadores Básicos Comparados   Superfície (1000 km2) População (Milhões) PIB (106 USD)a per capita (USD)a Taxa Média Crescimento (2000-2008) (%) ÁFRICA 34,373 985,585 1,517,834 1,540 5,3 Angola 1,247 18 54,833 3,043 12,4 Cabo Verde 4 0,6 1,718 3,442 8,4 Moçambique 802 22,4 9,867 441 7,5 S. Tomé e Príncipe 1 0,2 181 1,132 5,7 Gâmbia 11 1,7 1,035 624 5,1 Mauritânia 1,026 3,2 3,715 1,156 4,4 Senegal 197 12,2 13,274 1,087 4,2 Guiné-ConaKry 246 9,8 3,799 386 3 Guiné-Bissau 36 1,6 843 585 1,4 Fonte: BAD - Banco Africano de Desenvolvimento

Fonte: OMC-Organização Mundial Comércio Cabo Verde – Principais indicadores Evolução da Balança Comercial (106 USD) 2006 2007 2008 2009 2010 Exportação 21 19 32 35 45 Importação 542 750 825 709 742 Saldo -521 -731 -793 -674 -697 Coeficiente de cobertura (%) 3,8 2,5 4,9 6,0 Fonte: OMC-Organização Mundial Comércio

Cabo Verde – Principais indicadores Principais Clientes 2008 2009 2010 Quota (%) Posição ESPANHA 37,1 2 61,8 1 72,6 PORTUGAL 40,6 33,5 22,7 OUTROS 21,4 n.d 3,1 2,8 EUA 0,4 4 1,2 3 1,6 Países Baixos 0,5 0,3 Fonte: Banco de Cabo Verde 10

Investimento Directo Estrangeiro Cabo Verde – Principais indicadores Investimento Directo Estrangeiro (106 USD) 2006 2007 2008 2009 2010 Investimento estrangeiro em Cabo Verde 131 190 209 119 111 Investimento de Cabo Verde no estrangeiro 2 Fonte:UNCTAD

Indicadores do Turismo Cabo Verde – Principais indicadores Indicadores do Turismo 2005 2008 2009 2010* Turistas (mil) 198 285 287 336 Receitas (milhões USD) 123 350 292 289 Fonte: Organização Mundial de Turismo (OMT)

Remessas dos Emigrantes Cabo Verde – Principais indicadores Remessas dos Emigrantes (106) CVE 2007 2008 2009a Portugal 3,094,1 3,138,9 3,089,0 França 2,253,6 2,276,6 2,231,9 EUA 1,672,9 1,474,9 1,537,2 Holanda 1,039,3 1,206,9 924,6 Outros países 2,099,2 2,327,0 2,411,3 TOTAL 10,159,0 10,424,3 10,194,0 Fonte: Banco de Cabo Verde (a): Estimativas

Saneamento e acesso a água potável; Habitação social. Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social Novo Programa Governamental de Infra-estruturação Desenvolver, Ampliar, Modernizar: Portos; Aeroportos; Estradas; Energia; Saneamento e acesso a água potável; Habitação social.

Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social Financiamento Nacional : Orçamento Geral de Estado Financiamentos Internacionais Multilaterais Financiamentos Internacionais Bilaterais 16

Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social

Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social Turismo em Cabo Verde: Reposição estratégica do turismo na agenda governamental : Plano Estratégico 2010-2013; Revisão legislativa; Agenda de transformação estratégica com base na Sustentabilidade; Diversificação do turismo. Criação da Marca Cabo Verde; Observatório do Turismo de Cabo Verde; Expotur (3ª edição em 2011)

Cabo Verde e a Estabilidade Política, Económica e Social Recursos Humanos Indice de Desenvolvimento Humano-8º em 51 Países Africanos Combate sistemático ao analfabetismo Escolarização obrigatória Novas Universidades-8 Privadas e 1 Pública Centros de Formação Profissional nas várias ilhas Ordens Profissionais:Medicos,Engenheiros,Arquitectos… Mais de 12000 licenciados,mestres e doutorados População com menos 25 anos é 54% do total 19

Cabo Verde Uma economia Aberta

Cabo Verde – Relações Externas Membro de Organizações Internacionais tais como: CEDEAO_ Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Mercado de zona de comércio livre com mais de 200 milhões de consumidores OMC_ Organização Mundial de Comércio: Aplicando-se em CV normas internacionais de comércio, e a redução gradual de direitos de importação. UE_ União Europeia: Parceria especial que procura a convergência normativa e técnica e ainda o desenvolvimento da sociedade de informação.

Como abordar o mercado?

Cabo Verde - Como abordar o mercado? Portos de entrada internacional: Mindelo ;Sal; Praia.

Cabo Verde - Como abordar o mercado? Em Portugal Análise de documentação em www.portugalglobal.pt Concursos Internacionais (exemplo: Programa Casa para Todos) Em Cabo Verde Importador;Agente;Distrbuidor Sucursal; Criação de empresa cabo-verdiana; Participação em concursos nacionais e internacionais 33,5%

Cabo Verde - Como abordar o mercado? Circuitos de distribuição Grandes importadores: A maioria não é especializada; Alguns com rede de distribuição até a um grossista local (ex: Importex; Irmãos Correia; Adega); Outros com rede de distribuição até retalhistas. Pequenos importadores: Retalhistas; Supermercados (única rede é o Grupo Calú & Angela com 4 lojas). Supermercados:Felicidade;Pingo Doce,Fenícia Apenas dois importadores trabalham essencialmente marcas (PROA e FCV).

Como aceder ao mercado?

Impostos nas Alfândegas Entreposto aduaneiro Importação temporária Como aceder ao mercado? Sistema Aduaneiro Licenciamento Impostos nas Alfândegas Entreposto aduaneiro Importação temporária Zonas francas comerciais

Cabo Verde - Como aceder ao mercado? Criação de empresa cabo-verdiana: Empresa no dia - serviço de constituição de empresa simplificado prestado pela Casa do Cidadão; A empresa pode ser constituída em qualquer balcão da Casa do Cidadão, independentemente da localização da sede da empresa; A constituição de empresas no dia está limitada a sociedades por quotas e anónimas; Decreto-lei nº 9/2008, de 13 de Março, B.O. Nº 10, I série, 2º suplemento. Aconselhamos a inscrição nas Câmaras de Comércio, Indústria, e Serviços de Barlavento e/ou Sotavento;

Casa do Cidadão, plataforma multi-funcional: Cabo Verde - Como aceder ao mercado? Casa do Cidadão, plataforma multi-funcional: Empresa no Dia Licenciamento simplificado do Comércio a Retalho em 48 horas; Licenciamento simplificado do Comércio a Grosso em 48 horas; Obtenção do NIF; Pagamento de impostos; 48,3% 9,8%

Cabo Verde Oportunidades e Dificuldades do Mercado

Cabo Verde – Oportunidades e Dificuldades do Mercado Principais Áreas de Oportunidade Exportação Produtos alimentares Electrodomésticos Mobiliário Materiais de construção Equipamento para hotelaria e restauração Máquinas e ferramentas para a construção Máquinas e aparelhos diversos Construção e Serviços Energia Água e saneamento Infra-estruturas rodoviárias Infra-estruturas portuárias Habitação Transportes Serviços de aluguer de maquinarias; Educação e formação profissional TICs

Cabo Verde – Oportunidades e Dificuldades do Mercado Principais Áreas de Oportunidade INDUSTRIA Vestuário, calçado, carteiras pele Produção de sal Embalagens Produtos alimentares tradicionais Industria Gráfica Materiais de construção Equipamento para hotelaria e restauração TURISMO Hotéis de Negócios - Praia Mindelo Hotel - Resort Alojamentos para turismo de circuito (St. Antão, S. Nicolau, Fogo) Marinas Actividades diversão turística 32

Principais dificuldades e limitações Cabo Verde – Oportunidades e Dificuldades do Mercado Principais dificuldades e limitações Pequena dimensão do mercado e forte competitividade de grandes empresas; Elevada quota já detida por Portugal; Custos do transporte e logística interna; Comércio informal (produtos brasileiros, chineses, etc.); Falta de informação qualificada sobre os parceiros locais; Custos de contexto Estes serão os tópicos principais.

Cabo Verde – Oportunidades e Dificuldades do Mercado Principais vantagens para as empresas portuguesas Língua comum Forte ligação histórico-cultural entre ambos os países Habituação do consumidor aos produtos e marcas portugueses Forte presença das empresas portuguesas no mercado Boas relações institucionais e de cooperação Sistema de transportes e logística mais favorável Ligação da moeda local ao Euro

Principais empresas estabelecidas por sector Investimento de Portugal em Cabo Verde Principais empresas estabelecidas por sector Neste momento, encontram-se em Cabo Verde cerca de 125 empresas portuguesas, entre as quais se reconhecem alguns casos de sucesso como, por exemplo: Na Banca: Caixa Geral de Depósitos, o BANIF, o Banco Espírito Santo (BES); Nas Comunicações: a PT Telecom; Nos Combustíveis: a GALP; Nos Cimentos: Cimpor; Nos Automóveis: Salvador Caetano; Grupo Auto-Sueco; Hiperpeças (Mercedes e Opel); Na Indústria: Impetus (Verdeveste), ACO (ICCO); Na Construção: Somague e a MSF, a Armando Cunha, a Mota Engil e a Monteadriano; No Turismo: o Grupo Oásis Atlântico e o Grupo Pestana; No Ensino: o Instituto Piaget e o Grupo Magensinus; Nas TIC: EXICTOS (Promosoft); Teleonda; Compta;

Cabo Verde Representação AICEP Praia

Apoio da Representação na Cidade da Praia Cabo Verde – Representação da AICEP Apoio da Representação na Cidade da Praia Informação económica Listas de potenciais importadores Informação sectorial Apoio na organização de visitas ao mercado Informação sobre acções promocionais que se realizam em Cabo Verde Aspectos regulamentares mais importantes Estes serão os tópicos principais.

Muito Obrigado www.portugalglobal.pt