Passado, Presente do Futuro? Francisco Melo Ferreira 15 de Fevereiro de 2005 Comunidades de utilizadores das TIC na Educação em Portugal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
La musicothèrapie Comme la utilisation de differents elements de la musique pour aidé la personne. Sur que aspets a la musicothèrapie des effets?
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Práticas no Ensino da Língua Inês Duarte Universidade de Lisboa.
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
CASAMENTO / MARIAGE VERSION MONTRÉAL Vitália Rodrigues de Aguilar e Luís Filipe de Aguilar Le 28 février 2009.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Ecological Economics Lecture 6 Tiago Domingos Assistant Professor Environment and Energy Section Department of Mechanical Engineering Doctoral Program.
Images du film « La Passion du Christ » de Mel Gibson Dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo… Il y a 2000 ans, un homme est venu au monde…
CFQ 2012/2013 7º Ano I. Almeida |1 C ONCEITOS CHAVE ( MOTS CLEFS ) : Movimento de rotação (Mouvement de rotation), movimento aparente (mouvement apparent),
O Trabalho nos Arrozais Je voulais vous partager mon admiration pour le travail acharné Gostaria de compartilhar minha admiração pelo trabalho obstinado.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Hier encore, j'avais vingt ans Ainda ontem eu tinha vinte anos Je carressais le temps et jouais de la vie Eu afagava o tempo e brincava com a vida Comme.
Discovered that be HIV Positive, means be special by being normal...
educação NA ERA DIGITAL
O curso de graduação da Escola Politécnica da USP
Dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo… Il y a 2000 ans, un homme est venu au monde… Images du film « La Passion du Christ » de Mel Gibson.
Pesquisa realizada por:
By JE SAIS... Jean Gabin nascido em 17 de maio faleceu em 15 de novembro de 1976, com 72 anos de idade. by
Rolagem automática de slides
La vie A Vida.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
A Arte de Gabriel Picart
JE SAIS.....
Rede Multinacional de Pesquisa e Reflexão a partir da Prática Quotidiana dos Cuidados de Enfermagem Apresentação do Réseau PRAQSI II Congresso Ordem dos.
RELAÇÃO OBSESSIVA RELAÇÃO OBSESSIVA “ ”Et je le répète, écrit Van Gogh, alors âge de trente-deux ans, á son frère Theo: Millet, c’est Millet, le pére,
1 Contributos para uma Boa Apresentação Luis M. Correia Instituto Superior Técnico / INOV-INESC Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2001/06/22, revisto.
Com Som AdsRcatyb Melhor visualização no Power Point 2000 Hino ao Amor.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
By Búzios Slides O OUTONO Automático By Búzios L'automne est un andante mélancolique et gracieux qui prépare admirablement le solennel adagio de l'hiver.
Cultura.
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
PROJETOS 1º SEMESTRE
présente Il y a parfois des choses qui sont trop belles pour être décrites par des paroles. Il faut les admirer dans le silence et le recueillement.
O Parque das Miniaturas fica na cidade de Klagenfurt, Áustria._______________________________________________ Le parc des miniatures est situé dans la.
Le cimetière de Sapantza
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Evolução da Sociedade da Informação em Portugal TSI Trabalho elaborado por: Eduardo Fernandes Pedro Sá Universidade Portucalense Departamento.
O Processo RVCC e o PNL.
QUEL SPECTACLE! Photo de la nuit qui tombe en Europe et en Afrique, d’une journée sans nuages, vu d’un satellite en orbite. Regarde comme les lumières.
Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado Ciências Físico-Químicas Projeto SEF 2 INGRÉDIENTS:  200g d’eau  1g de agar – agar  Sirop de grenadine.
Les pronoms personnels COD et COI
BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA
CONVITE 123° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: UM CONTEXTO PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA.
QUEL SPECTACLE! Photo de la nuit qui tombe en Europe et en Afrique, d’une journée sans nuages, vu d’un satellite en orbite. Regarde comme les lumières.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
A Liderança transformacional
ADAPTAÇÃO A PARTIR DE “A STATEMENT ON PLAGIARISM”, IN A GUIDE FOR WRITING RESEARCH PAPERS BASED ON MODERN LANGUAGE ASSOCIATION (MLA) DOCUMENTATION, ACESSÍVEL.
A escola como agente de socialização
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 12 de Dezembro de 2008 Lundi 19 Septembre 2011 (Autorité pour les Conditions du Travail) Formation eLearning Divisão da Formação.
Dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo… Il y a 2000 ans, un homme est venu au monde… Images du film « La Passion du Christ » de Mel Gibson.
O Trabalho nos Arrozais
Dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo… Il y a 2000 ans, un homme est venu au monde… Images du film « La Passion du Christ » de Mel Gibson.
PORTUGAL no seu melhor....
O Trabalho nos Arrozais
O Trabalho nos Arrozais
Les médias Et la vie chrétienne.
Uma produção - IVOFLORIPA
La vie A Vida.
O Parque das Miniaturas fica na cidade de Klagenfurt, Áustria.
Transcrição da apresentação:

Passado, Presente do Futuro? Francisco Melo Ferreira 15 de Fevereiro de 2005 Comunidades de utilizadores das TIC na Educação em Portugal.

Memória e comunidade Na história, com mais de 20 anos, da utilização das TIC na Educação em Portugal coexistem memórias de esperanças, sucessos e insucessos, que dão a muitos dos que as viveram a sensação de pertença a uma comunidade.

i N ovação A partilha de momentos iniciadores de uma inovação reforçou este sentimento. Com o tempo as NTI perderam o N e foram ganhando outras possibilidades de aplicação.

Momentos fundadores Analisando com algum cuidado os momentos principais desta evolução constatamos que, provavelmente desde o início, coexistiram diferentes perspectivas de utilização educativa das TIC que, na verdade, fundamentam várias comunidades.

Memórias partilhadas Explosão da Internet Projecto Minerva Programa Nónio Reforma Curricular TIC obrigatória ITI Pré- história Internet na Escola FUTURO ???

Comunidade(s)? Identidade e alteridade (o que nos distingue) –A TecnologiaA Tecnologia –A vontade de mudançaA vontade de mudança –Uma linguagem comumUma linguagem comum –A práticaA prática

A Tecnologia A Tecnologia e a Sociedade Techniques are not something around which there is a society (B. Latour)

Tecnologia(s) from late Neolithic times in the Near East, right down to our own day, two technologies have recurrently existed side by side: one authoritarian, the other democratic, the first system-centered, immensely powerful, but inherently unstable, the other man-centered relatively weak, but resourceful and durable. Lewis Mumford Authoritarian and Democratic Technics

Utopia da comunicação Il y a, comme le remarque justement Philippe Breton (2000), une relation historique entre lutopie de la contre-culture dil y a 30 ans et celle dInternet, qui est rêvé comme un espace de communication libre entre des individus pleinement souverains (Mattelart 2000). Bogumil JEWSIEWICKI et Madeleine PASTINELLI(CÉLAT, Université Laval) Lethnographie du monde numérique ou comment faire du terrain dans le «meilleur des mondes» ? Ethnologies 2000 – 2.

Informação, Conhecimento, Saber... Par ailleurs, comme le rappelle justement Yves Lasfargue, « Les réseaux permettent, certes, de partager des données, mais certainement pas des savoirs » (2000 : 25). Il ne faut donc pas se leurrer, puisque, comme le rappelle Dominique Wolton (2000) et contrairement aux apparences, nous ne sommes pas mieux informés à mesure quaugmente la quantité dinformation disponible, puisque cette masse, loin dêtre éclairante, nous oblige à conduire un fastidieux travail de recherche, danalyse, de sélection et de hiérarchisation. Bogumil JEWSIEWICKI et Madeleine PASTINELLI(CÉLAT, Université Laval) Lethnographie du monde numérique ou comment faire du terrain dans le «meilleur des mondes» ? Ethnologies 2000 – 2.

Comunidades de prática Technology is shared minds made visible(M. Riel) A partilha resultante da tentativa de resolução de problemas comuns. Poderão as práticas fundar uma comunidade?

Comunidades de utilizadores Sagit-il dune communauté ? Appelons-la ecommunauté pour éviter toute confusion avec, par exemple,celle qui se réunit dans une église ou celle que forment les habitants dun village. Les internautes qui se branchent régulièrement à Napster lui sont-ils fidèles uniquement dans la mesure où léchange de musique peut sy faire gratuitement et facilement ?

Verdadeiras comunidades? Sont-ils prêts à partager, à cette occasion, autre chose : une cause politique, de linformation sur une autre question que la musique à y copier, etc. ? Bogumil JEWSIEWICKI et Madeleine PASTINELLI(CÉLAT, Université Laval) Lethnographie du monde numérique ou comment faire du terrain dans le «meilleur des mondes» ? Ethnologies 2000 – 2.

...mas lá que as há... Diferentes visões sobre o uso das TIC: –a aprendizagem das TIC –as TIC na aprendizagem Diferentes modelos de utilização

A diversidade das práticas Sob a capa da comum(idade) desenvolvem-se práticas muito diferentes. Comunidade não é o mesmo que unanimidade. Aceitar a diversidade como um valor. Aprofundar as diferenças, aprofundar o debate.

O Futuro O futuro tornou-se um valor fundamental dos nossos dias. De tal modo que entrou já nas bolsas de valores…Em certo sentido podemos afirmar que o futuro já não é o que era…De tal modo condicionado na sua produção a partir do presente, perdeu parte da sua aura de incerteza.

A Tecnologia Perante a relativa permanência das estruturas sociais, parece caber à tecnologia a capacidade de concentrar as potencialidades de mudança. Mesmo essa, relativamente segura e marcada pelas novas versões do hardware e do software.

Passado, Presente do Futuro O que Pessoa nos diz é que não existe uma linha do tempo. Nem sequer um rio... Apenas...água a fluir... São as comunidades humanas que dão um sentido a esse fluir.

Cosa mentale Os chineses consideram que pintar é difícil sobretudo antes de pintar, porque a ideia deve preceder o pincel.

Pensar o uso das TIC Criar novos usos das tecnologias, em vez de esperar... que sejam as TIC a oferecer-nos a criatividade na bandeja de uma nova versão.

Se hace el camino al andar... A tradição ocidental é a de que a pintura resulta de um diálogo entre a tela e a acção do pintor.

Não, não vou por aí... Não correr atrás da tecnologia. Questionar, a cada utilização, o sentido do que se faz. Não tentar realizar tarefas impossíveis...

Retry?

Uma visão para o futuro Aprofundar as diferenças, aprofundar o debate. Defender a especificidade do uso das TIC na Educação. Desenvolver as capacidades de cada vez mais reunir Arte e Técnica (Techne)

Escolher o humano This means gladly sacrificing mere quantity in order to restore qualitative choice, shifting the seat of authority from the mechanical collective to the human personality and the autonomous group, favoring variety and ecological complexity, instead of stressing undue uniformity and standardization. Lewis Mumford Authoritarian and Democratic Technics