Mestrado em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão Noção de localização baseada em informação de células e anotações locais do utilizador Marco António.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

M OBILE L I TEAM M OVE Jóni Manuel Esteves dos Santos Orientador: Professor Francisco Câmara Pereira.
Desafios em Implementar um Sistema Sensível ao Contexto (Challenges in Implementing a Context-Aware System) Autor: M. Satyanarayanan Alunos: Márcio de.
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
Tecnologias da Informação e Comunicação
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
Agentes Quartas à Tarde no DEI 3 de Maio de 2000.
Serviço de Coleta Colaborativo
Cuidado com a escolha das cores 8051 Sensores C.Vídeo Motores RS-232 TCP/IP Mãe Remoto.
Projecto Educativo de Escola
Fim à aritmética de papel e lápis Ralston, A. (1999) Propõe o fim do ensino da APL na escola elementar em substituição de um currículo que valoriza a AM.
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Vídeo na Vodafone live! Vídeo MMS TV em directo e Clips de vídeo
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO COMUNICAÇÃO E PROFISSÃO
Bruno Miguel Almeida Campos
Localização em Sistemas Ubíquos Ubiquitous Computing Carlos Bento :: Marco Veloso :: Coimbra, 2004.
Cognitive Wireless Mesh Networks with Dynamic Spectrum Access IEEE Journal on Selected Area in Communication, Jan issue 1 Kaushik R. Chowdhury Ian.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Dárlinton B. Feres Carvalho
Busca Tabu - Revisão Marcone Jamilson Freitas Souza
Busca Tabu Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação
Inteligência Artificial
TRABALHO DE CONCLUSÃO II PUCRS – Faculdade de Informática
Computação Ubíqua Aula 1 – 2011
INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA
Introdução à Automação Industrial
Manuel Pina Marques Marta Rocha
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Habilitando Conectividade Contínua e Segura [Nome] Microsoft Brasil
Engenharia de Software para Sistemas de Apoio a Decisão
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Localização de fonte sonora utilizando microfones
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Desenvolvimento de protótipo para prova de conceito com a framework Infer.NET Elaborado por Carlos Mareco Aluno nº Orientador: Professor Joaquim.
1. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
Posto de Abastecimento Seguro
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
SVA – SIM Hosting Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
Problema do menor Caminho
Algoritmos de Busca Local
O Cálculo Mental no Currículo
Robôs Autómatos - Sistema de Mecos Autómatos Realizado por: Armando Cavaleiro Tiago Roque Universidade de Aveiro Sistemas de Tempo Real.
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA Aula 01 Prof. Henrique Mongelli
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Num contexto particular...
Nomeação.
Perguntas de Modelação
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
The Mobile Sensing Platform: An Embedded Activity Recognition System
UMA ABORDAGEM PARA O PROJETO DE REDES URBANAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS POR OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS Cezar Miranda Paula.
Nova Computação = Nova Ciência, Novo Conhecimento Novas Fronteiras Luís Moniz Pereira ALFÂNDEGA DO PORTO, 1 de Abril 2006.
Decisão de Handoff Disciplina: Redes Móveis e Sem Fio Professora: Rossana M. de Castro Andrade Aluno:Lincoln S. Rocha
Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Serviços baseados em dispositivos pessoais móveis Seminários Taguspark Mobilidade 2005 Miguel Pardal 21 de Março de 2005.
Painel 4 do WorkSIDAM O Papel de Agentes Móveis em Computação Móvel Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Departamento de Ciência da Computação Universidade.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Uma solução de baixo custo para captura,compressão, envio e visualização de imagens em um sistema embarcado Blackfin Trabalho de Conclusão de Curso PUC-Campinas.
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão Noção de localização baseada em informação de células e anotações locais do utilizador Marco António Morais Veloso

Índice Motivação Problema Abordagem Objectivos Tecnologias

Motivação Disponibilidade de equipamentos móveis dispositivos móveis encontram-se disponíveis em qualquer local Crescente capacidade computacional aumento da capacidade computacional e de armazenamento Aumento da informação disponível crescente número de sensores e fontes de dados Interacção entre diferentes dispositivos e o utilizador uma maior quantidade de dispositivos implica uma maior interacção com o utilizador

Problema Aumento das interacções Elevada quantidade e diversidade de dispositivos implica um aumento de interacções entre os dispositivos, e entre estes para com os utilizadores Reacção dos utilizadores reconhecem as potencialidades da tecnologia mas não aceitam demasiadas interacções com o equipamento Proactive Computing possibilitar o equipamento com capacidade de decidir e actuar, reduzindo as interacções entre utilizadores e dispositivos Dispositivos não podem ser intrusos (necessário conhecer o contexto em que se encontra)

Abordagem Solucionar o problema de context-awareness Plataformas que permitam determinar a localização do utilizador conhecendo-se a localização do utilizador Poucas soluções disponíveis Área de investigação recente Soluções com recursos impeditivos ou ainda em estados embrionários equipamento móvel pauta-se por uma capacidade ainda modesta Solução mais atraente: Laasonen et al

Objectivos Plataforma de localização física Encontrar uma plataforma que possibilite a determinação da localização física de um dispositivo (e respectivo utilizador) Laasonen ? Optimização da capacidade de localização Melhorar os resultados da plataforma integrando a informação proveniente de anotações pessoais do utilizador possibilitar computação pro-activa Possíveis Problemas? Aceder às células da rede Aceder às aplicações de dados do utilizador

Localização Adaptativa Lasonen et al apresentam em 2003 uma ideia simples: Plataforma com capacidade de aprendizagem Baseada em tecnologia existente e amplamente acessível: GSM questões associadas a esta tecnologia? Desconhecimento da topologia da rede plataforma cria progressivamente uma topologia abstracta Permite a localização imediata recorre aos recursos existentes no equipamento e permite a determinação da localização em run time

Localização Adaptativa Conceitos Bases posições obtidas através da localização do utilizador Áreas conjuntos de bases agrupadas, devido à existência de vários possíveis percursos o que origina vários destinos Grafo de células representam a topologia das células, sem referências físicas, definido pela movimentação do utilizador entre as células ( G (V, E) ) Clusters gerados a partir da oscilação de um utilizador entre células Localização Poderá ser uma célula isolada ou um cluster Rotas Num dado momento o utilizador pode encontra-se em movimento em pares de bases (origem-destino). Essencial para um modelo adaptativo

Localização Adaptativa Algoritmos Determinação de bases – BaseEvent União de zonas vizinhas – MergeEvent Predição de Rotas - PredictEvent

Localização Adaptativa Algoritmos: Determinação das bases BaseEvent

Localização Adaptativa Algoritmos: União de zona vizinhas MergeEvent

Localização Adaptativa Algoritmos: Predição de Rotas PredictEvent

Tecnologias J2ME plataforma de desenvolvimento de aplicações para equipamento móvel MIDP2 API para interacção entre aplicações e equipamento móvel Symbian Sistema Operativo para equipamento móvel