Educação Anti-Missionária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

de lamentação - Imprecatórios (I)
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Algumas pessoas que Jesus curou e porque o fez
V F 1. O Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. 2. O Apocalipse deve ser estudado e interpretado pela Bíblia. 3. Um dia profético simboliza.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Educação Anti-Missionária
Educação Antimissionária
Educação Anti-Missionária
Educação Anti-Missionária
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Análise de Casos de Uso.
Livros Proféticos Introdução
Técnicas de orçamento de capital
MÉTODO CIENTÍFICO.
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Marcos Páscoa e CeIa.
Os profetas menores (I) - Oséias
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
FUNÇÃO MODULAR.
Metodologia Científica Aula 6
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
IGREJA CRISTÃ MARANATA
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Desenvolvimento de PROJETOS.
As parábolas de Jesus.
Conceitos Básicos.
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
Janeiro 13, 2011Introdução e Visão Geral página 1 de 8 Introdução e Visão Geral Lição Antimissionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Virtual Yeshiva.
ESTATÍSTICA.
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Objetivos de aprendizagem
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
A Ressurreição do Corpo
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Metodologia do Trabalho Acadêmico
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Modelagem Estatística
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Educação Anti-missionária
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
31 de Março de 2011Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Página 1 de 14 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
PERGUNTAS PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ASSUNTO: A REJEIÇÃO DO SENHOR DEUS À CONDUTA DO SEU POVO ISRAEL TEXTO: EZEQUIEL CAP O SENHOR.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
7 de Abril de 2011Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Página 1 de 16 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação.
Máquina de Turing Universal
Educação Anti-Missionária
Trabalho de conclusão de curso
5 de Maio de 2011Isaías 53 – A Interpretação Cristã : Válida ou Não? Página 1 de 13 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte II – A Interpretação.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
METODOLOGIA DA CIÊNCIA

Professora Michelle Luz
24 de Março de 2011Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Página 1 de 10 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação.
12 de Maio de 2011Isaías 53 – A Interpretação Cristã : Válida ou Não? Página 1 de14 Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte II – A Interpretação.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Transcrição da apresentação:

Educação Anti-Missionária Quem é o Servo Sofredor em “Isaías 53”? Parte I – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Lição Anti-Missionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Education Virtual Yeshiva of the Messiah Truth Project, Inc. http://virtualyeshiva.com [O artigo discutido nesta apresentação - http://thejewishhome.org/counter-pt/Isaias53PrtI.pdf ] Copyright © Uri Yosef 2011 for the Messiah Truth Project, Inc. Tradução: Renato Santos Grun Todos os direitos reservados Educação Anti-Missionária 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Introdução O Livro de Isaías contém quatro passagens comumente conhecido como os Cânticos do Servo: 1. Isaías 42:1-4 2. Isaías 49:1-6 3. Isaías 50:4-9 4. Isaías 52:13-53:12. O Quarto Cântico do Servo, comumente chamada "Isaías 53“, é um dos mais importantes "textos-prova" na visão messiânica cristã em que o "Servo Sofredor" é identificado como Jesus. O Novo Testamento, com suas muitas referências a "Isaías 53", provê para cristãos um registro do cumprimento da profecia de um Messias, seu eventual retorno, triunfo e glória sofrendo e morrendo. É interessante notar que, enquanto a maioria dos cristãos aceitam este ponto de vista em "Isaías 53", nem todos aderem a ele. Na seguinte série de lições o Quarto Cântico do Servo será submetida a uma análise rigorosa pela aplicação de uma metodologia bem conhecida e amplamente utilizada a partir do domínio da investigação e da pesquisa - o Método Científico - que será adaptado para se adequar ao processo. No primeiro conjunto de lições o Método Científico será usado para testar a validade da perspectiva judaica de "Isaías 53". Num conjunto subsequente de lições a mesma metodologia será utilizada para testar a validade da interpretação Cristã. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

O Método Científico Observação Coletando, registrando e organizando O método científico é uma metodologia comumente utilizada pelos pesquisadores para Investigação de fenômenos nas ciências naturais, física e social, e em outras disciplinas também. A metodologia consiste em quatro etapas principais: * A Fase de Aplicação não será utilizado na análise de "Is 53", uma vez obtidos os resultados aqui aplicam-se apenas a essa situação específica e, ao contrário da investigação científica, estes podem não ser geralmente aplicado para alargar o âmbito do estudo. Observação Coletando, registrando e organizando dados/observações Generalização Formulando uma hipótese a partir dos dados/observações coletados Verificação Testando a validade da hipótese para ver se ela representa uma lei científica Usando a lei científica para prever, com certeza, uma ampla gama de informações Aplicação* 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não? Segmento 1 – Isaías 52:13-15 A tradução da versão King James apresenta indicações para passagens cruzadas no Novo Testamento. Essas referências são retiradas da New American Standard Bible (NASB). No entanto, as passagens correspondentes abaixo da tabela são citados a partir das traduções em língua portuguesa para consistência. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Coletando, registrando e organizando dados No primeiro segmento de "Isaías 53", o profeta, falando por D’us, descreve um servo não identificado. O termo hebraico עַבְדִּי (avDI), meu servo, na abertura do verso deste segmento indica que este servo anônimo é um servo de D’us, constituindo o primeiro elemento de dados recolhidos e registados nesta fase: De um ponto de vista estatístico, uma amostra de uma observação é inadequada para a realização de qualquer tipo de análise significativa. Isto também é verdade aqui e, portanto, antes de podermos avançar para a próxima fase do Método Científico, elementos de dados adicionais são necessários. Fase de Observação 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Coletando, registrando e organizando dados (continação) Todas as ocorrências na Bíblia Hebraica da expressão עַבְדִּי se referem especificamente a um servo de D’us são mostrados na tabela abaixo. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Coletando, registrando e organizando dados (continação) Extraindo os "dados úteis" dos "dados brutos" na tabela: - 1ª iteração – Selecione as 13 ocorrências de עַבְדִּי no Livro de Isaías - 2ª iteração – Concentre-se na área que inclui os 4 Cânticos do Servo, a saber: Capítulos 41-54 Resultados: - 4 casos não especificam ninguém: Isaías 42:1,19, 52:13, 53:11 - 1 caso não explicita o nome Israel mas o contexto indica inequivocamente que a referência é a Israel: Isaías 43:10 - 8 casos explicitam o nome Israel: Isaías 41:8,9, 44:1,2,21(2x), 45:4, 49:3 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Coletando, registrando e organizando dados (continação) Os 9 casos em que Israel é identificado como servo de D’us forma uma amostra estatisticamente válida de "dados" Esta amostra leva a um segundo elemento de dados.: Um terceiro e último elemento de dados é obtido através do estudo dos dois capítulos adjacentes ao Quarto Cântico do Servo - Isaías 52:1-12 e Isaías 54 - e observando que o seu assunto é, indiscutivelmente, a restaurada e redimida [nação] Israel: 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Formulando uma hipótese a partir dos dados recolhidos Revendo os elementos de dados: Formulando a hipótese: O que acontece depois? Nossa hipótese é apenas uma identificação preliminar do servo como Israel. Esta explicação proposta deve agora ser testada, o que irá ser feito na fase seguinte do Método Científico. Fase de Generalização Hipótese: Israel é o servo no Quarto Cântico do Servo. (“Isaías 53”) 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Testando a Hipótese: Segmento 1 Fase de Verificação Obs: Embora Isaías tenha escrito o texto e seja seu narrador, os 15 versos do Quarto Cântico do Servo compreendem realmente mais do que uma "voz". Portanto, é extremamente importante identificar que "voz" é representada, ou seja, quem “fala” em cada um dos versos ao longo da análise. Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? O Servo de D’us, Israel, será exaltado - um evento que causará espanto entre as nações. [O uso do substantivo no singular e os verbos não é um problema, já que Isaías se refere a Israel tanto em termos singular e plural em outros lugares.] Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:13? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação) Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? Esta é a forma como as nações habitualmente desprezaram Israel, pessoas que foram consideradas como sendo desfiguradas e "sub-humanas", povo cujo D’us não estava com eles. Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:14? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação) Quem está falando? O “eu lírico” é de D’us Qual é a mensagem? Ao final, quando Israel prospera e toma o seu lugar no plano de D’us, ele irá causar muita surpresa e espanto entre as nações. Eles se surpreenderão ao ver que Israel é o único que será exaltado afinal. A intensidade da surpresa que essas nações irão experimentar não só irá assustá-los, irá deixá-los assombrados. Eles perceberão eventos que antes estavam além da sua imaginação, e perceberão que eles estavam errados desde o início. 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação) A palavra hebraica יַזֶּה (yaZEH) é uma forma conjugada da raiz verbal נזה (NUN-ZAyin-HEH), que pode assumir os significados de borrifar, salpicar, aspergir e estremecer. Há 24 ocorrências do verbo todo na Bíblia Hebraica. Um problema de tradução Tradução Cristã Tradução Judaica Texto Hebraico borrifará ele fará que...se estremeçam יַזֶּה 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Testando a Hipótese: Segmento 1(continuação) Atributos das aplicações do verbo נזה na Bíblia Hebraica: Em 23 dos 24 casos, três coisas são especificadas na passagem de texto ou no contexto - A substância a ser aspergido: sangue, ou óleo, ou água - Onde a substância é aspergido - O agente (que faz a aspersão ou a fonte da aspersão) Em um caso, Isaías 52:15 (# 8 na tabela), só uma coisa é especificada - O agente, a entidade designada como עַבְדִּי. Consequentemente, a palavra יַזֶּה em Isaías 52:15 Não pode descrever o ato físico de "aspersão", como fazem os outros 23 aplicações do verbo. Pelo contrário, a aparência desta entidade, עַבְדִּי, Meu servo, é o que fará com que aqueles que estão presentes a sacudir ou tremer, talvez por medo - uma reação comum a ser assustado ou surpreso. O choque das nações, ao testemunhar a exaltação de Israel é anunciada em outras partes da Bíblia Hebraica (Isaías 41:11, Jeremias 16:19, Miquéias 7:15-16, Salmo 48:5-7), eles perceberão que D’us está com Israel (Zacarias 8:23). Problema de Tradução Resolvido! û borrifará ü ele fará que...se estremeçam יַזֶּה Pergunta:  Israel (como servo de D’us) se encaixa em Isaías 52:15? Resposta : SIM! 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?

Sumário – Segmento 1: Isaías 52:13-15 Nossa hipótese: Resultados dos testes verso-a-verso: Hipótese: Israel é o servo no Quarto Cãntico do Servo (“Isaías 53”) 17 de Março de 2011 Isaías 53 – A Interpretação Judaica: Válida ou Não?