Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,

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Transcrição da apresentação:

Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00, Sala 1.2 do Edifício VII Turno P2: Segunda, dia 13, das 9:00 às 11:00 Sala 1.16 do Edifício VII Turno P3: À escolha

Avaliação de casos reais: Experiências pessoais Método Científico Avaliação de casos reais: Artigos científicos Relatos de imprensa Experiências pessoais Relatos históricos

Método Científico Diagnóstico

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Modelo. Hipótese. E Teoria? Método Científico Modelo. Hipótese. E Teoria? Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Como avaliar?

Método Científico Como avaliar? 1 Realidade

Método Científico Como avaliar? 1 2 Realidade Modelo Hipótese

Método Científico 1 2 3 Como avaliar? Realidade Modelo Previsão Hipótese Raciocínio 3 Previsão

Método Científico 1 2 4 3 1º Fase Como avaliar? Realidade Modelo Dados Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão 1º Fase

Método Científico 1 2 5 3 4 5 Como avaliar? Realidade Modelo Dados Hipótese Observação Raciocínio 5 3 4 Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? Modelo não corresponde à realidade. Não

Método Científico 1 2 5 3 4 5 6 Como avaliar? Realidade Modelo Dados Hipótese Observação Raciocínio 5 3 4 Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? Modelo não corresponde à realidade. Não 6 Sim

Método Científico 1 2 5 6 3 4 6 Como avaliar? Realidade Modelo Dados Hipótese Observação Raciocínio 5 6 3 4 Concorda? Dados Previsão 6 Previsão acertava com modelo errado? Modelo corresponde à realidade. Não Sim Não é conclusivo

Estrutura do DNA

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 1 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 3 4 Dados Previsão

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão Muita água 10% água

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 3 Muita água 4 10% água Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados?

1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 3 Muita água 4 10% água Concorda? Dados Previsão Modelo não corresponde à realidade. 5 A previsão está de acordo com os dados? Não

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias DNA 1 2 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias DNA 1 2 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados?

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim 6 Previsão acertava com modelo errado?

2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim 6 Previsão acertava com modelo errado? Modelo corresponde à realidade. Não

Tartaruga Verde do Atlântico

Tartaruga Verde do Atlântico Migram ~2000 Km até à Ilha da Ascensão

Tartaruga Verde do Atlântico Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito

Tartaruga Verde do Atlântico Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito Evidência genética: Havaí Florida Venezuela ~10 000 anos

Tartaruga Verde do Atlântico 1) Qual o problema no mundo real?

Tartaruga Verde do Atlântico 1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande.

Tartaruga Verde do Atlântico 1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo

Tartaruga Verde do Atlântico 1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos

Tartaruga Verde do Atlântico 1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos 3) Previsão Tartarugas divergiram de outras populações há 40 M anos

Tartaruga Verde do Atlântico 4) Dados:

Tartaruga Verde do Atlântico 4) Dados: DNA indica que se separaram há 10 000 anos.

Tartaruga Verde do Atlântico 4) Dados: DNA indica que se separaram há 10 000 anos. 5) Evidência negativa?

Tartaruga Verde do Atlântico 4) Dados: DNA indica que se separaram há 10 000 anos. 5) Evidência negativa? Sim

Leitura Inconsciente Anthony Marcel, Cambridge Uma palavra (e.g. blood) mostrada rapidamente, e ocultada no meio de várias palavras sem sentido (e.g. esnesnon) Apesar de incapazes de identificar a palavra, 90% identificava correctamente qual a palavra mais parecida (e.g. flood, week)

1) Qual o problema no mundo real? Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?

1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana

1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo

Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente

Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão

Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão Mesmo sem conseguir identificar as palavras conscientemente, facilita a escolha de palavras semelhantes

Leitura Inconsciente 4) Dados

4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida

Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa?

Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não

Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva?

Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva? Sim. Difícil de acertar 90% das vezes escolhendo ao acaso.

Aplicar o método ao problema da vida em Marte. Exercício 1: Viking Aplicar o método ao problema da vida em Marte.

1) Qual o problema no mundo real? Viking 1) Qual o problema no mundo real?

1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte

1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo

Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo Actividade metabólica

Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo Actividade metabólica 3) Previsão

Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo Actividade metabólica 3) Previsão Emissão de gás, incorporação de Carbono no solo não esterilizado, nada no solo esterilizado

Viking 4) Dados

Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada

Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa?

Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não.

Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva?

Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva? Não. Os dados podem ser explicados por processos não biológicos.

Viking (alternativa) 2) Modelo Os microorganismos em marte morrem com a esterilização. O solo não reage com os nutrientes usados. 5) Evidência negativa? Sim.

Exercício 2 O pâncreas segrega sucos digestivos quando a comida entra no duodeno. Será estimulado por impulsos nervosos ou por substâncias no sangue? W. M. Bayliss e E. H. Sterling, cortaram todos os nervos ligados ao duodeno de um animal. Todos os vasos sanguíneos permaneceram intactos, e inseriram tubos para detectar a passagem de fluidos do pâncreas para o duodeno. Observaram que o pâncreas segregava fluido quando chegavam alimentos ao duodeno.

Exercícios 2.6 a 2.9

Epistemologia O problema do conhecimento. Watson e Crick: que factores influenciaram a descoberta?

Que factores influenciaram a descoberta? Epistemologia Que factores influenciaram a descoberta?