IFun Gestor de Vida Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boas Práticas Adotadas em um Projeto de Design de Testes – Um relato de experiência
Advertisements

Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Espalha Brasas Manuel Fernando dos Santos Ferreira José Joaquim Almeida Oscar Barros Manuel.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
ID 124 –ACTIDEF Avaliação Computacional e Tecnológica Integrada do Desempenho e Funcionalidade de Cidadãos com Incapacidades Músculo-esqueléticas.
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Teste de Software.
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
IMax, Gestor Multidispositivo de Multimédia Grupo 2 – Quarta-Feira Carlos Fraga Camillo Lopes João Sirgado Concepção Centrada no.
Concepção Centrada no Utilizador 6ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 2ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 3ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 8ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 7ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 9ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
IMax Felisberto Horta Amadú Bah Patrícia Veiga. Protótipo Linguagem usada: C++ Vantagens: Fácil manipulação e manuseamento de janelas e objectos Linguagem.
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
USABILIDADE.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
SolwiSe – Smart Solutions 1º SITIC Conferência Capital Tecnológico em Portugal Organizada pelo Organizada pelo Diário Tecnológico.
IHC Interação Humano-Computador
Testes de Usabilidade Tarefas críticas, especificação de testes de usabilidade, resultados e conclusões. Nº Nº Nº Hugo Almeida Rúben.
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Grupo 11 iElderly– Assistente de Serviços Bruno Oliveira n.º Tiago Alves n.º
Sol de Canelas José Joaquim Santos
CASCÃO Testes com Utilizadores ao 2º Protótipo Funcional Andreia Santos Ricardo Ribas – Sofia Martins
Laboratórios de Informática IV Ferramentas CASE
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV PROJECTO 6 : APRESENTAÇÃO DA 1ª FASE DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO PARA APOIAR A SELECÇÃO DE SOFTWARE DE APOIO À DECISÃO.
Laboratórios de Informática IV Projecto 6 : Apresentação da 2ª Fase
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Digital Item Processing
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
Engenharia de Software
Grupo 11 iElderly– Assistente de Serviços •Bruno Oliveira n.º •Tiago Alves n.º
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
A solução “Chave na Mão” Para a gestão da sua Distribuição.
Engenharia de Software
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Introdução a Teste de Software
Raquel Costa nº Pedro Rodrigues nº Renato Sousa nº
Pressione ENTER para iniciar.
Raquel Costa nº Pedro Rodrigues nº Renato Sousa nº
Engenharia de Software
TagusPark (Carla Ferreira - TagusPark (Carla Ferreira - Apresentação Análise e Concepção de.
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
Status Report 2.1 por Flávio Juvenal. Status Report 2.1 C.A.T.S. Atividades para Desafio Brasil Prototipação e validação da nova página (Home quando logado)
Testes de SW Aula 24.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Engenharia de Requisitos
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
Resistências a Mudanças
Rastreabilidade de requisitos através da web Fernando dos Santos Karly Schubert Vargas Christian Rogério Câmara de Abreu.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

iFun Gestor de Vida Social

Método de Trabalho Grupo completo Divisão de tarefas Optámos sempre por trabalhar juntos, de maneira a mantermo- nos sempre inteirados do projecto; Divisão de tarefas Procurámos fazer uma divisão do trabalho com base na quantidade e na dificuldade das tarefas; Muita experimentação Devido à natureza das opções arrojadas do nosso site, fomos forçados a utilizar algumas técnicas que desconheciamos;

Método de Desenvolvimento (I) Identificação do Problema Para cada etapa do projecto, reunimos e estruturámos as diversas abordagens a apresentar ao grupo de acompanhamento; Grupo de Acompanhamento A proximidade com o grupo de acompanhamento foi algo que prezámos e mantivemos ao longo de todo o projecto; Discussões em Grupo De cada reunião/intervenção com o grupo de acompanhamento retirámos anotações, para analisarmos e tomarmos conclusões a implementar;

Método de Desenvolvimento (II) Planeamento das Opções Foi necessário fazermos uma selecção criteriosa das opções a implementar e estruturar as soluções para as mesmas; Implementação Na implementação valorizamos a interajuda e a divisão de tarefas; Feedback Para cada etapa procurámos sempre validar as nossas implementações com o máximo de elementos do grupo de acompanhamento;

Principais Problemas/Falhas (I) Problemas ocorridos: Muito tempo gasto em ideias e protótipos recusados pelo grupo de acompanhamento; Limitações técnicas para responder aos pedidos do grupo de acompanhamento; Devido á originalidade que tentámos imprimir ao portal todas as componentes gráficas foram desenhadas de raiz; Deparamo-nos com falta de elementos ou recursos (templates) que nos auxiliassem;

Principais Problemas/Falhas (II) Validação final: Adicionar Contacto Visualizar Contacto Procurar Evento Adicionar Tarefa Tempo Máximo 30s 16s 35s Média 17s 12s 19s 26s Mínimo 14s 6s 20s Observações Poucos erros por parte dos utilizadores; Facilidade em lidar com a interface. Satisfação alta. Apenas um utilizador cometeu um erro; Praticamente todos os utilizadores conseguiram visualizar facilmente um contacto; Bom grau de satisfação. Utilização simples, apenas 1 utilizador cometeu erros; Alto nivel de satisfação. Dificuldade moderada; Alguns utilizadores demoraram a habituarem-se ao modo de selecção de horas;Gostaram do aspecto gráfico; Satisfação Alta.

Principais Problemas/Falhas (III) Conclusões: Em comparação com os testes de usabilidade podemos verificar que os tempos de execução baixaram bastante. Isto deve-se á interface mais simples e intuitiva e ao facto de os utilizadores terem já revelado alguma prática deviso ao uso do protótipo de baixa fidelidade. O aspecto gráfico foi mais ao encontro das espectativas do grupo de acompanhamento.

Principais Problemas/Falhas (IV) Grupo de Acompanhamento: José Ventura - Aluno de Farmácia - thejmgv@gmail.com Tiago Candido - Aluno da Faculdade de Letras - tiago_candido@netcabo.pt Lucilio Oliveira - Aluno de Engenharia Informática - lsco@mega.ist.utl.pt Rui Borges - Aluno de Eng. Electrotécnica - ruiborges81@hotmail.com Hugo Afonso - Aluno de Engenharia Civil - afonxito@hotmail.com Sónia Rocha - Recem-Licenciada da Esc. Sup. de Educação - soniacrr@sapo.pt Luis Francisco - Aluno de Comunicação Social - franciskov@hotmail.com Rui Moura - Aluno de Desporto - rtlmoura@netcabo.pt António Filipe - Aluno de Artes - f_lip13@hotmail.com

Possiveís Melhoramentos Funcionalidades Integrar algumas funcionalidades complementares que, embora secundárias, poderão valorizar o site; BackOffice A implementação de uma interface (e funcionalidades) para o apoio à utilização do portal de um ponto de vista de um gestor; Ligações a recursos A possibilidade dotar o iFun de mais recursos que estão acessiveis na web;

Conclusões O produto final original, simples e de fácil utilização; Elevada satisfação por parte do grupo de acompanhamento; Os nossos objectivos foram atingidos, só temos pena do portal não estar mais funcional.

Primeiro Protótipo Funcional