Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo
Conceito O objectivo deste projecto é desenvolver um assistente de jogo para o Sudoku Trazer vantagens para os jogadores Estratégias que se adaptam a cada tipo de utilizador Vertente social – partilha de jogos Tudo isto consolidado de forma a evitar ao máximo a desconcentração/desmotivação do jogador
Inovação Rapidez Eficácia Partilha Personalização
Procedimento Definição dos utilizadores Estudo dos cenários Criação de um Grupo de acompanhamento Levantamento e validação de requisitos Realização de Workshops Aplicação de Sondas Revisão de requisitos Testes de usabilidade Desenvolvimento do protótipo Validação final do protótipo
Utilizadores Os utilizadores do grupo de acompanhamento (4 pessoas) foi variado quanto ao grau de experiência. Idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Pessoas de vários backgrounds culturais, muitas opiniões diversificadas. Utilizadores fora do grupo de acompanhamento participaram activamente no desenvolvimento
Envolvimento dos utilizadores Os utilizadores participaram: Inquérito (contacto inicial) Primeiro levantamento de requisitos e execução das tarefas Sondas Culturais e validação dos storyboards PBF e testes de usabilidade. Envolvimento e opiniões em vários estados do desenvolvimento. Protótipo final e testes de usabilidade
Tarefas (I) 1.Jogar um jogo Tarefa crucial – Ligar a aplicação e começar a jogar. Concluir o jogo. 2.Registar-se Fazer com que o utilizador pertença ao sistema e tire vantagens desse registo. 3.Mudar de nível Alterar o nível do jogo actual. 4.Partilhar um jogo Durante um jogo, partilhar esse mesmo jogo com outros utilizadores registados. 5.Guardar/Retomar um jogo Guardar o jogo actual para posteriormente ser continuado. Realizar a operação complementar
Tarefas (II) Tarefas Relacionadas com Ajuda 6. Aprender a utilizar o ecrã de jogo. Procurar uma opção que permita explicar todas as funcionalidades pertencentes a cada elemento disponível no local de jogo. 7. Conhecer as regras do jogo. Localizar as regras para a resolução de um puzzle de Sudoku. 8. Desactivar/Activar ajuda na resolução. Localizar a opção de desactivar/activar a validação de cada jogada efectuada
Evolução do Protótipo - PBF Apresentaram-se vários caminhos e 3 ecrãs diferentes para cada uma das tarefas. Os elementos do grupo de acompanhamento decidiram os caminhos sobre as opções possíveis. Foram exploradas alternativas - desde obrigar o jogador a autenticar-se e fazer uma série de escolhas antes do inicio até à forma mais simples - começar imediatamente a jogar Conclusão da construção do PBF: simples é melhor
Evolução do Protótipo - Intermédio Alterações, novidades e escolhas: Alteração: Colocação do registo/autenticação Novidade: sempre visível o nível do tabuleiro, com rápido acesso à mudança. Escolha: Menus de preferências/ajudas não escondem o jogo. Sobreposição de ecrãs (Pop-Ups) é melhor que mudança completa de ecrã Implementação das tarefas principais e dos restantes ecrãs
Evolução do Protótipo - Final Implementação de todas as ajudas e todos os ecrãs Preferências de visualização: Cada utilizador pode seleccionar o que deseja ter ou retirar no jogo e guardar as preferências. Pontuação heurística com base no grau de evolução do jogo. Design simplista e efeitos de transparência para minimizar distracções. Finalização com uma borda de acesso à sites de jogos do mesmo género e atribuição do espírito natalício
Resultados Resultados concretos no Relatório. Apreciação dos resultados: Valores da aplicação dos testes dentro do previsto; Excepção da Tarefa 8 (Validação de Jogadas) Falta de sensibilidade na elaboração do teste Falta de visão do protótipo final 20% de desvio em relação ao esperado Longe do pior caso
Conclusões Críticas dos Utilizadores Jogar com o jogo na Pausa Jogar rapidamente não é jogar melhor. Entrar no jogo a frio. A revisitar no futuro… Interacção com teclado virtual Adaptação a um dispositivo móvel
Fim da Apresentação