Também foi ensinado que a prática da compaixão e da solidariedade não era vista como uma questão de simples pena do necessitado, ou de boas intenções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

O Propósito da Salvação
Orientação a Timóteo: Relação com #s pessoas Viúvas
O que esperar dos nossos Filhos?
FAMÍLIAS DA BÍBLIA: ERROS E ACERTOS
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
“Havendo Deus , outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu.
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Culto de Celebração 03/01/10.
ESTA VIÚVA POBRE DEU MAIS DO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Confiantes no Pai.

SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
23 - AJUDANDO OS POBRES A SE AJUDAREM
26- AJUDAR E ANIMAR AS VIÚVAS
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
LIVRO DE RUTE.
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
O pecado da acepção de pessoas
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
CAMPANHA DE JEJUM DA MULTIPLICAÇÃO
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
A disposição de um Pai Mateus
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.

MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: ‘Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas.
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS

a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus

 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
A Lei de Deus Êxodo
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.


ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.

17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES. 17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
Viva mais perto de Deus Genesis
A porção do Senhor e dos necessitados são igualmente sagradas e uma não deve substituir a outra.
 Adoração, na Bíblia, é assunto sério, não é uma questão de gosto pessoal, nem é uma questão de fazer as coisas preferidas ou seguir as próprias inclinações.
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
FAMÍLIA DA ALIANÇA ALIANÇA ACORDO PACTO CONCORDÂNCIA EM DETERMINAÇÕES
12 DE SETEMBRO DE 2015 Religião de verdade, que agrada a Deus, o Pai, é esta: cuidem dos necessitados e desamparados que sofrem e não entrem no esquema.
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Diocese de joinville - SC
Décimo Oitavo Dia Quando o dízimo não funciona
TEXTO ÁUREO “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a.
I. A missão de Cristo dirigida aos pobres “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar.
Os Dez Mandamentos.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Também foi ensinado que a prática da compaixão e da solidariedade não era vista como uma questão de simples pena do necessitado, ou de boas intenções futuras, a questão era encarada com ações concretas e imediatas para mudar a situação.

I. Cuidado das classes vulneráveis

No Antigo testamento, Deus o Pai aparece como protetor das pessoas pobres e oprimidas.

Qualquer pessoa que se recusasse a ajudar a um órfão, viúva ou estrangeiro, cometia pecado contra o Senhor.

O canal usado pelo Senhor para proteger, amparar, defender e suprir as necessidades das viúvas, órfãos e estrangeiros é o mordomo abençoado com recursos.

Na cultura do (AT) uma pessoa que professasse amar ao Senhor, ao se deparar com uma pessoa em necessidade deveria agir imediatamente.

Antes de prosseguir, pensemos em três questões básicas dessas recomendações sagradas: O mordomo é abençoado para compartilhar a bênção. É melhor dar do que receber. Existe uma bênção profética reservada para aquele que é generoso e se acostumou a fazer o bem.

Pense nesses princípios no sentido negativo: O que se perde quando não se obedece ao mandamento da compaixão e da solidariedade para com o necessitado?

II - Por que as viúvas, órfãos e estrangeiros?

Porque eram as classes mais vulneráveis em Israel e como tais deviam receber atenção especial. Cuidar deles era sinônimo de cuidado ao próprio Deus.

Viúvas – Situação e amparo divino O estado de viuvez em si já é cruel: solidão, perda da proteção, saudade, falta do convívio íntimo intenso e profundo, incerteza quanto ao futuro, ausência de filhos ou abandono por parte deles, entre outras coisas.

Viúvas – Situação e amparo divino No passado, devido ao contexto cultural, a situação parecia ainda mais desfavorável para a viúva.

Viúvas – Situação e amparo divino Não podia se casar novamente com qualquer pessoa, mas somente com o irmão de seu falecido marido, (Gn 38:8).

Viúvas – Situação e amparo divino Se o esposo tivesse contraído alguma dívida que não tivesse sido paga, a viúva era obrigada legalmente a assumir esses compromissos financeiros, assim, muitas vezes tinha que vender a herança e quando não as possuía, tinha que entregar os filhos como escravos aos credores.

Viúvas – Situação e amparo divino Diante dessa realidade a Bíblia mostra Deus como defensor das viúvas em suas necessidades.

Órfãos – Direitos preservados por Deus Aqueles que perderam seus pais, que ficaram órfãos e desamparados, são apresentados na Bíblia como uma classe a quem Deus mostra bondade especial.

Órfãos – Direitos preservados por Deus O fato de não ter pais e nem parentes que se interessassem por eles, os colocavam no mesmo nível das viúvas e forasteiros.

Órfãos – Direitos preservados por Deus Uma bênção especial era prometida àquele que compartilhasse a bênção recebida de Deus cuidando dos órfãos.

Órfãos – Direitos preservados por Deus A ordem de Deus para Seus filhos era: “Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas” (Is. 1:17).

Órfãos – Direitos preservados por Deus “Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém!” (Dt 27:19).

Forasteiros – Quem eram e os direitos que possuíam Com respeito aos forasteiros. Eles não eram israelitas, eram estrangeiros residentes no país.

Forasteiros – Quem eram e os direitos que possuíam Os forasteiros ou estrangeiros residentes em Israel deveriam receber uma proteção diferenciada e especial conforme se vê em Deuteronômio 14:29; 16:11, 14

Forasteiros – Quem eram e os direitos que possuíam Por que isso ocorria em Israel? Por que Israel foi forasteiro, estrangeiro no Egito e ele não deveria dar ao estrangeiro o mesmo tratamento que recebeu no Egito.

Forasteiros – Quem eram e os direitos que possuíam Eles deveriam ser tratados como membros do povo de Deus (Ex 23:9); deviam ser amparados e ajudados e esta ação simbolizava a própria atitude de Deus (Sl 146:9)

excluídos do contexto social em que vivem. A base de tudo que vimos ontem e hoje é a de que Deus o Pai se preocupa e ajuda de forma efetiva aos estrangeiros, escravizados, marginalizados e excluídos do contexto social em que vivem.

marginalizados, excluídos e empobrecidos. Para demonstrar isso Ele criou leis justas e sagradas com a finalidade de fazer do Seu povo uma sociedade nova, justa, igualitária, de partilha e de solidariedade, sem escravizados, marginalizados, excluídos e empobrecidos.

(Ciência do Bom Viver, p. 202). “O Senhor provê quanto às viúvas e os órfãos, não por meio de um milagre, enviando-lhes maná do céu, não mandando corvos a lhes trazer alimento; mas por um milagre no coração humano, expelindo o egoísmo, e descerrando as fontes do amor cristão” (Ciência do Bom Viver, p. 202).